Bacharelado em Engenharia Civil
A Carreira em Bacharelado em Engenharia Civil é uma das las Bacharelado do Engenharia, Produção e Construção que dita a Escola Superior Dom Helder Câmara.
Duraçao: 5 ANOS.
O título do Bacharelado em Engenharia Civil é o título atribuído pela Escola Superior Dom Helder Câmara para carreira Engenharia Civil.
SOBRE O CURSO
O curso de ENGENHARIA CIVIL da Dom Helder tem Conceito Máximo no MEC. Os laboratórios da Dom Helder têm tecnologia avançada, com o que existe de mais inovador e tecnológico. O corpo docente da Dom Helder tem professores altamente capacitados e preparados.
O curso de ENGENHARIA CIVIL da Dom Helder promove uma FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA, capacitando os futuros profissionais para serem EMPREENDEDORES, ampliando ainda mais seu ingresso no mercado de trabalho.
A Dom Helder faz parte da Rede Internacional dos Jesuítas
Rede Internacional de Universidades com aproximadamente 500 anos de tradição na educação e uma metodologia de ENSINO PERSONALIZADO. A Pedagogia de Santo Inácio de Loyola é desenvolvida no curso de Engenharia Civil visando à formação personalizada, o que possibilita máximo desenvolvimento das potencialidades de cada estudante
Atualmente, a Rede Internacional de Universidades Jesuítas conta com mais de 200 instituições presentes no mundo. Isto significa: ENSINO PERSONALIZADO com QUALIDADE DE EXCELÊNCIA e INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL com acesso ao que existe de melhor e mais avançado em Engenharia Civil no mundo atual.
Por que ser Engenheiro Civil?
O Engenheiro Civil contribui para o DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL, bem como para o progresso regional e nacional, por meio de VALORES AMBIENTAIS AGREGADOS, TECNOLOGIA avançada e fundamentada em PRÁTICAS SOCIAIS e CONHECIMENTOS tradicionais das ciências exatas. O Engenheiro Civil formado na DOM HELDER possui habilidades de GESTÃO de pessoas e de recursos de diversas categorias, o que possibilita que atue com excelência em diferentes áreas.
A qualificação do Engenheiro Civil é indispensável à utilização RACIONAL E EQUILIBRADA dos recursos disponíveis para o crescimento econômico e a otimização do trabalho.
MERCADO DE TRABALHO E ÁREA DE ATUAÇÃO
O número de profissionais da Engenharia Civil, no Brasil, apresenta um déficit considerável considerando suas dimensões continentais e o seu estágio de desenvolvimento.
Entre os setores que mais apresentam movimentações, pode-se destacar o setor privado, na área de CONSTRUÇÃO E OPERAÇÃO DE ESTRADAS, PORTOS, AEROPORTOS e HIDRELÉTRICAS, além da atuação em diversas indústrias e na INFORMÁTICA.
A atuação do Engenheiro Civil pode ser em EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS, comerciais e industriais, no trabalho com ESTRUTURAS e FUNDAÇÕES, obras HIDRÁULICAS e de SANEAMENTO, obras de INFRAESTRUTURA e de TRANSPORTE, na ADMINISTRAÇÃO PREDIAL, na EMISSÃO DE LAUDOS TÉCNICOS, entre outras.
O egresso da Engenharia Civil tem uma gama de oportunidades no mercado de trabalho, podendo atuar em EMPRESAS de pequeno, médio e grande porte, bem como abrir seu PRÓPRIO NEGÓCIO.
PERFIL DO EGRESSO
- Competência acadêmica para PLANEJAR, PROJETAR, CONSTRUIR, GERENCIAR e realizar manutenção em obras e serviços de edificações, estruturas, geotecnia, transportes, recursos hídricos e saneamento;
- Capacidade técnica para atuar profissionalmente em DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR em quatro grandes áreas: Transportes, Estruturas, Ambiental e Construção Civil;
- Conhecimento acadêmico para SOLUCIONAR PROBLEMAS reais e simulados da Engenharia Civil;
- Excelência em CAPACITAÇÃO técnico-profissional na sua área de Graduação e de atuação profissional;
- Profunda FORMAÇÃO HUMANÍSTICA, com conhecimentos interdisciplinares que o possibilitam uma compreensão do objeto de seu trabalho contextualizado e atualizado no meio social de sua localização;
- CONDUTA ÉTICA associada à RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL e PROFISSIONAL;
- Capacidade de apreensão de NOVOS CONHECIMENTOS, através dos estudos e pesquisas, e de transmissão dos mesmos através da docência acadêmica;
- Habilidade profissional para equacionar problemas e BUSCAR SOLUÇÕES INOVADORAS para as demandas profissionais e sociais;
- CONHECIMENTO TÉCNICO para desenvolver permanentemente métodos e soluções de desafios aliando segurança científica com economicidade e responsabilidade socioambiental.