Bacharelado em Medicina
A Carreira em Bacharelado em Medicina é uma das las Bacharelado do Saúde e Medicina que dita a Faculdades Nova Esperança.
Duraçao: 12 SEMESTRES.
Sobre o Curso
Contexto Institucional da FACENE/RN
A Faculdade Nova Esperança de Mossoró é uma instituição privada de ensino superior, criada e mantida pela Escola de Enfermagem Nova Esperança Ltda., pessoa jurídica de direito privado, com fins lucrativos, com sede e foro na cidade de João Pessoa/PB.
Suas instalações, corpo docente e equipamentos de última geração foram adquiridos para dar a melhor qualificação aos Médicos que serão formados pela Instituição, com o intuito de oferecer os melhores profissionais do mercado em dedicação, conhecimento teórico e prático, para atender à população carente do nosso Município, do Estado, da região e do nosso País como um todo.
Só assim atingiremos aquilo que a Faculdade Nova Esperança de Mossoró se propõe a fazer, que é capacitar Médicos voltados para a humanização da saúde, aptos a desenvolver suas tarefas o mais dedicadamente possível.
Contexto Institucional da FACENE/JP
A FAMENE está localizada no município de João Pessoa, Estado da Paraíba na região nordeste do Brasil. A Paraíba é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situada a leste da região Nordeste e tem como limites o estado do Rio Grande do Norte ao norte, o Oceano Atlântico a leste, Pernambuco ao sul e o Ceará a oeste. Ocupa uma área de 56.439 km² (pouco menor que a Croácia).
A capital é João Pessoa e outras cidades importantes são Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Patos, Sousa, Cajazeiras e Cabedelo. O relevo é modesto, mas não muito baixo, 66% do território se encontra entre 300 e 900 m de altitude. Seus principais rios são o Paraíba, Piranhas, Taperoá, Mamanguape, Curimataú, Peixes e Sanhauá.
A Faculdade de Medicina Nova Esperança–FAMENE, é um estabelecimento isolado de ensino superior, mantido pela Escola de Enfermagem Nova Esperança, pessoa jurídica de direito privado, com fins lucrativos, com sede e foro em João Pessoa, Estado da Paraíba.
A Mantenedora, Escola de Enfermagem Nova Esperança Ltda., teve seu Contrato de Sociedade de Responsabilidade Limitada devidamente registrado na Junta Comercial do Estado da Paraíba–JUCEP, sob o nº 25.600.034.180, em 17 de fevereiro de 1999. Iniciou suas atividades na área educacional com os cursos Auxiliar e Técnico de Enfermagem, com unidade própria no Centro da Cidade de João Pessoa, no ano de 1999, tendo formado nesses dezoito anos de atuação uma gama considerável de profissionais auxiliares e técnicos de enfermagem, com atuação preponderante no SUS, atendendo à sociedade paraibana, e de um modo geral, a toda região circunvizinha.
A Faculdade de Medicina Nova Esperança rege-se pelo seu Regimento, pela legislação de educação superior e, no que couber, pelo Estatuto da Mantenedora. A Mantenedora da FAMENE tem, com a mesma, relações de forma a garantir a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participam os segmentos da comunidade institucional, permitindo a autonomia didático-pedagógica do corpo docente.
A FAMENE tem como foco a área da saúde, e o seu centro de ensino foi projetado e disponibilizado ao corpo discente a partir da concepção da oferta de condições de excelência para a construção do conhecimento em saúde.
A Faculdade de Medicina Nova Esperança – FAMENE já nasceu grande, pois está entre as melhores, sendo aprovada pelo MEC com uma das maiores pontuações permitidas.
Suas instalações, corpo docente e equipamentos de última geração foram adquiridos para dar a melhor qualificação generalista aos futuros médicos que serão formados pela Instituição, com o intuito de oferecer os melhores profissionais do mercado em dedicação, humanização e conhecimento teórico e prático, para atender à população carente do nosso Estado, da nossa Região e do nosso País.
Só assim, estaremos atingindo aquilo que a Faculdade de Medicina Nova Esperança se propõe a fazer, que é capacitar Médicos voltados para a humanização da saúde, aptos a desenvolver suas tarefas o mais dedicadamente possível.
Objetivos do Curso
Gerais
Formar médicos generalista com competência técnico-científica, política, social, educativa, administrativa, investigativa e ética para o exercício profissional da Medicina no contexto da atenção básica e em serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde – SUS, visando à qualidade da atenção em saúde prestada aos cidadãos.
Formar médicos para interferir nos problemas de saúde da população, considerando fatores sociais, econômicos, políticos, ambientais e culturais que influenciam o processo saúde/doença dos indivíduos, famílias e comunidades do município de Mossoró e região oeste do Estado do Rio Grande do Norte.
Específicos
- Ter como base as diretrizes curriculares nacionais, como: contribuição para a inovação e a qualidade do projeto pedagógico, orientando o currículo do Curso de Graduação em Medicina para um perfil acadêmico e profissional medico generalista, abrangendo a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, que incluam as atividades em urgência e emergência. Este currículo deverá contribuir, também, para a compreensão, interpretação, preservação, reforço, fomento e difusão das culturas nacionais e regionais, internacionais e históricas, em um contexto educacional de pluralismo e diversidade cultural.
- Ministrar os conteúdos essenciais contidos na estrutura curricular através das atividades teóricas, práticas, complementares e estágio curricular supervisionado, de forma integrada e criativa, considerando as realidades social, cultural, sanitária e epidemiológica nacional, estadual e municipal.
- Desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício profissional do médico generalista e apto em urgência e emergência médica, articuladas aos contextos sociopolítico-cultural nacional, estadual e municipal dentro do SUS.
- Desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base de construção do perfil almejado a integração entre o ensino, a investigação científica como a pesquisa e a extensão.
- Exercitar a sistematização da integralidade da assistência por meio de estudos de caso, abrangendo a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do cliente, família e comunidade, fundamentada no marco referencial deste curso.
- Exercitar a investigação científica como atividades de pesquisa e extensão e a educação em saúde como atividades fundamentais na integralidade da atenção em saúde.
- Promover a inserção dos docentes e discentes nas ações de saúde dos sistemas de saúde do município de Mossoró e do Estado do Rio Grande do Norte.
Perfil do Egresso
O Curso de Graduação em Medicina da FACENE/RN apresenta como perfil do formando egresso/profissional o médico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença, em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.
Para uma formação integral do médico, é necessária a articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas do egresso, desdobrando-se nas seguintes áreas: I – Atenção à Saúde; II – Gestão em Saúde; e III – Educação em Saúde.
No que se refere à Atenção à Saúde, o egresso será formado para considerar sempre as dimensões da diversidade biológica, subjetiva, étnico-racial,de gênero, orientação sexual (Resolução CNE/CES 3/2014), socioeconômica, política, ambiental, cultural, ética e demais aspectos que interagem no processo de formação da diversidade humana que singularizam cada pessoa ou cada grupo social.
No tocante à Gestão em Saúde, o médico deve ser capaz de compreender os princípios, diretrizes e políticas do sistema de saúde, e participar de ações de gerenciamento e administração para promover o bem-estar da comunidade.
No eixo Educação em Saúde, o médico deverá ser corresponsável pela própria formação inicial, continuada e em serviço, pela própria autonomia intelectual, responsabilidade social, ao mesmo tempo em que se compromete com a formação das futuras gerações de profissionais de saúde, e o estímulo à mobilidade acadêmica e profissional.
Público-Alvo
Pessoas interessadas em atuar no mercado de trabalho como médicos e profissionais da saúde, visando atender à crescente demanda do mercado regional e nacional nas mais diferentes especialidades médicas.
O aluno deve adquirir, ao longo do Curso, conhecimentos fundamentais nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Mental e Medicina da Família e Comunidade, que o tornem competente para prestar assistência médica de qualidade, para atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação e reabilitação dos doentes. Sua formação deve contemplar o exercício profissional dentro de princípios éticos e humanistas bem estabelecidos. Objetiva-se, também, desenvolver no aluno as habilidades de comunicação, gestão e liderança e trabalho em equipe, essenciais para um desempenho profissional de qualidade em nível individual e social.
Como locais de trabalho temos: postos de saúde; clínicas e hospitais, privados e públicos; centros de pesquisa; laboratórios; consultório próprio ou de terceiros; magistério.
Para aqueles que estiverem interessados em ingressar no curso de Graduação em Medicina da FACENE/RN será necessário que os candidatos estejam em fase de conclusão ou já concluíram o ensino médio como também alunos de outras Instituições de Ensino Superior que queiram solicitar transferência de outro curso de medicina.
Diferenciais do Curso de Graduação
- Oferta de uma experiência ímpar ao aluno, mediante a oportunidade de estudar Anatomia em aulas práticas de dissecação em cadáveres nos primeiros semestres do Curso.
- Laboratórios equipados com instrumentos de última geração e preparados para receber o aluno.
- Oportunidade dada ao aluno de realizar atividades práticas já no 1º semestre do Curso, anseio de todo estudante calouro.
- Incentivo e fortalecimento da relação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, através do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmicas – NUPEA, estimulando a prática de realização de trabalhos científicos desde o 1º semestre, facilitando sua publicação, já que a Instituição dispõe de sua própria Revista Científica – a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança – e de seu Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos.
- Realização de palestras educativas, cursos, seminários, simpósios e congressos de temas científicos e multidisciplinares, para reciclagem constante de seu corpo discente e docente.
- Apoio psicológico e didático-pedagógico ao aluno oferecido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de capacitação docente – NAP, constituído de professores-educadores, de várias áreas, psicólogos e pedagogos.
- Participação ativa nas Tutorias, ministradas desde o 1º período do curso.
- Uso de tecnologia de informação e comunicação (TICs) no processo ensino aprendizagem. As tecnologias de informação se transformam em uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização desses meios tecnológicos, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos os mais diversos possíveis.
- Periódico científico – Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança – acessível a alunos e docentes.
- Acesso ao site institucional ACADWEB, internet 24 horas gratuita na IES, e ao ambiente virtual de aprendizagem institucional.
- Para as atividades práticas de seus alunos no âmbito do Internato Médico ou não, a faculdade possui Convênio com toda a rede Hospitalar, seja Municipal, Estadual e Particular, de baixa, média e alta complexidade em Mossoró.