Bacharelado em Engenharia Civil
A Carreira em Bacharelado em Engenharia Civil é uma das las Bacharelado do Engenharia, Produção e Construção que dita a Faculdade Luciano Feijão.
Duraçao: 5 ANOS.
O título do Bacharelado em Engenharia Civil é o título atribuído pela Faculdade Luciano Feijão para carreira Engenharia Civil.
SOBRE O CURSO
Objetivo Geral
Conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia: “O novo engenheiro deve ser capaz de propor soluções que sejam não apenas tecnicamente corretas, ele deve ter a ambição de considerar os problemas em sua totalidade, em sua inserção numa cadeia de causas e efeitos de múltiplas dimensões… As tendências atuais vêm indicando na direção de cursos de graduação com estruturas flexíveis, permitindo que o futuro profissional a ser formado tenha opções de áreas de conhecimento e atuação, articulação permanente com o campo de atuação do profissional, base filosófica com enfoque na competência, abordagem pedagógica centrada no aluno, ênfase na síntese e na transdisciplinaridade, preocupação com a valorização do ser humano e preservação do meio ambiente, integração social e política do profissional, possibilidade de articulação direta com a pósgraduação e forte vinculação entre teoria e prática” (Parecer CNE/CES Nº 1362/2001).
De modo a contemplar a concepção do novo engenheiro do curso de Engenharia Civil da Faculdade Luciano Feijão institui como objetivo geral: Formar profissionais com as competências necessárias ao exercício da Engenharia Civil, tendo como pressupostos os princípios que embasam as dimensões da ética, do social, do econômico e do meio ambiente, associados a um sólido conhecimento técnico-científico e gerencial, aptos a desenvolver novas tecnologias e a atuar criativa e criticamente na identificação das demandas sociais e no desenvolvimento, regional e nacional, de forma sustentável.
Objetivos específicos
O curso de Engenharia Civil da Faculdade Luciano Feijão tem como objetivos específicos, formar profissionais:
- conscientes de suas responsabilidades ética, social e profissional e comprometidos com o contexto social e com o meio ambiente;
- capazes de atuar profissionalmente de forma transdisciplinar;
- conscientes da necessidade do auto-aprimoramento contínuo;
- com sólida formação técnica, científica e gerencial alicerçada nas competências que caracterizam o egresso desse Curso.
- capazes de impulsionar de modo virtuoso o desenvolvimento da indústria da construção civil no estado e na região nordeste;
- com capacidade de atuação em qualquer outra região do país e do exterior.
PERFIL DO EGRESSO
O perfil desejado é o de um profissional com sólida formação técnica e humanística, com responsabilidade ética e social e que integre as competências explicitadas pelo curso, ocupando espaços na sociedade em atividades de Engenharia Civil. São as seguintes as Competências e Habilidades Gerais do egresso do curso de Engenharia Civil da Faculdade Luciano Feijão:
- Utilizar conhecimentos, metodologias e técnicas, diagnosticando, propondo e implementando soluções às necessidades da prática de Engenharia;
- Considerar as questões humanísticas (ética, solidariedade e cidadania), sociais (melhoria do bem estar comum, considerando o individuo e a sociedade) e ambientais (preservação e/ou mitigação do meio ambiente), quando no exercício de suas atribuições profissionais;
- Atuar com visão sistêmica e de avaliar o impacto das soluções de Engenharia num contexto econômico, ambiental e social;
- Gerenciar e empreender;
- Comunicar e argumentar de forma oral e escrita;
- Utilizar a tecnologia da informação como ferramenta para o exercício da Engenharia;
- Não transigir com a qualidade. Com relação a Competências e Habilidades Específicas, o profissional egresso do curso deverá ser capaz de:
- Gerir, supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente;
- Coletar dados, estudar, planejar, projetar e especificar;
- Elaborar estudos de viabilidade técnico-econômica e ambiental;
- Assistir, assessorar e dar consultoria;
- Dirigir obras e serviços técnicos;
- Vistoriar, realizar perícias, avaliações, monitoramentos, laudos e pareceres técnicos, auditorias e arbitragens;
- Desempenhar cargos e funções técnicas;
- Treinar, ensinar, pesquisar, desenvolver, analisar, experimentar, ensaiar, fazer divulgação técnica, extensão;
- Elaborar orçamento, padronização, mensuração e controle de qualidade;
- Executar e fiscalizar obras e serviços técnicos;
- Desenvolver produção técnica e especializada;
- Conduzir serviços técnicos;
- Conduzir equipe de instalações, montagens, operações, reparos e de manutenção;
- Executar instalações, montagens, operações, reparos e manutenções;
- Operar e manter equipamentos e instalações;
- Executar desenhos técnicos, atuando em: construção civil, sistemas estruturais, geotecnia, transportes e trânsito, hidrotecnia, saneamento básico, tecnologia hidrossanitária, gestão sanitária do ambiente, recursos naturais, gestão ambiental, serviços afins e correlatos. O egresso do curso de Engenharia Civil da FLF poderá atuar nas seguintes áreas de atividades:
- Construção civil;
- Sistemas estruturais;
- Geotecnia;
- Transportes e trânsito;
- Hidrotecnia;
- Saneamento básico;
- Tecnologia hidrossanitária;
- Gestão sanitária do ambiente;
- Recursos naturais;
- Gestão ambiental;
- Serviços afins e correlatos.
LABORATÓRIOS
- Laboratório de Informática – Neste espaço o aluno trabalhará com elementos básicos de computação gráfica, como ferramenta auxiliar no processo projetual, tanto no enfoque arquitetônico como em outros em que seja importante o uso de softwares.
- Laboratório de Hidráulica e Instalações Hidrosanitárias – Este espaço é destinado principalmente como área de ensaios de hidráulica aplicada, mais especificamente nas áreas de escoamento em conduto livre e em conduto forçado. Será utilizado também para ministrar aulas práticas nas atividades ligadas a projeto e execução de instalações hidrossanitárias.
- Laboratório de Mecânica dos Solos – O Laboratório de Mecânica dos Solos desenvolve atividades práticas na área de engenharia geotécnica. Realiza ensaios de classificação e caracterização dos solos, granulometria com sedimentação, compactação, adensamento, cisalhamento e permeabilidade. Possibilita também, o desenvolvimento de pesquisas e de atividades de extensão, contribuindo desse modo para a formação e disseminação do conhecimento na área.
- Laboratório de Materiais de Construção Civil – Neste laboratório o aluno terá oportunidade de observar e praticar atividades básicas da construção civil, além de confeccionar modelos reduzidos Bem como, o aluno tomará contato com os materiais e elementos da construção civil, sua especificação e aplicação e sistemas de construção. Reúne diversos ambientes, para ensaios em geral, sala climatizada, câmara de cura, ensaios com cerâmicas e sala de aula.
- Laboratório de Topografia – Utilizado em atividades relacionadas às atividades de Topografia (execução e fiscalização de tarefas de determinação de coordenadas planimétricas e altimétricas referidas a um sistema local) e para efetuar levantamentos topográficos mediante instrumental eletrônico.
- Laboratório de Eletrotécnica – Destinado a atividades relacionadas a projetos e instalações elétricas em geral. O aluno estudará, na prática, a execução de projetos de instalações elétricas prediais, instalações telefônicas, luminotécnica e ainda noções de automação industrial.
- Laboratório de Química – Utilizado para estudo de argilas, materiais cerâmicos, cimento, asfalto, preservativos químicos e polímeros, incluindo o saneamento ambiental. 35 Manual Acadêmico 2016.2 – ENGENHARIA CIVIL
- Laboratório de Física – É um espaço de apoio onde são realizadas práticas experimentais nas áreas de medidas, erros e gráficos, mecânica, termologia, eletricidade, magnetismo, óptica e ondas.
- Laboratório de Desenho – Utilizado para a aprendizagem e a prática de desenho arquitetônico e de outras demandas de Engenharia Civil. As atividades acadêmicas com prática em laboratório de Informática deverão estabelecer o número de alunos de suas turmas em função da capacidade instalada de computadores e de licenças dos softwares. As atividades acadêmicas com práticas em laboratórios de Engenharia Civil, Física, Química, Topografia e demais áreas deverão definir o número de alunos de suas turmas em função da quantidade de equipamentos existentes e da possibilidade de atendimento contínuo do professor durante as aulas práticas. Quanto às atividades acadêmicas que envolvam visitas a obras de Engenharia, em função do atendimento às regras de segurança das empresas visitadas e da possibilidade de maior controle do professor durante essas visitas, deverão ser limitadas a um máximo de 32 alunos por turma (8 equipes de 4 alunos).