Bacharelado em Ciências da Computação
A Carreira em Bacharelado em Ciências da Computação é uma das las Bacharelado do Computação e Tecnologias da Informação que dita a Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.
Duraçao: 4 ANOS.
O título do Bacharelado em Ciências da Computação é o título atribuído pela Insper Instituto de Ensino e Pesquisa para carreira Bacharelado em Ciência da Computação.
SOBRE O CURSO
A transformação digital é uma realidade que alcança cada vez mais empresas e outros tipos de organizações. À medida que esse processo avança, cresce o valor de um profissional que ajude a enxergar os potenciais da tecnologia na melhoria dos processos e na vida das pessoas – o cientista da computação.
O curso de Ciência da Computação do Insper irá formar especialistas em computação avançada com foco no desenvolvimento de soluções para necessidades reais das organizações e da sociedade.
Os alunos serão capazes de atuar em times de desenvolvimento de softwares, tanto escrevendo códigos quanto liderando equipes. O objetivo será sempre garantir qualidade, prazos e viabilidade do produto.
Nosso cientista da computação será o profissional perfeito para um mundo em que aplicativos, web, segurança de informação, blockchain, machine learning, cloud computing, comércio digital, internet das coisas e big data são cada vez mais onipresentes.
Um curso de tecnologia mais humano
A razão de todo software existir é ser útil para as pessoas que precisam dele. A graduação em Ciência da Computação do Insper é focada na entrega de projetos que resolvam problemas reais de empresas e de pessoas. A partir da concepção de uma solução, desenvolvida com os usuários, os alunos irão concretizar projetos fazendo uso de tecnologia da informação e de programação.
O currículo do curso proporcionará vivências centradas em metodologias ágeis, desenvolvimento colaborativo distribuído, user experience e produtos digitais.
Mais do que dominar os fundamentos teóricos, saber programar e desenhar sistemas, o Cientista de Computação do Insper verá seu trabalho como um processo, que parte de pessoas e termina novamente em pessoas. E será plenamente competente para realizá-lo. Isso envolve compreender as necessidades dos usuários da futura solução com empatia, formular e resolver os problemas técnicos com o uso das mais avançadas tecnologias e mais sólidos conceitos, e levar a solução de volta às pessoas, com a atitude empreendedora dos que não veem dificuldades como obstáculos, mas como oportunidades.
Nessa jornada, os futuros cientistas da computação terão uma formação para desenvolver, além de competências técnicas e criação de projetos centrados no usuário, habilidades de comunicação, trabalho em equipe e liderança. E desenvolverão ao longo do curso a capacidade de continuar aprendendo por toda a vida.
Essa combinação permite que profissionais transformem a realidade, considerando necessidades, cultura e valores das pessoas. Projetos tecnológicos não são apenas técnicos, mas oportunidades de geração de valor para comunidades, com produtos que atendam às necessidades por um preço justo e economicamente viável.
Por que escolher o Insper?
A experiência acadêmica da graduação em Ciência da Computação foi cuidadosamente desenhada para conciliar uma sólida e integrada formação teórica e prática. Veja alguns dos atributos que o aluno irá desenvolver:
Aprender a projetar e construir arquitetura de softwares complexos
A jornada de construção de software é iniciada com a análise detalhada de códigos para que os alunos possam aprender a escrever programas compreensíveis, de fácil manutenção e teste. O resultado será a construção de softwares mais dinâmicos, vivos e que evoluem no tempo. Os estudantes farão uso de metodologias de desenvolvimento ágil para entregar softwares de qualidade que resolvam um problema real.
Em uma nova fase, o software passará a ser formado por múltiplos componentes que interagem entre si, cada um tão complexo quanto os já feitos desde então. Será importante também que ele resolva problemas de pequena a grande escala. A complexidade não se resolve com formação superficial, por isso os alunos vão ter uma base teórica muito sólida, desenvolvida sempre de foma aplicada e contextualizada. O desenvolvimento do software também se estenderá pelo espaço, com a realização de projetos de maneira colaborativa no mundo todo.
Além das capacidades técnicas, durante essa jornada o aluno desenvolverá habilidades de trabalho em equipe, comunicação, negociação de prazos e escopo.
Viver a dinâmica do mercado dentro da escola
Equipes de software adotam ciclos de entrega mais curtos em que desenvolver rapidamente o produto é essencial para o sucesso. Dessa forma, em diversos momentos do curso serão criadas dinâmicas de trabalho em equipe, intenso e focado, com ciclos rápidos de feedback e foco na criação de softwares que resolvam problemas.
Durante esses períodos, os alunos atuarão juntos, aprendendo uns com os outros em um ambiente desafiador e de alta performance. Cada grupo irá determinar suas próprias metas, criando vivências únicas que se acumularão a cada ano.
Os alunos praticarão os diversos papéis exercidos por profissionais num projeto de software: desenvolvedor, líder de projeto e líder de produto. Tudo isso será feito com a orientação decisiva de um corpo docente altamente qualificado, que estimulará os alunos a sonhar alto e a adotar metas ambiciosas. A etapa final do curso será um projeto em parceria com grandes empresas do setor. Elas irão propor aos alunos o desenvolvimento de projetos de inovação em temas como machine learning, inteligência artificial, devops e cibersegurança.
Aprender por meio de feedbacks personalizados, rápidos e constantes
Já no primeiro semestre do curso, nas tarefas iniciais de aprendizado, os alunos contam com um sistema de feedback automatizado de exercícios e atividades, o software visual studio code. Esse software de programação é hospedado num servidor que se situa na nuvem, e permite que um aluno tente diversas vezes completar a tarefa. Os professores desenvolvem estratégias para que o sistema dê feedback formativo e que oriente o aluno em direção a completar a atividade.
O uso dessa tecnologia torna o processo de aprendizagem mais interativo e personalizado.
Além da interação entre alunos e professores, o sistema também oferece acesso a dashboards que mostram a evolução dos estudantes de maneira individual. Essa possibilidade permite um acompanhamento mais próximo dos professores e ajudam os alunos a organizar o seu próprio ritmo de estudos.
Liderar projetos ágeis
Projetos de software dificilmente têm um escopo claro e fixo. Por esse motivo, equipes de desenvolvimento precisam estar em contato com o cliente e reagir a mudanças de forma eficaz. É necessário que a equipe seja ágil. Ciclos curtos de desenvolvimento e melhorias constantes dos processos são essenciais para o sucesso de um projeto.
O aluno será exposto à filosofia de desenvolvimento ágil desde o início do curso. O escopo dos projetos será negociado com o professor e desenvolvido em ciclos curtos de feedback sobre aspectos técnicos e de trabalho em equipe.
Em um segundo momento, as equipes de alunos passarão a interagir com usuários e clientes reais. Assim, irão desenvolver as habilidades de comunicação e design centrado no usuário, buscando compreender as necessidades e os requisitos muitas vezes implícitos em um projeto. O ciclo será concluído nos últimos anos do curso, quando o aluno passará a liderar pequenas equipes de desenvolvimento ágil para atender a clientes e usuários reais.
Desenvolver habilidades interpessoais
Um dos princípios que orientam a criação das experiências de aprendizagem do curso de Ciência da Computação Insper é o desenvolvimento dos alunos como pessoas.
Para isso, são incluídas na grade curricular atividades que possibilitam o desenvolvimento de habilidades de comunicação escrita e oral, trabalho em equipe e aprendizado autônomo. Sempre com feedbacks detalhados sobre como melhorar as habilidades e com oportunidades para praticar.
Na segunda metade do curso, serão adicionadas experiências que desenvolvam consciência de contexto e qualidades empreendedoras, dando aos alunos a oportunidade de enxergar o mundo e a sua profissão de maneira ampla e se colocar como agentes de transformação para problemas da sociedade.