Bacharelado em Zootecnia
A Carreira em Bacharelado em Zootecnia é uma das las Bacharelado do Ciências Agrárias que dita a el Centro Universitário Católica do Tocantins.
Duraçao: 10 SEMESTRES.
Sobre o Curso
Missão
O curso de Zootecnia do Centro Universitário Católica do Tocantins – UniCatólica, tem como missão formar profissionais competentes, guiados por princípios éticos e conscientes de seus direitos e deveres, capazes de contribuir com o desenvolvimento do setor agropecuário e com capacidade para implantarem sistemas sustentáveis de produção animal, considerando o bem-estar animal, a conservação ambiental e a segurança alimentar, bem como a oferta de alimentos nobre e acessíveis à sociedade, garantindo que a produção animal ocorra de forma economicamente viável, ambientalmente sustentável e socialmente justa.
Objetivo
Formar profissionais comprometidos com melhoria da qualidade de vida, capazes de atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas demandados pela sociedade local, regional, nacional e mundial, atuando de forma interdisciplinar para estimular a produção animal e de alimentos com responsabilidade social, ambiental e econômica.
Perfil do Egresso
O Zootecnista formado no UniCatólica deverá apresentar formação integral de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), com o Código de Ética da profissão, Projeto Pedagógico do Curso (PPC), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e a missão da instituição.
O egresso do curso de Zootecnia deve estar em consonância com o estabelecido no Art. 5º da Res. Nº 4, de 2 de fevereiro de 2006:
- sólida formação de conhecimentos científicos e tecnológicos no campo da Zootecnia, dotada de consciência ética, política, humanista, com visão crítica e global da conjuntura econômica social, política, ambiental e cultural da região onde atua, no Brasil ou no mundo;
- capacidade de comunicação e integração com os vários agentes que compõem os complexos agroindustriais;
III. raciocínio lógico, interpretativo e analítico para identificar e solucionar problemas;
- capacidade para atuar em diferentes contextos, promovendo o desenvolvimento, bem estar e qualidade de vida dos cidadãos e comunidades; e
- compreensão da necessidade do contínuo aprimoramento de suas competências e habilidades profissionais.
O curso dedica-se à formação de profissionais de comportamento colaborativo, com visão holística das cadeias produtivas e sustentáveis, aptos a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novos conhecimentos e tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora para gerenciar, executar e fiscalizar as ações que visem à melhoria das relações socioeconômicas do setor agropecuário. Suas ações devem ser orientadas seguindo as exigências legais e éticas, com capacidade para resolver problemas e identificar oportunidades nas tomadas de decisões frente aos desafios da sociedade, dos avanços tecnológicos, da globalização da economia e da dinâmica inerente às transformações do agroecossistema.
Para formação desse profissional, o curso de Zootecnia apresenta uma estrutura curricular que objetiva garantir um atualizado e eficiente conhecimento teórico, científico e prático, aliado à utilização de metodologias inovadoras de aprendizagem e a utilização de tecnologias para contribuir com o desenvolvimento do setor agropecuário. O Zootecnista deverá entender a construção do conhecimento como algo dinâmico e que, portanto, a atualização e a formação contínua será parte integrante de sua profissão. Orientado por uma visão inter e multidisciplinar, sua formação permite de forma eficiente gerir sistemas de produção, atuar na saúde e no bem-estar dos animais, com objetivo de promover qualidade de vida à sociedade, estando consciente das relações entre os sistemas produtivos, gestão ambiental e recursos humanos, visando sustentabilidade nas cadeias produtivas.
Em consonância com o PDI (2019-2023) o Zootecnista deverá ter uma visão sistêmica, para atuar no desenvolvimento da pessoa humana e da sociedade, comprometido com o bem-estar social e com a segurança alimentar humana, através de sua formação integral na construção do conhecimento e educação evangelizadora, pautada pelos valores éticos e cristãos, dotado de habilidades para difundir os processos e técnicas que visem uma produção animal economicamente viável e ambientalmente sustentável contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária, livre de preconceitos, empregando o conhecimento a serviço do bem.
De acordo com as diretrizes do UniCatólica, o perfil do egresso deverá ser marcado pelos princípios de inclusão social e pastoralidade, capazes de transformar a realidade na qual estão inseridos tendo sólida formação humano -cristã, de forma que a tomada de decisão do egresso seja fundamentada nas inter-relações das ciências sociais, econômicas e ambientais.
Frente às mudanças e exigências na atuação profissional, o egresso deverá apresentar além dos conhecimentos técnicos e práticos exigidos para o exercício da profissão, um conjunto de habilidades e características pessoais para conquistar seu espaço no mercado de trabalho: capacidade de comunicação oral e escrita, negociação e integração com componentes desde os complexos agroindustriais à produção animal; ser capaz de reconhecer as necessidades dos clientes, formulando ou adequando soluções criativas de Zootecnia a partir dessas oportunidades; ser flexível e capaz de liderar e motivar trabalhos com equipes com eficiência e respeito; apresentar poder de síntese; habilidade gerencial, organização, senso de observação; trabalhar em parceria com empatia, humildade e solidariedade; ter senso crítico na proposição de soluções para o desenvolvimento do agronegócio e comprometimento com o trabalho executado.
O Estado do Tocantins possui um grande potencial para o desenvolvimento das atividades agropecuárias, no entanto, enfrenta o desafio de fortalecer a produção e a produtividade, o que reflete a necessidade de profissionais Zootecnistas para atuarem nos mais diversos setores da agropecuária, investindo assim em mão de obra qualificada, a fim de desenvolverem suas atividades profissionais e contribuírem na resolução de problemas locais, regionais e nacional.
Neste contexto, o curso de Zootecnia, do Centro Universitário Católica do Tocantins – UniCatólica, deverá proporcionar meios para que os egressos possam ter as competências técnicas e as habilidades necessárias para acompanhar os avanços da ciência e da tecnologia na agropecuária, de acordo com as demandas apresentadas pelo mundo do trabalho, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da sociedade, na produção de produtos de qualidade e com valor agregado de mercado, tendo como um dos principais desafios, através do seu conhecimento, minimizar os problemas ambientais, garantindo o bem estar animal, respeitando as biodiversidades no desenvolvimento de novas biotecnologias
Práticas Acadêmicas Ofertadas
O acadêmico do Curso de Zootecnia do UniCatólica participa de uma proposta pedagógica que atende além das exigências requeridas a prática da profissão, garantindo a formação integral do profissional. Ao longo do curso o professor assume o papel de facilitador, orientador e mediador, estimulando a crítica e a reflexão, transformando suas práticas pedagógicas e profissionais, e o acadêmico passa a sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem, com ação protagonista na construção do próprio saber.
As Atividades práticas do curso acontecem desde o primeiro período curso, onde se propõe ações voltadas para discutir problemas relacionados a produção animal que envolvem atividades práticas de pesquisa e extensão.
As unidades curriculares de práticas integradoras e extensionistas possuem o objetivo de promover a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, fomentando a interdisciplinaridade e promovendo a relação teoria – prática.,as quais compreendem diagnóstico de problemas em um contexto real, proposição e desenvolvimento de soluções propiciando a transformação do meio ao qual esteja inserido.
Estágio curricular (obrigatório ou não): Atividades realizadas em ambiente preparado para a formação profissional na prática que devem procurar assegurar a consolidação e articulação das competências estabelecidas, assegurando o contato do acadêmico com situações e contexto real, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais. Durante as atividades de estágio os acadêmicos desenvolvem soluções inerentes aos sistemas produtivos locais, descrevem a problemática e os resultados em forma de comunicados técnicos, realização de Dias de Campo e eventos de divulgação para dissociação de novas tecnologias e soluções para o campo
Na área de pesquisa são ofertadas bolsas de iniciação científica PIBIC/FACTO e também PIBIC/CNPq. Estas bolsas são oferecidas aos acadêmicos que se identificam e tem espírito pesquisador. No campo de extensão são desenvolvidas diversas atividades com intuito de fortalecer o conjunto de valores necessários para a formação do profissional de Zootecnia com resgate dos valores humanos, éticos e comprometimento para com a profissão e sociedade.
No curso se destaca a fazenda escola que é composta por setores experimentais que possuem caráter demonstrativo pedagógico e visam proporcionar aos acadêmicos uma formação que une a teoria à prática. Esses setores possibilitam aos alunos o acompanhamento do sistema de produção de bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, equinos, abelhas e peixes.
A Escola de Ciências Agrárias do UniCatólica possui uma infraestrutura que possibilita a execução de aulas práticas e desenvolvimento de projetos de pesquisa nos laboratórios e setores experimentais. Nas diferentes disciplinas ofertadas ao longo do curso são realizadas além das aulas teóricas diversas aulas práticas que vão desde práticas conduzidas nos nossos laboratórios (Anatomia Animal, Solos, Bromatologia, Microbiologia e Imunologia, Fitopatologia e Nematologia, Química e Bioquímica, Física, Entomologia, Esterilização de Águas e Tecnologia de Processamento de Produtos Agroindustriais) a atividades práticas conduzidas no campo experimental.