Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde



A Carreira em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde é uma das las Mestrado do Psicologia e Psicanálise que dita a Faculdade Pernambucana de Saúde.

Duraçao: 540 HORAS.

O título do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde é o título atribuído pela Faculdade Pernambucana de Saúde para carreira Mestrado em Psicologia.

SOBRE O CURSO

O Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde contempla uma área em ascensão no Brasil. Além de possibilitar novas propostas de atuação em uma perspectiva interdisciplinar, favorece a interlocução com o Sistema Único de Saúde e promove a integração entre conhecimentos advindos de teorias e demandas sociais nos vários campos de atuação. Trata-se de um programa profissional pioneiro na região norte e nordeste.

As atividades visam desenvolver competências profissionais voltadas para implementar programas de avaliação, intervenção e avaliação em cenários de prática, ampliar e aperfeiçoar práticas em diferentes contextos, públicos ou privados, nos quais são observadas condições de vulnerabilidade, de adoecimento e agravos a saúde física e mental da população.

Através da interface entre conhecimentos acadêmicos e a psicologia da saúde aplicada o trabalho final objetiva produzir produtos educacionais,  metodologias, tecnologias e intervenções transformadoras e resolutivas.  

O curso é regulamentado pela Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES) vide número 727/2016 homologado na reunião 163 do Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES em 05/10/2016. Vide Portaria DOU nº259, de 15 de fevereiro de 2017.


PÚBLICO-ALVO

Profissionais de psicologia, educação e de saúde em geral.


OBJETIVOS

Desenvolver conhecimento científico e ético em psicologia da saúde a partir de referenciais teóricos e metodológicos importantes na apreensão de fenômenos biopsicossociais;

Considerar características e necessidades regionais e implementar propostas de programas de avaliação e promoção de ações em saúde considerando o indivíduo, a família, o grupo, a comunidade, etnia, gênero e sua interface com os ciclos da vida: bebê, criança, adolescente, adulto e idoso;

Compreender e discutir fatores contextuais e do comportamento humano que contribuem para o adoecimento ou a prevenção das doenças, tais como: avaliação das abordagens em saúde, desenvolvimento de políticas e estratégias educacionais de promoção de saúde e formação profissional para atuação em novos espaços de atenção à saúde.


ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

Área de concentração: Psicologia da Saúde

Linhas de Pesquisa

PROCESSOS CLÍNICOS E OS CICLOS DA VIDA: Análise de perspectivas teóricas e metodológicas nos ciclos da vida. Desenvolvimento de propostas de programas, políticas, ferramentas, técnicas e produtos educacionais para intervenção nos planos individual, grupal, comunitário, institucional e diversos contextos sócio-culturais. Implementação e implantação de programas e ações em psicologia da saúde que considerem o efeito das mudanças contemporâneas relacionadas com a vivência de situações de crise, tais como: doenças crônicas, mudanças de hábitos e estilo de vida, perdas, novas configurações familiares, aposentadoria, resiliência, comunicação em saúde, entre outras que interferem na qualidade de vida, dinâmica familiar, nas relações sociais e nas respostas emocionais do sujeito.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PROMOÇÃO DE AÇÕES EM SAÚDE: Desenvolvimento de pesquisas que visam identificar dispositivos de investigação e programas de intervenção em diferentes cenários públicos ou privados em que o comportamento humano, de proteção ou de risco, pode contribuir para o adoecimento, o agravo ou a prevenção de doenças tais como, hospital, escola, centros de saúde comunitários, organizações não-governamentais entre outros. Identificar etiologias e disfunções associadas ao adoecimento, elaborar propostas e programas de intervenção para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Implementar a comunicação entre equipes de saúde, promover ações em saúde através da discussão de estudos de caso, compreender os processos grupais e socioculturais a partir da interface com a psicologia da saúde.


REGIME DE AULAS

Os módulos acontecem nas sextas-feiras (17h às 22h) e sábados (8h às 18h), quinzenalmente. Em apenas um dos módulos haverá atividades em outros dias e horários da semana, comunicados com antecedência.

Os horários de acompanhamento e desenvolvimento da dissertação são definidos em conjunto com o orientador ao longo da semana.


AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

A utilização de metodologias ativas e da aprendizagem baseada em problemas (ABP) ampliam o conhecimento teórico-prático e o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias aos profissionais para a sua atuação.

Além de atividades de exposição, são realizados grupos de tutoria, utilizados laboratórios e ambientes de simulação e prática real. 

O acompanhamento entre as atividades também utiliza um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), objetivando manter o estudante conectado ao seu grupo de tutoria e também é base para o seguir objetivos de aprendizagem e colaborar com a aprendizagem dos colegas. 

A proposta é ampliar a visão de atuação profissional e estimular a busca de conhecimento para desenvolver habilidades e competências necessárias para a atuação em diferentes contextos. 


PRODUTOS TÉCNICOS E EDUCACIONAIS

Os Produtos Técnicos, de acordo com a CAPES, devem respeitar as seguintes definições e conceitos: produto, serviço, processo/atividade e relevância/utilidade. Além disso, devem ser considerados o seu impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade. Trata-se de um resultado palpável decorrente de uma atividade docente ou discente que pode ser realizada de forma individual ou em grupo.  Maiores informações podem ser consultadas do documento anexo proposto pelo Grupo de Trabalho


ESTRUTURA CURRICULAR

Módulos e Carga horária

A conclusão do curso exige a obtenção de 36 créditos (sendo 6 créditos para a produção do seu trabalho de conclusão de curso/dissertação).

O mestrando deverá cursar 24 créditos em módulos obrigatórios, pelo menos 6 créditos em módulos optativos e 6 créditos da elaboração da dissertação. Cada crédito teórico ou prático equivale a 15 horas. No total, o curso terá uma carga horária mínima de 540 horas.

MÓDULOS OBRIGATÓRIOS

Epistemologia e Psicologia da Saúde - 4 créditos
Métodos de pesquisa na elaboração de dissertações - 4 créditos
Pesquisas atuais em psicologia da saúde - 3 créditos

Psicologia da saúde e interfaces com o SUS - 4 créditos

Promoção, prevenção e comunicação em saúde - 3 créditos
Processos clínicos e avaliação diagnóstica em psicologia da saúde - 3 créditos
Estágio de docência - 3 créditos


MÓDULOS OPTATIVOS

Psicologia, sociedade e contemporaneidade - 3 créditos
Comportamento, cultura e subjetividade em saúde - 3 créditos
Seminário do laboratório de Processos clínicos e os ciclos da vida - 3 créditos
Seminário do laboratório de Avaliação psicológica e promoção de ações em saúde - 3 créditos

O curso terá periodicidade anual com 24 vagas por seleção.

Sedes onde estudar Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde em Faculdade Pernambucana de Saúde


Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.