Especialização em Gestão Estratégica e Altos Estudos em Ciências Policiais
A Carreira em Especialização em Gestão Estratégica e Altos Estudos em Ciências Policiais é uma das las Especialização do Administração e Administração Pública que dita a la Universidade Estadual do Tocantins.
Duraçao: 360 HORAS.
Conteúdos: 8.
O título do Especialização em Gestão Estratégica e Altos Estudos em Ciências Policiais é o título atribuído pela la Universidade Estadual do Tocantins para carreira Especialização em Administração Pública.
Sobre o Curso
O Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Estratégica e Altos Estudos em Ciências Policiais é proveniente de uma parceria/convênio entre Polícia Militar do Tocantins e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e está estruturado em dois núcleos, que refletem as demandas operacionais da Corporação (Profissional e Produção Científica). Tais núcleos de estudos serão organizados por meio de disciplinas, pelo critério de afinidade e coordenação dos assuntos e áreas de conhecimento que contemplam as atividades de alta complexidade e o aprofundamento e integração de conhecimentos que possibilitarão a realização de avaliações conjunturais e a construção de cenários relacionados ao interesse da segurança pública.
Entende-se que o aperfeiçoamento profissional e o ensino na área de segurança pública têm passado por processos de mudança importantes, e o Curso de Especialização em Gestão Estratégica e Altos Estudos em Ciências Policiais é um exemplo das profundas mudanças que estão ocorrendo nestas instituições. Neste sentido, este curso visa aprimorar habilidades, competência e saberes dos futuros gestores dos órgãos de segurança pública com uma formação estratégica em alto nível. Portanto, uma formação teórica e prática, favorecendo as trocas de aprendizagem e colaborando com os objetivos das instituições.
Portanto, o curso visa o aprofundamento teórico e prático das atividades estratégicas na atuação dos gestores, com vista, à capacitação, à pesquisa científica, à análise e ao desenvolvimento, em alto nível, da atividade profissional em Ciências Policiais e Segurança Pública. Apresenta-se como curso de grande relevância, em razão da demanda institucional em qualificar seus profissionais para assumirem funções do alto escalão das Instituições de Segurança Pública. Deste modo, propiciando o desenvolvimento de atividades de pesquisa, reflexão e propostas de intervenção em torno de temas como: conflitos, direitos humanos, saúde, trabalho policial e como os conteúdos dessas temáticas afetam a relação entre a sociedade e as instituições de Segurança Pública e Justiça, essa formação visa incentivar a produção de conhecimentos sobre segurança pública, justiça, criminalidade, cidadania e conflitos na América Latina, no Brasil e, especialmente no Estado do Tocantins. O curso tem uma única Área de Concentração: Ciências Policiais, Justiça, Conflitos e Cidadania, e uma única Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão, Direitos Humanos, Criminalidade e Tecnologia da Informação.
Público-Alvo
A Especialização Lato Sensu em Gestão Estratégica e Altos Estudos em Ciências Policiais é destinado a profissionais de Segurança Pública da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e/ou Coirmãs.
Disciplinas
Políticas Públicas, Cidadania, Justiça e Segurança Pública - O Estado Moderno e a governabilidade. Processo de formulação, execução e fiscalização de políticas públicas. Violência, sociedade e políticas públicas. Políticas de segurança pública e grupos vulneráveis. Tendências e paradigmas das políticas de segurança pública. Construção histórica da cidadania e da justiça no Brasil e perspectivas na contemporaneidade diante das contradições e desafios do mundo globalizado. Diversidade como fenômeno sociocultural, cidadania, princípios constitucionais, direitos humanos e segurança pública. Sociedade civil, cidadania, participação social, movimentos sociais e manifestações populares. Cidadania e justiça na interface com a segurança pública. Gestão Estratégica de Segurança Pública - Segurança Pública e Ordem Constitucional. Conceitos e Definições. Princípios Gerais e Específicos do Planejamento. Gestão estratégica. Sistema de controle estratégico, avaliação estratégica. Planejamento Estratégico em Segurança Pública. Teoria das Ciências Policiais - A disciplina tratará quatro temas, quais sejam: teoria das Ciências Policiais; fenomenologia da violência e do crime; políticas públicas e prevenção criminal; os níveis de comando de tropa, e seus respectivos desdobramentos teóricos, conforme objetivos específicos. Sociologia do Crime - Fontes da criminologia: Cesare Beccaria (manifesto do direito penal); Cesare Lombroso (traço físico específico); Enrico Ferri e Raffäelle Garofalo (plano moral). O Congresso de Antropologia Criminal (1889) (interesse pelo ambiente/ Pasteurismo). A Sociologia americana (desvio e controle social): por que o criminoso age dessa forma? Definições do crime: critério jurídico e critério sociológico (desvio). O domínio da normatividade.
Painéis da criminologia: 1) Tipificação; 2) Transgressão; e 3) Repressão penal. A Criminalização primária e a criminalização secundária. Tipificação. Construção dos tipos. Atores em cena. Debate público. A transgressão: A escola liberal clássica do Direito Penal. Os precursores: Augusto Comte; Alexandre Lacassagne; Willen Bonger; Henry Joly; Adolphe Quetelet; Gabriel Tarde; Gaston Richard; Émile Durkheim. Principais teorias da transgressão: A ideologia da defesa social; teorias psicanalíticas da criminalidade e da sociedade punitiva; teoria estrutural-funcionalista do desvio e da anomia e teoria da tensão. Principais teorias da transgressão: Desorganização social; Associação diferencial; Culturalismo e crime; Interacionismo e rotulagem social; teorias do conflito; teorias do controle; teorias de enfoque à vítima e à situação. Relação com as normas. Interesse e oportunidade. A prisão. O carcerário. O panóptico moderno. Recuperação ou re-socialização.
Com base em bibliografia especializada, a disciplina enfoca o modo sociológico, antropológico, psicológico, jurídico de pensar o crime, enfatizando as relações entre saber, sociedade, Estado de Direito, democracia, direitos humanos e controle social em transversalidade com o exercício das atividades jurídicas (advocacia, polícia, promotoria, magistratura, defensoria, etc.).
Saúde e Qualidade de vida - Fundamentos sobre a importância da atividade física na prevenção de doenças, principalmente a obesidade, as cardiovasculares e as provocadas pelo estresse, reconhecendo a atividade física como fator primordial de higidez laborativa dos recursos humanos na organização. Importância da atividade física na prevenção de doenças cardiovasculares; riscos da obesidade. Metodologia da Pesquisa Científica - Introdução aos conceitos de trabalho científico. Tipos de trabalho científico. Princípios da metodologia científica. Métodos científicos. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e documentação de textos e elaboração de seminários, artigo científico. Elaboração de relatórios. Normas da ABNT. Normas para elaboração de um artigo científico de final de curso. Seminários e Palestras - Permitir que os acadêmicos realizem um trabalho que incorpore os conteúdos de todas as disciplinas estudadas no curso, para estabelecer um diálogo entre as áreas do conhecimento trabalhadas e promover a interação entre a teoria e a prática. O tempo será destinado para as atividades e discussões acadêmicas ao nível de gestão estratégica com profissionais e/ou personalidades tocantinenses e nacionais sobre rito legislativo, assessoria parlamentar, contas públicas, FUSP, produção científica, análise de conteúdo, análise de discurso, etc. Elaboração do Artigo Científico - Elaboração do plano de estudos – definição das atividades acadêmicas envolvendo o ensino e a pesquisa (disciplinas, participação de eventos, de grupos de pesquisa e publicações). Elaboração de um cronograma de atividades. Indicação bibliográfica. Acompanhamento do processo de elaboração do projeto, pesquisa e do artigo – definição de categorias teóricas, do referencial metodológica e dos instrumentos de pesquisa, auxílio na organização e análise dos dados coletados.