Bacharelado em Administração
A Carreira em Bacharelado em Administração é uma das las Bacharelado do Administração e Administração Pública que dita a Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais.
Duraçao: 4 ANOS.
SOBRE O CURSO
O Curso de Administração da FACICA tem entre seus objetivos associar teoria à prática de maneira que contribua para a formação acadêmica e profissional dos alunos que aqui estão.
Para o coordenador do Curso de Administração, Ademir José de Abreu, o aluno que escolhe a FACICA toma uma excelente decisão. “Todos os professores têm excelente qualificações profissionais e acadêmicas, oriundos dos mais diversos programas de pós-graduação em vigor no Brasil. […] o acervo bibliográfico de primeira linha, tanto os que foram adquiridos, quanto os que ainda serão tem passado por um rigoroso processo de avaliação conjunta com o corpo acadêmico desta IES. ”
A FACICA, também, atenta ao perfil dos seus alunos sejam eles de qual nível for quando percebe a necessidade de alguns alunos oferece cursos de nivelamento como, por exemplo: informática e matemática e conceitos básicos de contabilidade, isso no curso de Administração.
Outro grande diferencial do Curso de Administração da instituição é possuir um acervo bibliotecário moderno e atualizado com os mais relevantes títulos nas suas respectivas áreas.
A FACICA também investe em Tecnologia à Distância. Pois, já algum tempo vem implementando plataformas que possibilitem ao discente ir além mera fotocópia das matérias disponibilizadas pelos seus professores, mas também interagirem entre si e com o professor; além é, claro, de poderem imprimir o material em sua casa sem nenhum outro ônus com reprodução de material. Naturalmente esse material na forma digital poderá servir ao aluno nos mais variados meios de comunicação móveis disponíveis no mercado, tais como: celular, tablete, entre outros.
BREVE HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
A profissão de administrador no Brasil é considerada recente e teve a sua regulamentação a partir da Lei 4.769 em 9 de setembro de 1965, o que resultou na comemoração do dia do Administrador na mesma data.
Infelizmente, durante os últimos anos, a profissão de administrador ainda fora vista como uma formação de uma importância menor levando em consideração o seu curto tempo de vida e comparando-a com outras áreas mais tradicionais e históricas do conhecimento como a engenharia, a medicina e o direito. Durante um longo período no tempo, era usual o fato de profissionais de outras áreas adentrarem pelos caminhos da administração, abrindo suas empresas ou assumindo o seu controle de forma AVENTUREIRA em empreendimentos, muitas das vezes de grande porte e com grande importância, do ponto de vista de investimento financeiro. Em outros casos presenciou-se a ocupação de cargos administrativos na prestação de serviços à população em geral, como no caso dos serviços públicos em prefeituras e demais esferas administrativas onde, a GRANDE MAIORIA dos políticos e detentores dos cargos executivos, não tem FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO.
PERFIL DO EGRESSO
Conforme orientação contida nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Administração, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (Parecer CES/CNE n.º 0137/2005). Resolução nº 04 de 13 de Julho de 2005. Art. 3º:
O curso de Administração deve ensejar, como perfil desejado do formando, captação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sócias e econômicas da produção e seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual a adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.
Seguindo as referidas Diretrizes, o processo de ensino-aprendizagem do Curso de Administração o perfil de Egresso da FACICA foi articulado a partir de seu objetivo geral, contemplando-se as aspirações de formação humanísticas com o desenvolvimento das suas competências e habilidades. Assim pode-se expressar o perfil desejado na FACICA da seguinte maneira:
O egresso do curso de Bacharelado em Administração da FACICA deve apresentar requisitos mínimos, como: raciocínio lógico, capacidade de abstração, objetividade na solução de problemas, aptidão para as Ciências Exatas e Ciências Humanas. Deve ainda, ser um profissional capaz de:
- Compreender as questões científicas, técnicas, sociais da produção e seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como desenvolver o alto gerenciamento e a assimilação de novas informações, habilidades e competências, apresentando autoconfiança, estratégia, flexibilidade intelectual, criatividade e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas presentes ou emergentes nos vários segmentos dos campos de atuação do administrador;
- Estar atento às novas manifestações dos setores financeiros, recursos humanos e planejamento estratégico, tático e operacional e de responsabilidade social;
- Compreender as organizações e agir dentro de princípios éticos e morais com a classe dos órgãos diretivos e fiscalizadores saber da profissão e, principalmente, da sociedade;
- Compreender a necessidade do aperfeiçoamento contínuo;
- Empreender ações, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo sua transformação;
- Compreender o contexto social, político, econômico e cultural ao seu redor e manifestar juízo de valor;
- Compreender a abordagem sistêmica no trato dos problemas nas organizações;
- Manter um relacionamento social em moldes cooperativos, baseado no respeito mútuo e na participação criadora;
- Desempenhar suas atividades como profissional no exercício de funções gerenciais e diretivas, ou em assessoramento e consultoria, em qualquer instituição.