Bacharelado em Engenharia de Materiais

A Carreira em Bacharelado em Engenharia de Materiais é uma das las Bacharelado do Engenharia, Produção e Construção que dita a la Universidade Federal de Santa Catarina.

Duraçao: 10 SEMESTRES.

O título do Bacharelado em Engenharia de Materiais é o título atribuído pela la Universidade Federal de Santa Catarina para carreira Engenharia de Materiais.

Sobre o Curso

O curso de Engenharia de Materiais do Campus Blumenau da UFSC objetiva formar um Engenheiro de Materiais capaz de dominar, entre outros aspectos, as etapas de controle de processos, fundamentação, caracterização e desenvolvimento de materiais, bem como aplicar padrões de engenharia para especificação, dimensionamento e desenho funcional de sistemas de produção na área metal-mecânica, de polímeros, de cerâmicos e de materiais compósitos. Ao lado da formação técnico-científica, enseja-se ainda a composição de uma visão de mundo que ressalte o valor social da atividade, a sustentabilidade e a qualidade de vida.

Desta forma, o Engenheiro de Materiais deverá desenvolver atitude cooperativa, de integração e compromisso com as tecnologias para inclusão social, ademais considerando que deverá conviver em contexto de mudanças políticas, sociais, tecnológicas e econômicas permeadas por oportunidades e novos problemas, exigindo conhecimentos multidisciplinares, trabalho em equipe e visão sociotécnica. O conhecimento seria o resultado, portanto, não só de conteúdos definidos e pré-estabelecidos, mas também da interação e percepção de outros conhecimentos sociais e problemas socioeconômicos e culturais da região.

O curso tem ainda como característica base em sua estrutura uma natureza cooperativa no seu modo de ensino, em que 3 (três) estágios curriculares obrigatórios fazem parte da grade curricular. Por definição, e pautado no seu Projeto Pedagógico de Curso, o desenvolvimento de suas atividades pedagógicas (ensino) tem como base, parte de sua carga teórica suplantada pela inserção de acadêmicos em empresas e instituições que tem envolvimento com a área de Engenharia de Materiais. Estes estágios devem ser realizados na 6°, 8°, 10° fases acadêmicas, período dedicado exclusivamente ao estágio, cuja carga horária deve respeitar a legislação vigente. A orientação das atividades de estágio é realizado por um profissional ligado a empresa, bem como por um professor do curso, sendo o desenvolvimento das atividades acompanhadas pela coordenação de estágios.

Para tanto, podemos definir a visão de formação do egresso do curso agregado com um maior aprimoramento técnico e melhor preparado do ponto de vista pessoal, para inserção no mercado de trabalho, uma vez que o acadêmico já apresenta um portfólio de experiências no mercado até o momento da finalização de seu curso.

Sedes onde estudar Bacharelado em Engenharia de Materiais em Universidade Federal de Santa Catarina

Faculdades onde estudar Bacharelado em Engenharia de Materiais em Universidade Federal de Santa Catarina