Bacharelado em Direito
A Carreira em Bacharelado em Direito é uma das las Bacharelado do Direito e Leis que dita a el Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas.
Duraçao: 4 ANOS.
SOBRE O CURSO
O curso de Direito do CIESA busca, ao mesmo tempo, contemplar o conjunto de fatores que condicionam nacionalmente a formação jurídica, sem descurar de ofertar ao seu aluno os instrumentos necessários à compreensão do seu papel, como jurista, no contexto de uma sociedade que, ao mesmo tempo em que se insere em um contexto global, guarda marcas profundas de subdesenvolvimento e desigualdade social e regional. A preparação do aluno do Curso de Direito do CIESA volta-se para o alcance de um profissional apto ao exercício técnico jurídico nas diversas áreas do Direito, com sólida formação generalista, humanista e ética, isto é apto a atuar no século XXI.
Hodiernamente, exige-se do operador do Direito, a mais ampla capacidade de articular as variadas formas de conhecimento, assim como as diversas especialidades pertinentes a este. Num mundo complexo e em face dos conflitos, das diferenças de interesses a ênfase dada às especialidades altera-se pela necessidade de ampliação de seus limites eliminando os preconceitos relacionados à diversidade de conhecimentos.
A formação generalista assenta-se em metodologias de ensino-aprendizagem que privilegiem a interdisciplinaridade e a teoria e prática, permitindo ainda que o aluno busque especializar-se nas diversas áreas do direito sem, entretanto perder a capacidade de articular as demais formas de conhecimento. Pretende-se, ainda, permitir que o Egresso, do Curso de Direito, do CIESA reflita sobre o conhecimento jurídico, agregando outras formas de conhecimento, inclusive àquelas aptas ao desenvolvimento regional.
Com isso, o Projeto Político Pedagógico do curso de Direito do CIESA repercute, também, o Projeto Pedagógico Institucional, que está voltado para o desenvolvimento da região amazônica, sem descurar de sua inserção no mundo contemporâneo, promovendo assim a consolidação de uma proposta de formação de profissionais para o desenvolvimento sustentável da região norte do País.
Situação Legal
O curso de Direito do Centro Universitário de Ensino Superior da Amazônia – CIESA, foi reconhecido pela Portaria 2334 de 25 de outubro de 2001, publicado na edição de 29 de outubro de 2001 do Diário Oficial da União, tendo em vista o Parecer n.º 1262/2001 do Conselho Nacional de Educação. A renovação do reconhecimento do Curso está inserta na Portaria/MEC n. 154, de 04/004/2013, publicada no DOU n. 65 de 05/04/2013.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O egresso Direito do CIESA está apto a atuar nas mais diversas áreas jurídicas, conforme a proposta do Projeto Pedagógico do Curso, que busca contemplar todas as exigências legais hodiernas.
PERFIL DO PROFISSIONAL
O perfil profissiográfico do Curso de Direito foi elaborado a partir da concepção dos objetivos do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas e do curso, tendo em vista o mercado de trabalho regional, as mudanças socioeconômicas e tecnológicas e a legislação que disciplina a formação de recursos humanos para a área jurídica, preservando as conquistas históricas da IES, bem como o debate acerca da formação jurídica das últimas décadas, além de abrir e contemplar, desde logo, as perspectivas futuras, pretendendo manter-se afinada com a construção de um conhecimento arrojado e, ao mesmo tempo, consistente, necessário ao operador do direito em suas diversas dimensões e facetas.
Com estes pressupostos, o bacharel em Direito do CIESA deve, imprescindivelmente, incorporar conhecimentos técnicos a uma formação de cientista social, com capacidade de comunicação e argumentação, estando dotado de espírito crítico e investigativo.
Com isso, os alunos do Curso de Direito devem estar aptos a apreender as alterações que se processam na realidade social, mercê dos fatores não jurídicos que a condicionam, e a superar as distâncias eventuais entre o conteúdo do direito posto e os anseios sociais, por meio de juízo valorativo acerca dos temas e problemas que lhe forem propostos, sendo capazes de viabilizar a elaboração de respostas adequadas, suficientes e eficientes para o tratamento destes.
Observando tais postulados, o presente projeto pedagógico busca a formação de homens públicos, de cidadãos, de profissionais conscientes de seus deveres e direitos, com amplos e sólidos conhecimentos práticos, técnico jurídicos e sociopolíticos, capazes de dialogarem com profissionais de outras áreas e de participarem com responsabilidade e competência do processo de integração e desenvolvimento socioeconômico da sua região e do País, tendo presente às injunções que caracterizam e orientam as sociedades contemporâneas.