Bacharelado em Filosofia
A Carreira em Bacharelado em Filosofia é uma das las Bacharelado do Educação e Pedagogia que dita a el Centro Universitário Assunção.
Duraçao: 3 ANOS.
SOBRE O CURSO
O processo investigativo próprio da Filosofia do qual se originaram outros campos do saber tem como pressuposto olhar para a realidade de uma forma holística, identificando as articulações entre as diferentes áreas de saber e os jogos de poder que lhes são inerentes. Mantendo a reflexão crítica própria da Filosofia, o curso de bacharelado que ora propomos tem como compromisso honrar os princípios da tradição filosófica ocidental, em meio aos desafios da sociedade globalizada e dos avanços contínuos da sociedade de informação, e preparar seus discentes para situar-se em meio às alterações provocadas pelos avanços tecnológicos, de forma crítica e criativa. O curso de Filosofia em sua proposta humanista se volta para compreender o mundo em que vivemos, respeitando a necessidade de se rediscutir os valores éticos nos quais se referenciam uma sociedade mercadológica perversa que faz do próprio saber um artigo de consumo.
COMO FUNCIONA A SEMESTRALIDADE NO UNIFAI
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
PERFIL DO PROFISSIONAL
Estudar Filosofia exige gosto pela leitura; bom raciocínio lógico, gosto pelas áreas de humanas, aguçado espírito crítico/questionador e vontade de decifrar o mundo e de articular novas propostas para mudanças de realidades sociais.
EM QUE TRABALHA O PROFISSIONAL
O filósofo está habilitado a desenvolver pesquisas, prestar consultoria para instituições científicas, artísticas e culturais e dedicar-se à carreira acadêmica como pesquisador em áreas de lógica, filosofia da ciência, ética, estética, filosofia da arte ou da política, entre outras. Embora seja uma carreira nova no Brasil, é possível perceber que o trabalho do filósofo ocupa hoje lugar de destaque em nossa sociedade e sua atuação vai muito além do meio acadêmico. Atualmente já se tornou comum a procura deste profissional para dar seu parecer nos momentos de crise social. Tal procura se justifica, pois faz parte de sua função e de sua formação pensar criticamente e elaborar um diagnóstico sobre a realidade em que vive. Assim sendo, se levarmos em consideração que vivemos hoje em uma sociedade complexa, cujos códigos ainda em formação e o surgimento de diferentes formas de linguagem nos exigem a todo momento a construção de novos significados, a procura do filósofo se faz inteiramente justificada.
POR QUE FAZER O CURSO NO UNIFAI
O curso de bacharelado em Filosofia tem como objetivo propiciar ao aluno a construção do conhecimento e a formação do pensamento crítico, no sentido de enfrentar os problemas com visão mais ampla da realidade. Assim, a estrutura do curso foi pensada com esta finalidade. Além disso, o curso se caracteriza por conduzir seus discentes aos programas de pós-graduação. Faz parte ainda das propostas do curso evitar que seus alunos se encerrem dentro dos muros acadêmicos e, para isso, contamos com algumas atividades de extensão das quais destacamos: Cinema e Debate e Café Filosófico. O primeiro consiste na exibição de filmes com conteúdo filosófico, artístico, cultural ou de cunho social e posterior análise e debate entre palestrantes, convidados e público externo. Já o Café Filosófico, realizado fora das dependências do UNIFAI, é fruto de parceria com a Livraria Martins Fontes. Tais projetos aproximam a Filosofia da sociedade e preparam seus discentes para atuarem diretamente como agentes capazes de contribuir para a transformação da realidade em que vivem.