Tecnólogo em Oftálmica
A Carreira em Tecnólogo em Oftálmica é uma das las Tecnólogo do Saúde e Medicina que dita a la Universidade Federal de São Paulo.
Duraçao: 4 SEMESTRES.
O título do Tecnólogo em Oftálmica é o título atribuído pela la Universidade Federal de São Paulo para carreira Bacharelado em Administração.
SOBRE O CURSO
O Curso de Tecnologia Oftálmica foi o primeiro curso tecnológico do eixo saúde da Unifesp, desde 1997 é considerado referência de qualidade na área pelo MEC. O curso teve como embrião o Curso de Ortóptica que era oferecido pela Escola Paulista de Medicina desde 1962. Atualmente o Curso de Tecnologia Oftálmica tem como filosofia a formação de profissionais capacitados a colaborar com a Oftalmologia nos cuidados à saúde ocular, desempenhando funções de avaliação, pesquisa e prevenção de problemas oculares por meio de tecnologias cada vez mais avançadas, bem como na assistência à população e no fomento à produção de novos conhecimentos científico-tecnológicos, de forma integrada e multidisciplinar. Nesse sentido, o curso oferece educação profissional alicerçada por uma base teórica sólida e abrangente e uma formação específica de alta qualidade. O currículo atual inclui dois ciclos, o básico e o profissionalizante, administrados em três anos em período integral. O ciclo básico é ministrado no primeiro ano e abrange as três grandes áreas do conhecimento, com um núcleo de biológicas, exatas e humanidades; além de unidades curriculares que aproximam o estudante da vivência diária das habilitações em Tecnologia Oftálmica e da construção da sua trajetória acadêmica. Os dois anos seguintes integram o ciclo profissionalizante e são dedicados à formação profissional, realizada no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais, em outros departamentos da Unifesp e no Hospital São Paulo. O último semestre do curso é uma fase dedicada ao estágio supervisionado obrigatório, no qual o estudante desenvolve um Trabalho de Produção Intelectual individual, em uma especialidade de sua escolha. Desde a sua instalação, o curso de Tecnologia Oftálmica tem sido submetido a reformulações, visando sua adequação às constantes e rápidas mudanças para acompanhar o crescente desenvolvimento tecnológico.
O PROFISSIONAL
O profissional graduado no curso da Unifesp/EPM possuirá habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho ético e eficaz das atividades requeridas pela natureza de seu trabalho, bem como de novas funções inerentes à prática da Tecnologia Oftálmica.
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho tem sido muito receptivo ao tecnólogo oftálmico. Os tecnólogos podem se inserir em equipes multidisciplinares de assistência à saúde ocular, em cooperação com o oftalmologista, em hospitais, centros de diagnóstico e consultórios oftalmológicos. Além disso, atuam em indústrias, na área de inovação tecnológica em empresas de aparelhos oftalmológicos e gestão em saúde. Uma vez formado, o tecnólogo oftálmico poderá continuar seu desenvolvimento acadêmico ingressando em programas de pós-graduação (senso lato ou estrito).
O mercado de trabalho para o profissional está em alta, a junção do aquecimento na área específica, os novos equipamentos e a falta de mão de obra qualificada trouxeram boas oportunidades no segmento e consequente aumento salarial.
DIFERENCIAL DO CURSO
A metodologia de ensino adotada no curso foi concebida para proporcionar uma formação sólida e atualizada. O estudante é levado a desenvolver uma postura crítica e profissional sob os aspectos de planejamentos técnicos e éticos que envolvem as situações analisadas, bem como a integração da parte teórica com a prática de modo transversal e contínuo.
Em uma área de conhecimento dinâmico, preparar o graduando para que seja capaz de absorver com competência novas tecnologias, visando promover a capacidade de desenvolvimento intelectual e profissional permanente. Busca-se propiciar que o egresso se motive ao aprimoramento contínuo, com especializações e pós-graduação, compreendendo seu papel na sociedade.