Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
A Carreira em Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem é uma das las Doutorado do Línguas que dita a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Duraçao: 48 MESES.
Conteúdos: 3.
O título do Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem é o título atribuído pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo para carreira Doutorado em Educação.
A estrutura curricular do Programa de Doutorado em Linguística Aplicada conta com 03 DISCIPLINAS de 03 créditos cada uma e 12 créditos em ATIVIDADES PROGRAMADAS e objetiva diversificar os tipos de atividades desenvolvidas pelo aluno, possibilitando a vivência no curso de Pós-Graduação como um percurso de aprendizado da pesquisa, que tem como consequência um processo individualizado de construção do conhecimento.
É preciso observar não haver disciplinas especiais para o Doutorado. O doutorando escolhe as disciplinas a serem cursadas, conforme as necessidades de seu projeto, entre as que são sistemática e semestralmente oferecidas.
As DISCIPLINAS, assim como as ATIVIDADES PROGRAMADAS, estão voltadas para a visão multidisciplinar que caracteriza a Linguística Aplicada e os Estudos da Linguagem hoje, para as necessidades e interesses dos alunos e para os projetos desenvolvidos em cada uma das quatro linhas de pesquisa. Esses projetos envolvem docentes da PUC-SP e de outras IES, professores da graduação e, especialmente, discentes, constituindo um lugar de efetivo desenvolvimento, com vistas à individualidade do pesquisador e à participação ativa na coletividade em que está inserido.
O EXAME DE QUALIFICAÇÃO do Doutorado é feito em três fases:
A QUALIFICAÇÃO I é feita no início do segundo ano de entrada do aluno no Programa e tem por objetivo avaliar o Projeto detalhado e definitivo da tese.
A QUALIFICAÇÃO II é feita no início do terceiro ano de Programa, avaliando a coleta e o processamento dos dados, a discussão teórico-metodológica e a pertinência do conjunto para a realização do trabalho pretendido.
A QUALIFICAÇÃO III é feita no início do quarto ano do aluno no Programa, tendo como objetivo a avaliação da análise de dados e da redação preliminar da tese.
QUALIFICAÇÃO COMPLEMENTAR:
A Qualificação complementar é uma etapa para a obtenção do doutorado no LAEL e consiste na submissão de duas publicações:
O doutorando deve ter publicado ou ter o aceite para publicação de dois artigos, em periódico nacional ou estrangeiro, em língua portuguesa ou estrangeira, de Qualis A1 a B3. Os artigos podem ser em co-autoria com o orientador ou com algum colega. Caso haja rebaixamento do Qualis durante o processo de avaliação, prevalece o Qualis da revista do momento da submissão.
Outra modalidade de publicação é o capítulo de livro com comitê científico ou editorial.
As duas publicações podem compreender um capítulo de livro e um artigo, dois capítulos de livro ou dois artigos.
Essa exigência deve ser cumprida antes de marcar o terceiro exame de qualificação do doutorado, ou seja, a publicação dos artigos/ capítulos de livros é um pré-requisito para qualificar.