Mestrado em Comunicação Social
A Carreira em Mestrado em Comunicação Social é uma das las Mestrado do Comunicação, Mídias Sociais e Ciências da Comunicação que dita a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Duraçao: 2 ANOS.
Conteúdos: 48.
O título do Mestrado em Comunicação Social é o título atribuído pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul para carreira Mestrado em Comunicação.
SOBRE O CURSO
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS, conceito 6 na CAPES, dedica-se à formação de mestres e doutores, focalizando sua área de concentração no estudo das práticas e culturas da comunicação. Essa grande área que hoje é formada por duas linhas de pesquisa: Cultura e tecnologias das imagens e dos imaginários; e Política e práticas profissionais na comunicação. A partir de 2023 contará com mais três linhas de pesquisa: Imaginário, indústria criativa e tecnologias emergentes; Práticas nas mídias, organização e poder; e Processos comunicacionais, políticas dos corpos e interseccionalidade.
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS oferece formação nos níveis de mestrado, desde 1994, e de doutorado, a partir de 1999. Orientado por uma perspectiva de reflexão e pesquisa sobre as práticas e cultura da comunicação a partir dos imaginários, das tecnologias, do audiovisual, dos poderes e das organizações busca preparar pesquisadores para a transdisciplinariedade no campo comunicacional através do estímulo à reflexão e à pesquisa, que permite um avanço conceitual dos estudos da área.
Edita a Revista Famecos – Mídia, cultura e tecnologia, uma das publicações de referência em nível nacional da área (Qualis nacional A2) e editou a Revista Sessões do Imaginário (Qualis nacional B1). Além das revistas científicas, o Programa conta com selos de livros, desde 2000, são publicados títulos que se tornaram referência na área através da Coleção Comunicação (impresso) e a Coleção NUPECC (digital), pela Edipucrs, com obras de pesquisadores (professores e alunos) de programas de outras instituições.
Organiza, desde 1996, o Seminário Internacional da Comunicação, com a participação de grandes intelectuais internacionais e nacionais, e sediou os principais eventos da área como INTERCOM (1991 e 2004), SOCINE (2001), IAMCR (2004), COMPÓS (2000 e 2019), ABRAPCORP (2010) e FORCINE (2018). Tem internacionalização consolidada com diversas instituições de ensino estrangeiras. Em 2007, por meio do Programa da Escola de Altos Estudos da CAPES, o PPGCOM contou com a participação do professor visitante Lucien Sfez durante um semestre, o que simboliza uma marca em termos de intercâmbio que é praticado semestralmente até hoje. Também merece registro a honraria destinada a Edgar Morin, a Michel Maffesoli e Gilles Lipovetsky, como doutores honoris causa da PUCRS, por iniciativa do PPGCOM. Em 2019, o PPGCOM comemorou os 25 anos em uma jornada intitulada Pesquisa e Internacionalização, que visou consolidar as relações de colaboração firmadas com seu grupo de parceiros nacionais e internacionais passados dois decênios e meio desde a sua criação. Em relação aos intercâmbios nacionais, merece destaque um projeto DINTER junto à Universidade Federal do Maranhão que transcorreu entre 2012 e 2017 e um PROCAD com a Universidade de Brasília, Universidade Federal da Bahia e Universidade de Sorocaba (2012-2015).
O PPGCOM conta com diferentes estruturas de pesquisa, são quatro laboratórios de pesquisa, dois núcleos de pesquisa, quinze grupos de pesquisa, além da infraestrutura do TECNA (Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul da PUCRS), os quais integram redes de pesquisa nacionais e internacionais, estabelecem parcerias institucionais, atuam na formação e capacitação de recursos humanos altamente qualificados e refletem sobre temas transdisciplinares e estratégicos para a área da Comunicação com relevante impacto na sociedade.
Destaca-se também os Grupos de Estudos do Corpo Discente que começaram a ser organizados em 2008, sob a supervisão da Comissão Coordenadora do Programa, que orienta as ementas, cronogramas, encontros, convidados e proporciona toda a infraestrutura para o seu funcionamento. Os encontros têm por objetivo promover um debate que permita um avanço no conhecimento dos alunos sobre as pesquisas em andamento no Programa de Mestrado e de Doutorado, enfatizando questões metodológicas, estruturais e conceituais, além de discussões sobre textos e autores. Trata-se de um importante meio de interação acadêmica e formação do pesquisador, que proporciona especialmente autonomia e iniciativa para os estudantes. O PPGCOM/PUCRS tem formado professores e pesquisadores que estão hoje vinculados em várias instituições do Norte ao Sul país. Os egressos do PPGCOM, em sua maioria, atuam em instituições de ensino superior e em organizações da área da Comunicação.
Vale ressaltar que em 2022, o PPGCOM conquistou excelência na Avaliação da Capes. Ao todo, dos 22 PPGs da PUCRS, 50% tiveram crescimento de conceito, colocando a instituição com a melhor média obtida nas últimas seis avaliações, atingindo o conceito 5,95. O resultado é o melhor da Universidade no histórico da Avaliação da Capes. A divulgação deste ano compreende o período de 2017 a 2020.
Conceito Capes: 6
Créditos Mestrado: 18 créditos
Prazo de Defesa: mínimo de 12 e máximo de 24 meses
OBJETIVO
Formação de professores para atender às demandas dos diferentes cursos de Comunicação Social no país e preparação de pesquisadores capazes de aprofundar reflexões sobre a evolução contemporânea da Comunicação Social, tanto tecnológica quanto criticamente.
ESCOPO
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS (Mestrado) nasceu em 1994, para focalizar os grandes temas da era da mídia. O Doutorado surgiu em 1999. O PPG em Comunicação Social busca primordialmente capacitar docentes nas diversas áreas da Comunicação Social, mas também tem como objetivo qualificar pesquisadores profissionais e promover a pesquisa em Comunicação Social no país. Por fim, o PPGCom atende à demanda de profissionais que, longe da Universidade há algum tempo, pretendem atualizar-se a respeito de diferentes aspectos de sua profissão. Neste sentido, reúne professores experientes no mercado de trabalho e com reconhecida qualificação para a reflexão teórica.
Por ter um corpo docente multidisciplinar e com grande experiência profissional e pedagógica, pois boa parte de seus professores já realizaram cursos de Pós-Doutorado, atende a diferentes objetivos dos que procuram seus cursos, na medida em que abrange a Comunicação Social de maneira ampla. O PPGCom dita as revistas Escola de Comunicação, Artes e Design – Mídia, cultura e tecnologia, uma das publicações de referência em nível nacional da área (Qualis nacional A2) e Sessões do Imaginário (B1). Organiza, desde 1996, o Seminário Internacional de Comunicação, com a participação de expoentes do campo e de grandes intelectuais internacionais, como Edgar Morin, Jean Baudrillard, Michel Maffesoli, Régis Debray, Pierre Lévy, Dominique Wolton, Gilles Lipovetsky, Eric McLuhan, Néstor García Canclini, J. B. Thompson e muitos outros.
O PPGCOM tem como ponto alto a internacionalização das suas atividades, mantendo convênios ativos, baseado no intercâmbio de estudantes e professores e na pesquisa compartilhada, com universidades renomadas, entre as quais Sorbonne/Universidade Paris Descartes, Instituto de Ciências da Comunicação do CNRS/França, Universidade de Montpellier III, MIT/EUA, Universidade do Minho (Portugal), Universidade de Coimbra (Portugal) e Universidade de Santiago de Compostella.
INGRESSO E PROCESSO SELETIVO
O PPGCom oferece, anualmente, 25 vagas para o curso de Mestrado e 15 vagas para o curso de Doutorado, mediante conjunto de procedimentos para a seleção dentre os candidatos inscritos conforme edital vigente.
LINHAS E ESTRUTURAS DE PESQUISA
Área de Concentração
- Práticas e Culturas da Comunicação
Linhas de pesquisa
Linhas de pesquisa ingressantes de 2023
- Imaginário, indústria criativa e tecnologias emergentes
- Práticas nas mídias, organização e poder
- Processos comunicacionais, políticas dos corpos e interseccionalidade
Linhas de pesquisa ingressantes até 2022
- Cultura e tecnologias das imagens e dos imaginários
- Política e práticas profissionais na comunicação
DISCIPLINAS
BIOGRAPHIC NARRATIVES: INTERVIEW CONDUCTION AND ANALYSIS COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: NARRATIVAS DAS TELAS AOS METAVERSOS COMUNICAÇÃO E CULTURA Cinema e Espaço Audiovisual. Interseções Tecnológicas, Rupturas e Convergências Cinema e indústria audiovisual Cinema: organização sócio-cultural e imaginário Com. da Pesq. Cient. : Estrat. Acad. e Visibilidade Midiática Comunicação Contemporânea e as Práticas Digitais: Reflexões e Impactos nas Organizações Comunicação Organizacional Comunicação contemporânea e manifestações da informação no entretenimento Comunicação e Opinião Pública Convergência e Ubiquidade Midiática Crítica da razão tecnológica Crítica do Pensamento Tecnológico DIGITAL ERROR: COMUNICAÇÃO, NEOMATERIALISMO E CULTURA DIGITAL DISPUTA ENTRE IMAGENS: NARRATIVA, ESTÉTICA E POLÍTICA Descolonização do Pensamento Computacional Discurso das Mídias História da comunicação e paradigmas teóricos Imagem e Imaginário Imagem: socialidade e imaginário Leituras Programadas em Comunicação Organizacional Linguagens e Tecnologia da Comunicação MENTORIA PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO Metodologia da Pesquisa em Comunicação MÍDIA, PROPAGANDA E DESINFORMAÇÃO Narrativas tecnológicas: Cinema TV e vídeo na era digital Práticas Discursivas em Ambientes Organizacionais Seminario I Seminario II Seminario III Seminario IV Seminario V Seminario XIII Seminario Xx Seminário Comunicação e Emoções Coletivas Seminário I Documentário Contemporâneo e os Levantes: Protagonistas, Narrativas e Imaginários Seminário de Pesquisa Seminário: Jornalismo em Tempos de Populismo e Erosão da Democracia Seminário: Paisagens Midiáticas e Imaginário: Matrizes, Identidades e Emergências Seminário: o Real Midiático Seminários Avançados em Teorias da Imagem Sociologia da Comunicação: Cultura e Comportamento Contemporâneo Sociologia da Música Televisão e Outras Telas: Narrativas, Gêneros e Tecnologias
Temas Contemporâneos em Comunicação e Cultura Digital
Teorias da Comunicação Teorias do Jornalismo