Bacharelado em Engenharia de Computação

A Carreira em Bacharelado em Engenharia de Computação é uma das las Bacharelado do Computação e Tecnologias da Informação que dita a la Universidade Federal de Ouro Preto.

Duraçao: 10 SEMESTRES.

O título do Bacharelado em Engenharia de Computação é o título atribuído pela la Universidade Federal de Ouro Preto para carreira Engenharia em Computação.

Localizado no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA), o curso foi criado no segundo semestre letivo de 2009. Visa à formação não somente de profissionais com habilitação plena em engenharia, mas capazes de aplicar conhecimentos de computação em diversas áreas, desde empresas de desenvolvimento de software e telecomunicações até projetos de automação de processos em variados tipos de indústria.

O curso oferece 80 vagas por ano, e tem duração de 10 semestres, com o cumprimento de disciplinas obrigatórias, eletivas, estágios, monografia e atividades acadêmicas, científicas e culturais.

A grade curricular se subdivide em três tipos de formação: Básica, Tecnológica e Específica. A formação básica engloba disciplinas da área de matemática, física e algumas disciplinas elementares de programação de computadores. Este conjunto de matérias é fundamental para o curso, já que as outras grandes áreas dependem destas disciplinas. O conjunto de disciplinas de formação tecnológica envolve as principais vertentes da área de computação, como bancos de dados, arquitetura de computadores, inteligência artificial, entre outras. A formação específica permite ao aluno escolher entre duas áreas de especialização: Redes de Computadores e Telecomunicações, e Engenharia de Software.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

A possibilidade de escolha entre duas áreas específicas é o grande diferencial do profissional formado na UFOP, já que o engenheiro de computação encontra um mercado de trabalho em expansão após concluir a graduação. Profissionais dessa área podem atuar como gerentes de projetos, gerentes de telecomunicações, analistas de sistemas, projetistas de hardware, consultores de tecnologias ou mesmo empreender um negócio próprio.

Sedes onde estudar Bacharelado em Engenharia de Computação em Universidade Federal de Ouro Preto