Bacharelado em Medicina
A Carreira em Bacharelado em Medicina é uma das las Bacharelado do Saúde e Medicina que dita a la Universidade Federal do Sul da Bahia.
Duraçao: 7 ANOS.
SOBRE O CURSO
Turno: O curso de medicina da UFSB ocorrerá na sua maioria nos turnos matutino e vespertino, porém em determinados períodos o estudante terá Componentes Curriculares (CCs) e atividades práticas, tais como práticas em emergência, no turno noturno.
Número de vagas: Autorizado pelo MEC para ofertar 80 vagas anuais, podendo ser ofertada até 5 vagas supranumerárias.
Atos legais: Resolução CONSUNI/UFSB nº 11/2017, dispõe sobre a criação de 2º Ciclo e Bacharelado em Medicina.
Portaria de Autorização: Portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, nº 274, de 12 de maio de 2014.
ÁREA DE ATUAÇÃO
O egresso do curso de medicina deve ter como área de atuação as diversas áreas da saúde humana, seja na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos agravos de saúde, nos diversos níveis de atenção a saúde, sendo também um replicador e promotor de conhecimento sobre o campo da saúde.
PERFIL DO EGRESSO
O curso de medicina da UFSB deverá promover uma formação médica geral, humanística, reflexiva e ética, isto é, de um verdadeiro promotor da saúde integral do ser humano, com capacidade para atuar em múltiplos cenários dentro de um conceito ampliado de saúde, desenvolvendo ações de prevenção primária, secundária e terciária nos âmbitos individual e coletivo e nos diferentes níveis de atenção e gestão em saúde, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana. Desta forma, curso de Medicina da UFSB forma profissionais plenamente articulados às necessidades locais e regionais e preparados para atender às demandas profissionais apresentadas pelo mundo do trabalho.
FORMAS DE INGRESSO (1º e 2º CICLOS)
1º Ciclo – A entrada no primeiro ciclo é via SiSu/Enem, onde são disponibilizadas 30 vagas para cada campus no BIS.
2º Ciclo – Para ingressar no 2º Ciclo, basicamente o estudante deve ter aproveitamento nos CCs do primeiro ciclo da área de saúde e que serão contabilizados e transformados em Coeficiente de Rendimento (CR). O ranking do CR é utilizado para determinar os estudantes que estão habilitados a migrarem para o curso de medicina.