Bacharelado em Medicina
A Carreira em Bacharelado em Medicina é uma das las Bacharelado do Saúde e Medicina que dita a Faculdade Albert Einstein.
Duraçao: 12 SEMESTRES.
SOBRE O CURSO
A Graduação em Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein foi autorizada com nota máxima pelo MEC, segundo a Portaria Nº 504, de 2 de julho de 2015. Contando com uma estrutura inovadora, o curso permite que o aluno tenha participação ativa em seu aprendizado, sendo as discussões em grupo parte predominante da metodologia de ensino. Outro diferencial é a abordagem dos aspectos relacionados à atitude profissional, que visa a formar Médicos com participação responsável no sistema de saúde.
OBJETIVOS E QUALIFICAÇÕES
Competências desenvolvidas
O objetivo do curso de Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein é a formação de Médicos com sólida e abrangente fundamentação técnico-científica, cidadãos transformadores do ambiente e propagadores de conhecimentos, valores e princípios.
Médicos graduados no Einstein são capazes de:
- Priorizar os conhecimentos imprescindíveis para a prática da Medicina, utilizando evidências científicas para a tomada de decisões clínicas;
- Atuar com visão centrada no paciente, apresentando empatia e respeito às crenças e valores do paciente e seus familiares;
- Envolver-se no contexto social e em suas implicações na saúde;
- Conhecer, de forma ampla e sólida, a saúde coletiva, a saúde da mulher e dos ciclos de vida: criança, adolescente, adulto e idoso;
- Compreender as particularidades do sistema de saúde brasileiro, tanto público quanto privado;
- Atuar nas dimensões: promoção da saúde, prevenção, cura e reabilitação;
- Apresentar iniciativas para estimular as qualidades de uma equipe para a promoção da saúde;
- Atuar, de forma crítica, no planejamento, operação, análise e tomada de decisões corretivas;
- Utilizar as ferramentas necessárias para a educação continuada e permanente, com iniciativa e disciplina;
- Resolver problemas no âmbito técnico, relacional, institucional e social;
- Ser responsável e assumir as consequências de seus atos;
- Comunicar-se adequadamente no exercício profissional, ouvindo o paciente e a equipe multiprofissional, transmitindo mensagens claras, passíveis de compreensão por todas as partes, assim como ser capaz de ouvir e compreender mensagens vindas de diferentes níveis de contato;
- Atuar em sinergia com a equipe, no compartilhamento de informações e decisões, bem como na valorização de opiniões, conciliação e consenso;
- Buscar a excelência em sua atuação, considerando os recursos disponíveis.
METODOLOGIA DE ENSINO
O aprendizado baseado em equipes (TBL - Team Based Learning) é a metodologia predominante no curso de Medicina do Einstein. Com feedbacks constantes, permite aprendizado significativo e avaliação voltada à melhoria do desempenho.
A metodologia envolve o trabalho em grupo de 6 a 8 alunos e uma sequência de atividades:
- Estudo de material previamente encaminhado pelo professor;
- Avaliação individual e em grupo, com imediato feedback para os alunos antes da discussão dos casos;
- Aplicação de conceitos em casos, contextualizando o conteúdo.
CARREIRA E ESTÁGIO
Estágio
A experiência é fundamental para o exercício da profissão de Médico. Por isso, na Graduação em Medicina do Einstein, o aluno tem contato com pacientes desde o início do curso. Até o início do internato, no 8° semestre, ele já terá vivenciado experiências intensas, como trocas em grupo, estudos direcionados do conteúdo, contato com as famílias assistidas, construção de pensamento crítico, além do desenvolvimento de habilidades psicossociais e técnicas e de trabalho.
Internato
Recebendo uma atenção especial, o Internato ocorre nos cinco semestres finais do curso, quando é feito um rodízio de cinco estágios de quatro semanas, semestralmente. Cada estágio corresponde a uma das cinco áreas básicas: Pediatria, Saúde da Mulher, Medicina Interna, Medicina da Família e Clínica Cirúrgica. Nesse período, os alunos contarão com a estrutura do Hospital Israelita Albert Einstein, do Hospital Municipal da Vila Santa Catarina e do Hospital Municipal M'boi Mirim - Dr. Moysés Deutsch, com serviços de alta e média complexidade para a assistência clínica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, urgência e emergência.
PROCESSO SELETIVO
O vestibular para a Graduação em Medicina será feito em duas fases:
- A primeira avaliará as competências acadêmicas por meio de prova objetiva e questões dissertativas ou via acesso internacional - IB/ABITUR;
- A segunda avaliará as competências pessoais necessárias à formação de um bom Médico, e será feita por meio das Múltiplas Minientrevistas.
O processo seletivo da Graduação em Medicina seleciona 120 candidatos conforme a classificação, sendo que 60 alunos iniciarão o curso no 1º semestre e 60 no 2º semestre de 2023.
Os candidatos que tiverem participado das duas fases do processo seletivo para o curso de Medicina serão classificados em ordem decrescente em cada uma das opções de acesso. As listas de classificação geral dos candidatos serão divulgadas independentemente do início no 1° ou 2° semestres de 2023.
Prova objetiva
Aplicada pela Fundação VUNESP com exclusividade para a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, a prova objetiva avalia o conhecimento do conteúdo programático do ensino médio.
Múltiplas minientrevistas (MME)
Consistem em entrevistas realizadas a partir de cenários para avaliar competências socioemocionais desejáveis para o aluno de medicina, como comunicação efetiva, pensamento crítico, liderança, trabalho em equipe, princípios éticos, entre outras.
Esse método de avaliação foi escolhido devido às características do curso, que conta com metodologia ativa de ensino, em que o aluno é o centro do processo e assume responsabilidades no seu aprendizado. Não basta apenas conhecimento técnico para formar um bom Médico - as competências socioemocionais são fundamentais nessa carreira.
Ingresso via Vestibular
O vestibular para ingresso na Graduação em Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein se desenvolve em duas fases. A nota da 1ª Fase é computada considerando-se uma prova com itens de múltipla escolha, itens dissertativos e uma redação.
A segunda fase é composta pelas Múltiplas Minientrevistas (MME). A nota final é a média ponderada das notas das 1ª e 2ª Fases, com pesos 75% e 25%, respectivamente.
As notas das diversas provas são padronizadas ou normalizadas, de forma a evitar que alguma delas tenha seu papel reduzido ou exagerado no cômputo das notas utilizadas nas classificações e convocações da primeira e da segunda fase do processo seletivo para a Graduação em Medicina.