Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Design

A Carreira em Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Design é uma das las Mestrado do Arquitetura e Urbanismo que dita a el Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

O título do Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Design é o título atribuído pela el Centro Universitário Belas Artes de São Paulo para carreira Mestrado em Arquitetura.

O QUE É?

Através da área de concentração e das linhas de pesquisa, este programa pretende promover o aprimoramento da formação de profissionais, capacitando-os, tanto com conhecimentos teóricos quanto com práticas projetuais.

OBJETIVO

Capacitar os alunos nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design, por meio de métodos com rigor científico, para suprir necessidades e demandas do mercado, tornando-os capazes de planejar, aprimorar e realizar intervenções.

LINHAS DE PESQUISA

HABITAT: PROJETOS E PRÁTICAS

A linha de pesquisa aborda questões relacionadas à construção e à intervenção no habitat e tem por objetivo investigar e interferir nos processos de projetos de arquitetura e urbanismo do espaço habitado e suas relações com os ambientes públicos e seu contexto urbano. No âmbito desta linha, além das práticas projetivas, serão analisadas práticas para o entendimento e evolução das teorias e metodologias na formulação de novas propostas de projetos com soluções inovadoras, considerando assim o lado da práxis profissional relacionada com a pesquisa. Pretende-se analisar a cidade contemporânea com o objetivo de compreender sua gênese, transformações e mutações, no sentido de propor intervenções criativas e de interesse e relevância social.

Grupo de pesquisa: Habitat e apropriações na cidade contemporânea Grupo de pesquisa: Documentação e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo.

ARTE, DESIGN E TECNOLOGIA

Esta linha concentra pesquisas relacionadas à sustentabilidade nas cidades e nos edifícios, ao desenho paramétrico para projetos urbanos e arquitetônicos, à convergência e compartilhamento, à teoria da imagem, à ergonomia, usabilidade, acessibilidade e desenho universal na arquitetura e no design. Busca-se enfatizar as relações entre arte, design e tecnologia, forma e função, arquitetura e design, entre outras. Esta linha de pesquisa busca o desenvolvimento de conhecimento acerca de projetos sustentáveis e socialmente responsáveis, conferindo maior competitividade ao setor produtivo e de serviços e, para isso, serão abordadas questões metodológicas de pesquisa em arquitetura e design.

Grupo de pesquisa: Design e Convergência Grupo de pesquisa: Biomimetismo e Design Contemporâneo

DISCIPLINAS DO MESTRADO

A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO QUALIFICADO: PROJETO E FINANCIAMENTO
ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN CONTEMPORÂNEOS: HISTÓRIA, TEORIAS, CRÍTICAS E LEITURAS