Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Cultural
A Carreira em Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Cultural é uma das las Mestrado do Administração e Administração Pública que dita a la Universidade Estadual de Alagoas.
Duraçao: 2 ANOS.
O título do Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Cultural é o título atribuído pela la Universidade Estadual de Alagoas para carreira Mestrado em Administração.
Sobre o Curso
Quando observadas assim, a produção dos docentes integrantes na proposta de criação deste mestrado, percebe-se a existência de um diálogo interdisciplinar que converge para os estudos da sociedade e de território. São pesquisas que investigam como o território é usado pelo homem, atentando-se para suas materialidades e para as dinâmicas sociais. Assim, a apreensão das paisagens naturais e humanizadas; o desenvolvimento das forças produtivas como promotoras de transformações culturais e espaciais; o planejamento e organização do espaço do homem; os discursos e ações do Estado enquanto agente de poder e intervenção; os movimentos sociais como quilombolas, indígenas, trabalhadores urbanos e rurais, as expressões culturais, como a literatura. São esses temas e questões que permeiam a proposta em tela, unindo esses interdisciplinares.
Nesse caminhar, a proposta de implantação de um curso de mestrado em “Dinâmicas Territoriais e Cultura”, na Universidade Estadual de Alagoas, reflete a experiência do seu corpo docente no ensino da pós-graduação lato senso, na pesquisa, e no profícuo diálogo trans-interdisciplinar existente entre eles, haja vista as suas áreas de atuação que abrange desde as Ciências Humanas/Sociais às Ciências da Natureza. Nessa direção, as atividades desse grupo coadunam para uma pós-graduação na área interdisciplinar que certamente aprofundará as investigações e consequentemente, as relações existentes entre os núcleos e grupos de pesquisa aos quais os docentes estão vinculados.
Linhas de Pesquisa
1. Território, Cultura e Saberes Locais
Analisar o território a partir dos saberes locais à luz das populações tidas como tradicionais no Brasil e no nordeste, dentre os quais, índios, quilombolas, pescadores e camponeses. Compreender as relações que esses grupos sociais estabelecem com os processos de poder políticos nos territórios e suas novas construções identitárias. Abordar os múltiplos enfoques da questão das identidades de minorias sociais. Compreender como a cultura representa os embates locais inseridos nas dinâmicas territoriais a partir de suas diversas materialidades. Analisar as relações de poder nas mediações políticas e culturais nos espaços territoriais como: código de honra, reciprocidade, patronagem e condições sociais de sua reprodução no campo.
2. Território, Sociedade e Desenvolvimento
Analisar o conceito de desenvolvimento territorial. Desenvolver uma discussão acerca das abordagens territoriais como suportes analíticos à explicação do desenvolvimento local. Compreender o papel das instituições, da cultura na configuração dos espaços sociais das territorialidades. Compreender os territórios no contexto da globalização e da transformação no mundo do trabalho. Observar o papel do Estado-Nação, das classes sociais e da manifestação do poder político num contexto de multiterritorialidades.
Grade Curricular Linha de Pesquisa 1
Tópico especial da pesquisa II – Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Optativa) Tópico especial da pesquisa I – Território, Cultura e Poder (Optativa) Seminário de Dissertação I (Obrigatória) Seminário de Dissertação II (Obrigatória) Território e Cooperativismo (Optativa) Discurso, história e cultura (Optativa) Aspectos Socioculturais dos Sujeitos no Contexto Atual das Comunidades (Optativa) Território, Discurso e Cultura (Obrigatória) A Metodologia dos Estudos Culturais (Obrigatória) Grade Curricular Linha de Pesquisa 2
Tópico especial da pesquisa II – Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Optativa) Tópico especial da pesquisa I – Território, Cultura e Poder (Optativa) Seminário de Dissertação I (Obrigatória) Seminário de Dissertação II (Obrigatória) As Novas Dinâmicas Regionais e a Industrialização Brasileira (Optativa) Geoprocessamento aplicado ao zoneamento ambiental (Optativa) Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (Optativa) Teorias e abordagens sobre a cidade e o urbano (Optativa) Estudo de indicadores de sustentabilidade socioambiental (Optativa) Sociedade, Território e Desenvolvimento (Optativa)