Bacharelado em Serviço Social
A Carreira em Bacharelado em Serviço Social é uma das las Bacharelado do Ciências Sociais e Humanas que dita a la Universidade Estadual do Tocantins.
Duraçao: 8 SEMESTRES.
SOBRE O CURSO
O curso de Serviço Social do Câmpus Palmas conta com quadro de professores mestres e doutores que, a partir do tripé "Ensino, Pesquisa e Extensão", contribuem para uma formação crítica e transformadora. O curso é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) com nota 4 e tem Conceito 3 no Enade, avaliações que variam de 1 a 5. Escolher este curso pode te levar a uma mudança histórica em sua vida!
Objetivo
Formar profissionais com conhecimentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos com vistas a atuar nas múltiplas expressões da questão social em diversos segmentos sociais, formulando e implementando propostas para o seu enfrentamento e habilitar profissionais para analisar e decifrar a realidade social e propor alternativas significativas, o que implica o comprometimento com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social e as normas legais da profissão.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
A atuação do assistente social é mediatizada pela prestação de serviços sociais em instituições públicas e privadas, entidades e organizações sociais que implementam políticas sociais tais como: educação, saúde, trabalho, seguridade, habitação, assistência ao idoso, assistência à criança e ao adolescente e meio ambiente. Atua ainda na administração dos serviços sociais, elaboração de projetos, diagnósticos e pesquisas na área de serviço social, planejamento social, orientações individuais e trabalhos comunitários. Também atua na justiça na vara de infância e juventude, da família e nas instituições do sistema penal, nas instituições responsáveis pelo acompanhamento e execução de medidas sócio-educativas para jovens em conflitos com a lei, entre outras.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O curso está comprometido com o desenvolvimento das competências e habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social, integrantes dos Pareceres CNE/CES 492/2001 e 1.363/2001. Empenha-se, portanto em formar bacharéis que na formação profissional revelem competências e habilidades gerais e específicas.
Habilidades Gerais
- compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;
- identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social;
- utilização dos recursos da informática.
Habilidades Específicas
- elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;
- contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;
- planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
- realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais;
- prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
- orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;
- realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social.
PERFIL DO PROFISSIONAL
O Bacharel em Serviço Social deverá ser um profissional capaz de atuar nas múltiplas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.