Pós graduação em Enfermagem em Obstetrícia
A Carreira em Pós graduação em Enfermagem em Obstetrícia é uma das las Pós graduação do Saúde e Medicina que dita a Faculdade Pernambucana de Saúde.
Duraçao: 513 HORAS.
Conteúdos: 11.
O título do Pós graduação em Enfermagem em Obstetrícia é o título atribuído pela Faculdade Pernambucana de Saúde para carreira Especialização em Medicina.
SOBRE O CURSO
Atualmente reconhece-se que a inserção do Enfermeiro Obstetra nas linhas de cuidado do SUS apontam para uma significativa relação entre a melhoria da prática obstétrica e a redução das taxas de mortalidade materna. Além de conhecimentos e habilidades, o Enfermeiro Obstetra tem sua atuação fundamentada na ética, valores e capacidade para a prática reflexiva, compreendendo o fenômeno da reprodução como singular, contínuo e saudável, no qual a mulher é o foco central.
Neste contexto, o curso de Pós-graduação em Enfermagem em Obstetrícia se destaca por investir na capacitação dos Enfermeiros, capazes de fazer uso de suas habilidades e conhecimentos de diferentes maneiras e em diferentes contextos, atendendo a mudança do modelo assistencial atual, visando à humanização do parto e nascimento com ênfase nas melhores evidências cientificas.
Atende integralmente a Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018 do CNE/CES/MEC. Portaria Institucional FPS nº 04, de 19 de dezembro de 2013.
PÚBLICO ALVO
Profissionais Graduados em Enfermagem
DIFERENCIAIS EDUCACIONAIS
- Currículo baseado em competências.
- Módulos com conteúdos e domínios integrados.
- Docentes de referência nacional.
- Material didático incluso.
- Múltiplos ambientes e estratégias de aprendizagem.
- Laboratórios especializados e de simulação.
- Vivência profissional em hospitais e empresas conveniadas.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Contribuir com a formação avançada e aprimoramento profissional de enfermeiros para prestar assistência à gestante, parturiente e puérpera à luz das evidencias cientificas.
Objetivos específicos
- Capacitar enfermeiros com subsídios éticos e legais para assistirem aos partos normais sem distócias;
- Desenvolver atividades assistenciais e relacionadas à pesquisa na atenção à saúde da mulher e ao neonato;
- Proporcionar conhecimento técnico-científico na busca dos riscos obstétricos e perinatais nas mulheres no ciclo gravídico-puerperal;
- Aprimorar conhecimentos técnicos científicos específicos referentes à saúde da mulher para atuação efetiva nas atividades de educação em saúde.
REGIME DE AULAS E DURAÇÃO
Carga Horária - 513h
Duração - 15 meses de aulas + prazo de entrega do TCC
Modalidade de aulas - Presencial.
02 finais de semana por mês. (Sexta-feira (das 17h às 22h) e Sábado (das 8h às 19h).
ESTRATÉGIAS E AMBIENTES EDUCACIONAIS
As atividades teóricas e práticas acontecem em ambientes educacionais múltiplos, como: Salas de Exposição, Salas de Tutorias, Laboratórios de Recursos Digitais, de Comunicação além de outros Laboratórios Especializados para cada curso.
Diversas estratégias educacionais são utilizadas, especialmente metodologias ativas de aprendizagem, estudos de casos clínicos; tutorias em Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP); seminários temáticos; prática em laboratórios especializados; estudos dirigidos e exposições e palestras interativas, etc.
Todas as atividades teóricas são realizadas no campus da Faculdade Pernambucana de Saúde, no bairro da Imbiribeira, Recife-PE.
VIVÊNCIA PROFISSIONAL
As atividades de vivência profissional serão na modalidade de estágios, realizadas no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira-IMIP em ambientes voltados para humanização da assistência: pré-natal, pós-natal, emergência obstétrica e o Centro de Parto Normal - CPN.
CONTEÚDO DO PROGRAMA
Reflexões e discussões acerca dos aspectos que envolvem a mulher e relações sociais de gênero, no que concerne à realidade de produção dos serviços de saúde Monitorização, impacto e estratégias para minimizar a mortalidade materna e perinatal na Saúde da Mulher A obstetrícia no Brasil A cultura do parto no Brasil Aspectos legais para o exercício da Enfermagem Obstétrica Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher Demandas e paradigmas na educação superior na área de saúde Estratégias e ambientes inovadores de aprendizagem: Palestras interativas, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Oficinas, ensino em cenários clínicos, Laboratórios e Simulação Metodologia da pesquisa Planejamento familiar e reprodutivo Fases do desenvolvimento embrionário e fetal Aspectos psicossociais e familiares durante o período gravídico-puerperal Diagnóstico da gravidez Atendimento Pré-natal de risco habitual baseado em evidencias Fisiologia da gestação Pelviologia e estática fetal Métodos não farmacológicos de alivio a dor Assistência de enfermagem nas urgências/emergências obstétricas e intercorrências gestacionais Atividades relacionadas aos processos terapêuticos utilizando práticas alternativas no ciclo gravídico-puerperal Períodos clínicos do parto e a assistência de enfermagem Mecanismo de parto Partograma (preenchimento e interpretação) Boas práticas na assistência ao parto e nascimento Programas de atenção à saúde do recém-nascido no contexto das políticas públicas de saúde brasileira Cuidado de enfermagem ao recém-nascido em sala de parto Cuidado de enfermagem nos principais agravos à saúde do recém-nascido em sala de parto Importância dos cuidados profissionais e familiares no período neonatal para o crescimento e desenvolvimento saudáveis
MÓDULOS
A mulher no contexto epidemiológico, cultural e social (15h) Educação e Docência em Saúde (15h) Saúde da Mulher (15h) Investigação e Pesquisa científica (45h) Adaptação materna da gestação e acessibilidade (45h) Intercorrências gestacionais (45h) Comunicação em Saúde (15h) Assistência Neonatal (30h) Vivência da prática profissional no Pré-natal e Pós-natal (20h) Vivência da prática profissional na Emergência Obstétrica (36h) Vivência da prática profissional em Sala de parto (232h)