Bacharelado em Medicina
A Carreira em Bacharelado em Medicina é uma das las Bacharelado do Saúde e Medicina que dita a la Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Duraçao: 6 ANOS.
SOBRE O CURSO
O Curso de Medicina da UEMS, com início da primeira turma em 2015, visa preparar profissionais com sólida formação teórico-prática da Ciência Médica, possibilitando a inserção do estudante nas diferentes práticas e cenários objetivando ultrapassar a visão individualista do ser humano, garantindo compreensão abrangente e integrada do processo saúde-doença, dentro de rigorosa postura ética. Tal formação dará ao futuro profissional o domínio de conhecimentos e a capacidade de utilizá-los em diferentes setores como a prática clínica, a pesquisa e o ensino, assim como estar apto a realizar abordagem biopsicossocial, em modelo de intervenção, capaz de responder à multiplicidade de fatores que condicionam o fenômeno saúde-doença na sociedade pós-moderna.
O curso se estrutura em Módulos Temáticos construídos coletivamente, tendo o estudante “como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo”, valendo-se das metodologias ativas de aprendizagem, particularmente a aprendizagem baseada em problemas e a problematização.
Os cenários de aprendizagem são diversificados e reais e vão para além da sala de aula e dos laboratórios. A forte interação com os serviços de atenção básica de saúde, desde o início do curso, especialmente junto às Equipes de Saúde da Família e com a vida comunitária da coletividade, faz parte das atividades de ensino. Para tanto, a UEMS estabelece parcerias com os serviços de saúde de modo a assegurar não só o espaço de aprendizagem, como também a participação dos profissionais de saúde como seus preceptores, durante o tempo que estiverem estagiando nesses serviços.
Objetivos do Curso
Formar profissional médico com habilidades e competências para o desenvolvimento das ações de saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde, fundamentadas na realidade locorregional e comprometido com a construção do conhecimento e a busca de soluções de problemas do mundo contemporâneo, valorizando o ser humano e a vida. Deve garantir ao futuro profissional o domínio do conhecimento da ciência, bem como a capacidade de atuação em diferentes contextos os quais podem demandar análise, avaliação, prevenção, intervenção em processos de saúde-doença por meio de abordagem biopsicossociais, bem como na promoção da qualidade de vida.
Objetivos Específicos
- Atender integralmente ao ser humano, caracterizando sua individualidade inserida no meio ambiente;
- Relacionar-se adequadamente com as pessoas atendidas;
- Exercer a medicina voltada à família e à comunidade;
- Realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis para o atendimento ambulatorial e de urgências/emergências em todas as fases do ciclo biológico;
- Comprometer-se com desenvolvimento regional, buscando manter e reestabelecer a saúde com bem-estar físico, mental e social, pautado na ética médica e na bioética;
- Atuar criticamente e adotar inovações com dinamismo e capacidade empreendedora no exercício da atividade médica;
- Integrar-se ao trabalho em equipe e desenvolver espírito de liderança;
- Participar de processos de gerência de políticas públicas de serviços de saúde;
- Responsabilizar-se por sua formação permanente diante dos avanços científicos e tecnológicos da profissão.
PERFIL DO EGRESSO
O graduado em Medicina terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar em diferentes níveis de atenção à saúde, ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano, a determinação social do processo de saúde e doença, sendo a transversalidade sua prática sempre.
Por contemplar processo de formação inserido na comunidade e no Sistema Único de Saúde, o egresso atuará efetivamente no mercado de trabalho, em contextos diferenciados, valorizando sempre as necessidades de saúde da população e seus valores éticos e culturais.
ESTÁGIOS
No ciclo básico o discente dispõe de uma grade modular que proporciona a construção de conhecimento em integração ao mesmo tempo que participa da inserção precoce em cenários de prática com pacientes em serviços de saúde de atenção primária.
No ciclo clínico, internato, o discente aprimora seus conhecimentos em imersão de práticas em estágios de atenção primária, secundária e terciária, contemplando um pouco mais que o mínimo preconizado em carga horária orientada pelas diretrizes curriculares nacionais.
No âmbito de urgência e emergência, o discente tem oportunidade de atuar nessa esfera dentro de cada nível de atenção, desde o atendimento pré-hospitalar em unidades de pronto atendimento médico 24h fixos (UPA) como em serviços de atendimento móveis em urgência e emergência (SAMU), conforme política nacional de urgências e emergências, assim como, para completar, participa de estágio em pronto atendimento fixo hospitalar nas grandes áreas da atenção terciária da saúde da criança e do adulto. No período dedicado em estágio no interior do Estado, no estágio regional, também há a contemplação dessas características pré e intra hospitalares em atenção primária e secundária. Deste modo, o Curso de Medicina da UEMS atende todas as diretrizes curriculares nacionais preconizadas pelo Ministério da Educação.