Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão da Inovação
A Carreira em Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão da Inovação é uma das las Mestrado do Ciências Biológicas que dita a UNIFEMM Centro Universitário.
Duraçao: 24 MESES.
O título do Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão da Inovação é o título atribuído pela UNIFEMM Centro Universitário para carreira Mestrado em Biotecnologia.
SOBRE O CURSO
O Curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão da Inovação tem como objetivo formar recursos humanos com capacidade teórico, analítica e operacional para compreender e atuar nas diferentes fases do processo de desenvolvimento de biotecnologia e gestão da inovação tecnológica. As linhas de pesquisa diversas proporcionam a formação de profissionais de alto nível em suas respectivas áreas, capacitados a atuar como pesquisadores, professores e gestores em universidades, empresas, institutos de pesquisa e agências governamentais.
HORÁRIO DAS AULAS
6ª-feiras (turno noturno) e sábados (turnos matutino e vespertino). Além disso, o curso poderá demandar também atividades desenvolvidas, excepcionalmente, às 5ªs feiras nos turnos vespertino e noturno e 6ªs feiras no turno vespertino, quando houver aula prática.
LINHAS DE PESQUISA
Agronegócio e Bioindústria
Essa linha de pesquisa busca soluções inovadoras para a agroindústria e o agronegócio. Além disso, busca integrar dados da biologia avançada fortalecendo a biologia de sistemas com foco na promoção da produtividade e da sustentabilidade nos setores biotecnológicos do agronegócio. Os estudos em agroindústria buscam soluções para a agricultura familiar e comercial através do manejo integrado de pragas com ênfase ao controle biológico e pela busca de fungos e bactérias solubilizadores que atuam na biossolubilização de potássio e fósforo presentes em rochas naturais e na oxi-redução de compostos de enxofre. Além disso, buscam solucionar e compreender os mecanismos relacionados ao uso de nutrientes por meio da exploração da variabilidade genética e de práticas de manejo de solo aliadas com a interação com microrganismos, como as associações simbióticas com fungos micorrízicos arbusculares (FMA).
Biotecnologia e Gestão Ambiental
Os estudos da área estão voltados ao manejo sustentável do solo, água, fauna e flora para a conservação do meio ambiente utilizando novas ferramentas para diminuir o impacto causado por agentes prejudiciais ao contexto. Os estudos buscam obter soluções biotecnológicas para mitigação de impactos ambientais e monitoramento da qualidade ambiental. A linha de pesquisa também alia conceitos de administração e gestão dentro da área ambiental para gerenciamento dos recursos naturais dentro de propriedades agrícolas, reservas ambientais e áreas urbanas e industriais.
Biotecnologia e Saúde
Os estudos em Biotecnologia e Saúde visam a aplicação de novas tecnologias utilizadas na terapia, tratamento e diagnóstico de doenças. Há projetos desenvolvidos com foco na avaliação do ambiente e do impacto da inovação, relacionada ao desenvolvimento de produtos, procedimentos, processos ou serviços; epidemiologia de doenças parasitárias; bioprospecção de produtos naturais; estudo e desenvolvimento de modelos inovadores na educação e promoção da Saúde; análise da biotecnologia na situação de saúde dos indivíduos.
Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação
Os estudos em CT&I visam preparar os estudantes para lidar com as novas tecnologias de modo a gerenciar processos de inovação com boa base científica. Nesse grupo já existem pesquisas voltadas para a avaliação de impactos da inovação, tendo em vista a integração dos três principais agentes de inovação (Empresas, Universidades e Agências Governamentais). A linha de pesquisa tem como principal objetivo favorecer o empreendedorismo na área de biotecnologia.