Bacharelado em Ciências Econômicas
A Carreira em Bacharelado em Ciências Econômicas é uma das las Bacharelado do Matemática, Economia e Finanças que dita a la Universidade Federal do Oeste do Pará.
O título do Bacharelado em Ciências Econômicas é o título atribuído pela la Universidade Federal do Oeste do Pará para carreira Bacharelado em Economia.
Perfil do egresso
O estudo da Ciência Econômica na UFOPA deve possibilitar a formação de bacharéis habilitados a entender as questões científicas, sociais, políticas e técnicas referentes à Ciência Econômica, consideradas fundamentais para compreender, discutir e gerir situações político-econômicas sociais relacionadas ao conjunto das funções econômicas e de um cientista social.
O curso, neste contexto, deverá formar profissionais que aliem conhecimento técnico e operacional a uma consciência crítica em relação ao meio em que atuam. O que direciona o perfil do profissional do bacharel em Economia é o compromisso com a sociedade, levando em consideração sua complexidade e heterogeneidade desde seu contexto local até o global.
Os economistas estão entre os profissionais da área das Ciências Sociais que recebem a formação mais completa. Precisam dominar a Matemática, ter conhecimentos aprofundados de Ciência Política, Sociologia, História e estar totalmente informados sobre os acontecimentos políticos e econômicos de seu país e do mundo.
O mercado financeiro e de capitais, grandes indústrias, empresas de consultoria e institutos de pesquisa são hoje os grandes polos de atração de profissionais.
Novos territórios se abrem para os profissionais da área, como a economia ambiental, em que bens como florestas e recursos hídricos são considerados commodities, ou seja, produtos negociáveis em bolsas de mercadorias – com a preocupação, é claro, de uma exploração racional dos recursos. Esse é um mercado fantástico na região Amazônica, por causa da riqueza da nossa biodiversidade.
Dessa forma, o Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas deverá proporcionar uma sólida formação geral aos economistas, compreendendo os seguintes aspectos centrais:
- Uma base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social, estimulando uma abordagem interdisciplinar das especificidades amazônicas e suas relações com a economia global;
- Garanta a capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos;
- Proporcione a capacidade de diálogo e interação com profissionais de outras áreas, preparando esse profissional para participação em equipes interdisciplinares, com pleno domínio de sua disciplinaridade;
- Habilite a uma efetiva comunicação e expressão oral e escrita;
- Capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação.