Bacharelado em Ciências Contábeis
A Carreira em Bacharelado em Ciências Contábeis é uma das las Bacharelado do Contabilidade, Ciências Contábeis que dita a la Universidade Católica de Petrópolis.
Duraçao: 4 ANOS.
SOBRE O CURSO
A função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões, elaborando pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam seus modelos organizacionais.
A formação prepara o contador e o controlador do futuro para a administração pública e privada, de forma eticamente comprometida e socialmente responsável.
O curso de Ciências Contábeis da UCP encontra-se em atividade há quase quarenta anos, formando bacharéis em Ciências Contábeis na Cidade Imperial. O curso vem se destacando principalmente nos resultados das avaliações promovidas pelo MEC, como os antigos provões e atualmente com o Enade, onde registrou o conceito 4.
O corpo docente é constituído por mestres e especialistas com vasta experiência acadêmica e de mercado. Verifica-se, ao final do curso, a totalidade dos formandos de Ciências Contábeis na UCP inseridos no mercado de trabalho, o que representa um indicador de credibilidade e alta demanda desse profissional.
MERCADO DE TRABALHO
O profissional participa ativamente do planejamento e implantação da estratégia na organização, bem como se destaca na função de controle dos processos, podendo assumir posições relevantes tanto na esfera pública quanto na privada.
Observa-se grande aumento da demanda, em nossa sociedade, de forma geral, pelo trabalho do contador, procedente tanto do setor público quanto do setor privado e, mais recentemente, também do Terceiro Setor, pois, por exigência legal, qualquer entidade com ou sem fins lucrativos necessita de acompanhamento dos serviços contábeis.
Logo no início do curso, a oferta de estágios e empregos é muito acentuada, o que permite ao estudante o acesso imediato ao mercado a partir do segundo período.
ÁREAS DE TRABALHO
Na empresa: como contador geral, contador de custos, controller, auditor interno, contador fiscal, em cargos administrativos. Como autônomo: auditor independente, consultor, em escritório de contabilidade, e como perito contábil. No ensino: como professor e pesquisador. Em órgãos públicos: como contador público, auditor fiscal, controlador de arrecadação e no tribunal de contas.