Pós graduação em Políticas de Segurança Pública e Cidadania Aplicada à Atividade Policial



A Carreira em Pós graduação em Políticas de Segurança Pública e Cidadania Aplicada à Atividade Policial é uma das las Pós graduação do Serviços de Segurança que dita a la Universidade Estadual do Tocantins.

Duraçao: 360 HORAS.

Conteúdos: 12.

O título do Pós graduação em Políticas de Segurança Pública e Cidadania Aplicada à Atividade Policial é o título atribuído pela la Universidade Estadual do Tocantins para carreira Especialização em Administração Pública.

Sobre o Curso

O Curso de Pós-Graduação em Políticas de Segurança Pública e Cidadania Aplicada à Atividade Policial é proveniente de uma parceria/convênio entre Polícia Militar do Tocantins e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), as duas instituições possuem o atributo e visa o aprofundamento teórico e prático das atividades estratégicas, com vista à capacitação, à pesquisa científica, à análise e ao desenvolvimento, em alto nível, da atividade profissional em Ciências Policiais e Segurança Pública.

O curso tem uma única Área de Concentração: Ciências Policiais e Segurança Pública, e uma única Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão, Direitos Humanos, Criminalidade e Tecnologia da Informação. De modo geral, a finalidade do curso é atender a demanda de aperfeiçoamento profissional de seus servidores para atividades de Supervisão e Gerenciamento ao Nível Operacional. E possibilitar o desenvolvimento, pesquisa e inovação no campo das Ciências Policiais. O Curso de Especialização Lato Sensu em Políticas de Segurança Pública e Cidadania Aplicada à Atividade Policial busca o atendimento de uma demanda exclusiva para profissionais da PMTO. Acesse aqui o Projeto Pedagógico do Curso (PPC).


Público-Alvo

A Especialização Lato Sensu em Políticas de Segurança Pública e Cidadania Aplicada à Atividade Policial é destinada profissionais de segurança pública do Estado do Tocantins que possuam graduação superior em qualquer área do conhecimento.

Disciplinas

Filosofia dos Direitos Humanos Aplicada à Atividade Policial - Conceitos jurídicos ligados a atuação dos direitos humanos; premissas básicas da aplicação da lei; responsabilidades básicas da atividade policial frente aos direitos humanos. gestão e investigação de violação dos direitos humanos.
Atualizações da Legislação Institucional - Organização Básica da Polícia Militar Do Estado Do Tocantins - Lei Complementar Nº 128/2021. Norma estatutária dos policiais militares e bombeiros militares do estado do Tocantins - Lei 2.578/2012. Aspectos gerais das promoções na polícia militar do estado do Tocantins - lei 2.575/2012.
Metodologia da Pesquisa Científica - A metodologia científica e a ciência e conhecimento científico. O método científico e a pesquisa científica, bem como os. Métodos de pesquisa científica. A organização e orientação de pesquisa científica e a difusão do conhecimento científico. Questões fundamentais sobre ciência em segurança pública, conhecimento e pesquisa. Formas de produção de conhecimento. Formas e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa. Critérios para a elaboração de trabalhos acadêmicos, projetos de pesquisa e relatórios de resultado de pesquisa. Pesquisa em base de dados. Revisão de literatura e principais debates em ética na pesquisa. 
Gestão de Pessoas e Liderança - A gestão de pessoas nas organizações, planejamento estratégico de gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento de pessoas, liderança e os tipos de liderança, liderança   e comportamento organizacional, comunicação e liderança, estratégias de liderança para otimizar resultados.
Saúde Física e Qualidade de Vida - Saúde e qualidade de vida no mundo contemporâneo. estilo de vida e saúde: o modelo do pantáculo do bem-estar. evidências epidemiológicas da associação da atividade física regular com doenças e agravos não transmissíveis (dant) e mortalidade por todas as causas. indicações e contra indicações à prática de exercícios físicos. medidas da atividade física habitual. programas de promoção da atividade física: individual, nas instituições e na comunidade.
Gestão de Políticas e Projetos em Segurança Pública - Formulação e desdobramento de políticas públicas. gestão de resultados: análise do alinhamento e do desdobramento das ações. metodologias de gestão de resultados: origem, evolução, estágio atual e tendências. desenvolvimento de indicadores de desempenho no setor público: elaboração e ponderação de indicadores. indicadores globais e setoriais: formulação de políticas de desenvolvimento. projeto - da formulação à execução; o ciclo necessário: elaboração, análise, operacionalização. a operacionalização: objetivos e metas. supervisão, execução, monitorado. formulação de projeto em segurança pública.
Noções de Administração Financeira, Logística e Orçamentária - administração de material e legislações relacionadas. orçamento, PPA, MTO, Licitações, LOA.
Processos e Procedimentos Administrativos com foco nas atribuições do graduado - Apresentação das características gerais da disciplina, fundamentos e apontamentos necessários de procedimento investigatório preliminar (PIP); conceitos e conhecimentos imprescindíveis sobre a sindicância; detalhamentos sobre conselhos de justificação (CJ) e de disciplina (CD); auto de deserção; auto de prisão em flagrante e inquérito policial militar.
Técnica Policial Aplicada - Armamento e equipamento: revisão geral dos armamentos utilizados pela PMTO, características, nomenclaturas, munição utilizada, funcionamento, mecanismos de segurança e incidentes DE TIRO, DESMONTAGEM DE 1º escalão, manejo, inspeção preliminar, emprego operacional e condução das armas: portáteis: Glock, cal. .40 e 9mm e pistola Tauros, pt 100, cal. .40; portáveis: espingarda cbc-586.2, cal. 12; espingarda Mility 3.0, cal. 12; carabina MD 97, Imbel, cal. 556; carabina ia2, Imbel, cal. 556 e fuzil ar-10, cal. 7.62. tiro policial: fundamentos do tiro, conduta e segurança, na prática do tiro. princípios de manutenção e guarda do armamento, realização de tiro policial com armas de porte e portáteis. realização de pistas policiais de tiro estático e em movimento. tiro policial embarcado em viatura. transição de armamento. resolução de panes e realização de recargas.
Técnica Policial Supervisionada - Fundamentos da atividade policial, revisão dos princípios norteadores da corporação, treinamento físico militar, regulamento de continência. a disciplina será desenvolvida de maneira transversal com as demais, cabendo aos instrutores o acompanhamento e orientação dos discentes durante todo o período presencial. desenvolver habilidades e competências para a construção de ações estruturadas de policiamento com vistas a promoção de cidadania.
Princípios do Atendimento à Mulher em Situação de Violência - Relações de gênero e direitos humanos; atuação legal - lei maria da penha; rede de atendimento e/ou enfrentamento; atribuições das instituições e órgãos da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher; fluxograma da rede de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher; técnica policial militar na perspectiva ocorrência de violência doméstica: i - pop 506 – violência doméstica e familiar contra a mulher, ii- 506.02 – descumprimento de medida protetiva de urgência, iii- pop 605 - medidas iniciais de gerenciamento de crises.
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - A atividade de orientação será realizada durante o período de elaboração do trabalho de conclusão do curso, sendo um artigo científico. a orientação envolve as tarefas de correções, direcionamentos e sugestões de literatura ou estratégias pertinentes.

Sedes onde estudar Pós graduação em Políticas de Segurança Pública e Cidadania Aplicada à Atividade Policial em Universidade Estadual do Tocantins


Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.