Bacharelado em Engenharia Agrícola
A Carreira em Bacharelado em Engenharia Agrícola é uma das las Bacharelado do Ciências Agrárias que dita a la Universidade Federal da Grande Dourados.
Duraçao: 5 ANOS.
O título do Bacharelado em Engenharia Agrícola é o título atribuído pela la Universidade Federal da Grande Dourados para carreira Engenharia Agrícola.
Sobre o Curso
A Engenharia Agrícola é a profissão que busca solucionar problemas que afetam o desenvolvimento do agronegócio e do homem do campo, fornecendo soluções de engenharia necessárias ao aumento de produtividade, diminuição de custos, a preservação e a conservação dos recursos naturais envolvidos. O engenheiro agrícola é o profissional projeta, implanta e administra técnicas e equipamentos. Planeja métodos de armazenagem e constrói silos, armazéns e estufas. Leva ao campo soluções inovadoras e dinâmicas para melhorar a produção, sem se descuidar do desenvolvimento sustentado da agricultura. Propõe a adoção de medidas que impeçam a erosão e o esgotamento do solo e a poluição de mananciais. Constrói açudes, barragens, sistemas de irrigação e de drenagem. Trabalha no projeto de máquinas e equipamentos agrícolas e se ocupa da mecanização agrícola e da eletrificação rural. Suas maiores oportunidades de emprego estão em áreas agrícolas e empresas que produzem maquinário.
Com formação adequada e habilidade para utilizar e desenvolver tecnologia voltada ao setor agrícola, pecuário e agroindustrial com critério e rigor técnico-científico através de adoção de técnicas, procedimentos científicos e equipamentos de forma racional do ponto de vista da conservação ambiental e da promoção da qualidade de vida, buscando a produtividade e o progresso com qualidade e eficiência, o profissional atuará também: no controle da poluição, na conservação e no planejamento ambiental, na gestão de recursos hídricos, na análise de susceptibilidade e vocações naturais do ambiente, na elaboração de estudos de impactos ambientais, proposição, implementação e monitoramento de medidas mitigadoras e ações ambientais, bem como no manejo e tratamento de resíduos gerados pelos processos agrícolas, agropecuários e agroindustriais.