Bacharelado em Engenharia Mecânica



A Carreira em Bacharelado em Engenharia Mecânica é uma das las Bacharelado do Engenharia, Produção e Construção que dita a el Instituto Federal Catarinense.

Duraçao: 5 ANOS.

O título do Bacharelado em Engenharia Mecânica é o título atribuído pela el Instituto Federal Catarinense para carreira Engenharia Mecánica.

Sobre o Curso

Profissional das soluções inovadoras, o engenheiro mecânico encontra grandes oportunidades de atuação no mercado. É o reflexo de uma formação que privilegia a autonomia e a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares graças a uma formação básica sólida e a um constante aperfeiçoamento técnico aliado às preocupações ambientais, éticas, técnicas e econômicas.

Além da formação básica, o curso no IFC privilegia as atividades experimentais e extracurriculares que, aliadas aos conhecimentos teóricos, fortalecem a capacidade de criação e análise crítica. É constante o estímulo à organização dos estudantes em trabalhos práticos. Notabiliza-se também por ser o primeiro curso na área oferecido através de um instituto federal de educação no meio-oeste catarinense.


Perfil do Egresso

O perfil do egresso em Engenharia Mecânica do IFC Campus Luzerna está de acordo com o Parecer CNE/CES 1.362/2001 e a Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002. Conforme os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura (MEC, 2010) o Bacharel em Engenharia Mecânica:

É um profissional de formação generalista, que atua em estudos e em projetos de sistemas mecânicos e térmicos, de estruturas e elementos de máquinas, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção, de acordo com as normas técnicas previamente estabelecidas, podendo também participar na coordenação, fiscalização e execução de instalações mecânicas, termodinâmicas e eletromecânicas. Além disso, coordenada e/ou integra grupos de trabalho na solução de problemas de engenharia, englobando aspectos técnicos, econômicos, políticos, sociais, éticos, ambientais e de segurança. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em suas atividades, considera aspectos referentes à ética, à segurança, à segurança e aos impactos ambientais.


Forma de Ingresso

Inscrição através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

Quantidade de Vagas (por turma):

40 vagas.


Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.