Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade

A Carreira em Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade é uma das las Pós graduação do Saúde e Medicina que dita a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Duraçao: 2 ANOS.

O título do Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade é o título atribuído pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública para carreira Especialização em Medicina.

Sobre o Curso

Medicina de Família e Comunidade é a especialidade médica que engloba a prestação de cuidados personalizados e continuados a indivíduos e famílias de uma determinada população, independentemente da idade, sexo ou problema de saúde.

Objetivos

• Formar médicos de Família e Comunidade, tendo as pessoas e suas famílias como centro do cuidado.
  • Atuar de forma qualificada, focada no cuidado integral de pessoas, famílias e coletividades em que estão inscritos.
  • Solucionar o maior número possível de problemas, com qualidade, por meio de uma prática integrada, continuada, em equipe multidisciplinar, inserida preferencialmente nas comunidades.
  • Integrar-se aos processos de educação permanente em saúde do seu território. (SESu – MEC, 2015).

Currículo

Os Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade deverão contemplar especificidades do Sistema Único de Saúde – SUS.

1. Atenção Básica.
  2. Urgência e Emergência.
  3. Atenção Domiciliar.
  4. Saúde Mental.
  5. Educação Popular em Saúde e Participação Social.
  6. Saúde Coletiva.
  7. Clínica Geral Integral em todos os ciclos de vida.

Sedes onde estudar Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade em Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública