Bacharelado em Engenharia de Energia
A Carreira em Bacharelado em Engenharia de Energia é uma das las Bacharelado do Eletrônica e Eletricidade que dita a la Universidade Federal de Santa Catarina.
Duraçao: 10 SEMESTRES.
O título do Bacharelado em Engenharia de Energia é o título atribuído pela la Universidade Federal de Santa Catarina para carreira Engenharia em Energia.
Sobre o Curso
A Engenharia de Energia é focada em gerar soluções para um dos grandes desafios da atualidade, a produção, armazenamento, distribuição, uso e impactos da energia. Neste contexto, energia deve ser entendida de forma ampla, e não somente como energia elétrica. Precisamos de energia em nossas residências, escolas, hospitais, nos processos nas indústrias, de processamento de alimentos, transporte de cargas e passageiros, etc. A energia é o insumo motriz do desenvolvimento e da promoção de qualidade de vida para a humanidade.
Como prover energia em uma escala continental, com regiões de alta concentração populacional e outras onde as populações estão espalhadas em grandes áreas? Para obter a energia nos locais e nas quantidades que precisamos, devemos conhecer as oportunidades que a natureza nos oferece, ou seja, precisamos conhecer e mapear os nossos recursos naturais. Também, precisamos conhecer métodos eficientes de converter a energia para a forma necessária em seu uso final, e formas de armazenar a energia não utilizada, para uso futuro. Finalmente, precisamos conhecer os impactos sociais e ambientais gerados pela prospecção e uso de energia, para poder minimizá-los. Portanto, o enfrentamento desses desafios torna o curso da Engenharia de Energia atraente para aqueles que buscam atuar de forma inovadora e com grande impacto, em uma área de trabalho cuja importância e valor cresce continuamente.
Lidar com um assunto dessa importância requer um profissional com formação multidisciplinar e alicerçada em fundamentos que promoverão as próximas revoluções tecnológicas. Para isto, a Engenharia de Energia da UFSC foi estabelecida tendo por base os campos de conhecimento das Engenharias Mecânica, Elétrica, de Controle, de Materiais, Ambiental, assim como da área de Biotecnologia, e Ciências da Terra. O profissional egresso desse curso deverá ter a capacidade de integrar tecnologias que reúnem componentes destes campos do conhecimento.