Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
A Carreira em Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma das las Tecnólogo do Computação e Tecnologias da Informação que dita a la Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.
Duraçao: 3 ANOS.
SOBRE O CURSO
O Brasil atualmente possui um mercado muito aquecido para profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI). De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), o Brasil ocupa a 9ª posição no ranking mundial de Tecnologia da Informação e é líder neste mercado na América Latina, respondendo por 44% deste mercado.
Quando se fala do mercado de Tecnologia da Informação, destaca-se a área de desenvolvimento de software, que responde por volta de 40% das vagas deste mercado de trabalho, caracterizando-se como uma das áreas mais promissoras para profissionais de TI.
Um estudo da ABES apontou a existência de 24.135 empresas dedicadas ao desenvolvimento e produção de software, distribuição e prestação de serviços no mercado nacional, sendo que 68,7% delas têm como atividade principal o desenvolvimento e produção de software ou prestação de serviços. Por outro lado, aponta a existência de 6.454 empresas que atuam no desenvolvimento e produção de software, sendo 95% delas classificadas como micro e pequenas empresas, segundo análise realizada pelo critério de número de funcionários (até 99 funcionários). Neste cenário, a carreira para profissionais de desenvolvimento de software possui alta demanda nas empresas.
Um levantamento da empresa de recrutamento Catho apontou um crescimento de 174% na busca por desenvolvedores de software no ano de 2020.
O curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIARP é uma opção de formação para o desenvolvimento de software, capacitando profissionais para realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, teste e manutenção de sistemas computacionais.
MERCADO DE TRABALHO
Áreas de Atuação
O mercado de trabalho para o profissional de desenvolvimento de software está extremamente aquecido: sobram vagas disponíveis e as empresas estão à procura de profissionais qualificados.
O profissional oriundo do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas poderá atuar, preferencialmente, nas várias funções ligadas ao processo de desenvolvimento de software como Programador de Computadores, quer seja front-end ou back-end; Analista de Sistemas; Gerente de Projetos de Software; Projetista ou Administrador de Banco de Dados; Arquiteto de Dados e Informações; Analista de Teste de Software; e Analista de Qualidade de Software, entre outras.
Opcionalmente poderá atuar também em outras áreas da Tecnologia da Informação, como Administração de Redes, Infraestrutura de TI e Segurança da Informação, entre outras. Também poderá empreender ou desenvolver consultorias na área de desenvolvimento de software ou, de forma mais abrangente, na área de tecnologia da informação.