Bacharelado em Fisioterapia



A Carreira em Bacharelado em Fisioterapia é uma das las Bacharelado do Saúde e Medicina que dita a la Universidade Católica de Brasília.

Duraçao: 8 SEMESTRES.

SOBRE O CURSO

Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), a Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade.

Dessa forma, a Fisioterapia pode ser entendida como o ramo da ciência que estuda o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais ou nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando preservar, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional até a eleição e aplicação dos procedimentos fisioterapêuticos.

Na Universidade Católica Brasília o curso tem como objetivo uma formação generalista, capacitando o estudante a atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Para tanto, está estruturado para que o conhecimento seja trabalhado de forma harmônica e integrada, não só permitindo a articulação das disciplinas, mas também dos cursos da área da saúde, com a troca de experiências gerando reciprocidade e favorecendo a visão de equipe.

Durante o curso de graduação em Fisioterapia você irá estudar os mecanismos fisiopatológicos das principais alterações que acometem o sistema musculoesquelético, cardiorrespiratório, urogenital, entre outros. O principal foco de estudo dos fisioterapeutas é o movimento humano, seja para avaliação e diagnóstico, como também para o tratamento das disfunções que interferem diretamente o cotidiano dos seus pacientes. A base do curso são disciplinas que abrangem as ciências biológicas e ciências da saúde, como anatomia, cinesiologia, terapias manuais, ortopedia e traumatologia, neurologia, pneumologia, cardiologia, ginecologia aplicadas aos objetivos e tratamentos fisioterapêuticos.


DIFERENCIAIS

O curso de Fisioterapia da Universidade Católica dispõe de estrutura de excelência no que diz respeito à Clínica Escola, que se mantem respeitada, durante esses 24 anos, pela comunidade médica e pela população. O corpo docente da UCB é formado por especialistas, mestres e doutores.

O curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília já formou 39 turmas, apresentando ao mercado aproximadamente 1270 fisioterapeutas, muitos dos quais se tornaram profissionais com sucesso, trabalhando na rede pública ou privada, no país ou no exterior.

O tempo de integralização do curso em quatro anos apresenta-se como o primeiro diferencial competitivo, pois capacita precocemente o estudante a ingressar em um mercado de trabalho marcadamente competitivo. A grade curricular baseada na integralização dos conteúdos possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo e facilita o processo de ensino aprendizado, tudo isso associado à utilização de ambiente virtual de aprendizado, para atividades supervisionadas, favorecendo uma orientação constante do professor.

Outros diferenciais do curso são as atividades práticas inseridas nos componentes curriculares, dando uma característica extensionista, a quase totalidade dos componentes curriculares, com atendimento a comunidade insere o estudante na realidade e em práticas reflexivas desde o início do curso, imergindo o estudante no contexto social e profissional.

A infraestrutura com amplas salas de aulas, materiais de apoio audiovisual permanentes, laboratórios montados para realização de aulas práticas e também uma moderna Clínica de Fisioterapia para realização dos estágios supervisionados e das atividades práticas nos componentes curriculares e em projetos de pesquisa e extensão, estimulam todo o processo de ensino aprendizagem.

As atividades em nível ambulatorial são oferecidas na Clínica Escola de Fisioterapia da UCB e podem ser distribuídas nas seguintes áreas: Fisioterapia em Ortopedia/Traumatologia/Reumatologia, Fisioterapia em Neurologia Adulto e Infantil, Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia, e Reabilitação Cardiopulmonar. As práticas de Estágio Supervisionado em área hospitalar são desenvolvidas em parcerias com grandes hospitais da rede pública e/ou no Hospital das Forças Armadas (HFA). Por fim, as práticas comunitárias são oferecidas na comunidade do Areal e em Instituições de Longa Permanência. As atividades de estágio são supervisionadas por docente orientador e preceptores.


MERCADO DE TRABALHO 

Apesar de os meios físicos como agentes terapêuticos serem utilizados há milênios, a Fisioterapia é relativamente nova como profissão. Ganhou espaço no mercado de trabalho a partir de três grandes áreas de atuação: ortopédica, neurológica e respiratória.

Atualmente, o mercado vem se ampliando de forma a oferecer ao futuro fisioterapeuta outras vertentes, como a Fisioterapia dermatofuncional, desportiva e uroginecológica. Além disso, o fisioterapeuta, hoje, é um profissional de promoção e prevenção da saúde, adequando-se ao mercado de várias formas.

Com o aparecimento da pandemia por covid-19, uma doença que afeta o sistema respiratório, reconheceu-se amplamente as funções cruciais do fisioterapeuta em ambiente hospitalar, seja na emergência e urgência, enfermaria e ambulatórios, até nas unidades de terapia intensiva. É considerada umas das profissões mais promissoras após o aparecimento da pandemia, e essa demanda pelos profissionais fisioterapeutas na reabilitação cardiorrespiratória/motora deve continuar nos próximos anos.

Outro fator importante a se destacar é o constante envelhecimento e o crescimento do sedentarismo na população, faz surgir a necessidade de medidas preventivas e curativas de diversas patologias, sendo o Fisioterapeuta essencial nesse processo.

Segue a lista das diversas especialidades reconhecidas pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional):

  • Fisioterapia em Acupuntura
  • Fisioterapia Aquática
  • Fisioterapia Cardiovascular
  • Fisioterapia Dermatofuncional
  • Fisioterapia Esportiva
  • Fisioterapia em Gerontologia
  • Fisioterapia do Trabalho
  • Fisioterapia Neurofuncional
  • Fisioterapia em Oncologia
  • Fisioterapia Respiratória
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica
  • Fisioterapia em Osteopatia
  • Fisioterapia em Quiropraxia
  • Fisioterapia em Saúde da Mulher
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva

Sedes onde estudar Bacharelado em Fisioterapia em Universidade Católica de Brasília


Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.