Residência Médica em Família e Comunidade
A Carreira em Residência Médica em Família e Comunidade é uma das las Pós graduação do Saúde e Medicina que dita a el Centro Universitário Cesmac.
Duraçao: 2 ANOS.
O título do Residência Médica em Família e Comunidade é o título atribuído pela el Centro Universitário Cesmac para carreira Especialização em Medicina.
Sobre o Curso
A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é uma especialidade médica caracterizada por atender as pessoas ao longo de suas vidas, independentemente de gênero, idade ou possível doença, reunindo ações de promoção e recuperação da saúde em situações agudas ou crônicas. Assim, observa-se que é capaz de resolver em torno de 85% dos problemas de saúde apresentados por essas pessoas.
Diferenciais da Residência
As atividades dos residentes em Medicina de Família e Comunidade são concentradas primordialmente na Unidade Básica de Saúde e estão organizadas de modo que o residente desempenhe todas as funções do médico de família na prática diária. Portanto, o residente fará consultas clínicas agendadas e sem agendamento prévio; visitas domiciliares; e procedimentos ambulatoriais.
Apresentam ainda imersão no trabalho em equipe interprofissional, coordenação do cuidado e gestão da clínica. Há ênfase no aprimoramento das competências de comunicação, tanto no cuidado ao paciente e sua família, como no trabalho em equipe.
Os residentes possuem, na grade de atividades, sessões clínicas para discussão das principais condições agudas e crônicas na APS, além de período de atividade teórica semanal.
O programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade do Centro Universitário Cesmac promove integração à assistência médica do SUS, bem como a cooperação com os Serviços de Saúde do Estado e do Município, para desenvolver atividades médicas em unidades básicas de saúde, atualmente na Unidade Docente Assistencial Paulo de Oliveira Costa e Unidade Básica de Saúde da Pintanguinha. O programa contempla ainda a extensão para outras áreas de atuação médica e atendimento em unidades de atenção secundária e terciária, com estágios em urgência e emergência clínica, no Hospital Geral do Estado e na UPA Trapiche.