Tecnólogo em Logística
A Carreira em Tecnólogo em Logística é uma das las Tecnólogo do Transporte e Logística que dita a Faculdade Pio XII.
Duraçao: 2 ANOS.
O título do Tecnólogo em Logística é o título atribuído pela Faculdade Pio XII para carreira Bacharelado em Logística.
SOBRE O CURSO
Este curso é voltado à formação de profissionais para atender às atividades de transporte, armazenamento e distribuição nas áreas de indústria, serviço e comércio, definidas a partir da análise do processo de trabalho destes segmentos e considerando as realidades do País.
Respeita valores políticos e éticos, e mantém compromisso com a qualidade, o trabalho, a ciência, a tecnologia e as práticas sociais relacionadas com os princípios da cidadania responsável. O aluno poderá se certificar como Analista de Logística ao final do primeiro ano. Ao concluir o curso estará certificado como Tecnólogo em Logística podendo ocupar cargos de nível gerencial na área.
OBJETIVO
O curso tecnólogo de logística tem por objetivo a formação de profissionais com capacidade de trazer lucratividade ao negócio e atender os clientes de maneira ágil e eficiente. O estudante também deve ser capaz de identificar as ferramentas apropriadas para cada etapa da cadeia de suprimentos e saber de que forma armazenar produtos até que seja entregue ao consumidor final.
Desse modo, o curso fornece um aprendizado sólido para que o profissional recém-formado possa atuar em operações logísticas e em diferentes ambientes de atividades. Em suma, o graduado saberá planejar e gerir estoques, atuar frente aos processos de compras, selecionar e identificar fornecedores e executar qualquer prática inerente à rotina diária.
ÁREA DE ATUAÇÃO
A logística permeia os vários setores econômicos: o agronegócio, a indústria, o comércio e os serviços. Agrega valor pelos atributos de lugar e tempo. Com a globalização da economia, as ofertas de produtos e serviços são crescentes e o desafio está em atender os níveis de serviço requeridos pelos clientes, contribuindo para o desenvolvimento do negócio de modo competitivo e sustentável.
A competitividade das empresas e das nações está fortemente ligada tanto à logística das redes inter empresariais (cadeia de suprimentos), bem como da infraestrutura que suporte as formas e meios mais adequados para armazenagem e transporte. Assim, a demanda por profissionais especializados e qualificados em logística é crescente e com um amplo mercado de atuação, tanto no setor privado como público.
PERFIL DO EGRESSO
O indivíduo que opta por fazer o tecnólogo na área de logística deve saber que o mercado de trabalho exige habilidades como flexibilidade, capacidade de trabalhar em equipe, disponibilidade de horários, possibilidade de viajar e conhecimentos em outros idiomas e em informática.
Também deve conhecer o segmento em que a empresa está inserida e ser curioso. No primeiro caso, vale a pena conhecer os objetivos organizacionais, seus valores e ambiente de trabalho, os principais concorrentes, identificar possíveis instabilidades do mercado, etc.
No segundo, é importante que o profissional esteja interessado nas estratégias adotadas pela empresa, tanto no quesito organização quanto em relação ao transporte e armazenagem. O recomendado é analisar cada etapa do processo e questionar sempre que houver dúvidas, enriquecendo seu conhecimento e encontrando soluções práticas para resolver.