Bacharelado em Psicologia



A Carreira em Bacharelado em Psicologia é uma das las Bacharelado do Psicologia e Psicanálise que dita a la Universidade Federal do Sul da Bahia.

Duraçao: 5 ANOS.

SOBRE O CURSO

Partindo da complexidade biopsicossocial do seu objeto, a Psicologia, como campo de estudos, encontre-se vinculada epistemologicamente com as ciências naturais e as ciências humanas. Possui relações com a saúde como campo de atuação e eixo orientador de suas práticas e tem com os campos das Artes, da Educação, do Trabalho, do Social, etc. relações tradicionais de pesquisa, intervenção e diálogo. Esta pluralidade e multiplicidade de redes e relações interdisciplinares reflete na sua pluralidade teórico-metodológica em todas suas áreas de atuação. Formalmente o curso está vinculado ao Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais e ao Centro de Formação em Ciências da Saúde da UFSB.


ÁREA DE ATUAÇÃO

O curso de Psicologia da UFSB pretende formar um profissional competente, com sólida formação científica e técnica, capaz de prestar atenção integral à saúde e ao bem-estar humano, levando em consideração seu contexto cultural, social e comunitário. Este profissional terá as competências necessárias para atuar, de forma ética e humanizada, nas áreas social e comunitária, da saúde, clínica, do trabalho, educacional, jurídica, entre outros campos de prática, consciente dos desafios da realidade política, econômica, cultural e social do Brasil contemporâneo.


PERFIL DO EGRESSO

O egresso do curso de Psicologia da UFSB estará capacitado para realizar análises críticas e intervenções com sujeitos individuais e coletivos, em contextos públicos e privados nas distintas áreas de atuação profissional, tendo presente as relações entre a Psicologia e a sociedade. Espera-se, ainda, que o egresso seja um profissional de formação científica e humanística, capaz de produzir juízos críticos e argumentações, com domínio de conceitos, terminologias e técnicas adequadas ao exercício da Psicologia atuando a partir de uma postura ética e respeitosa expressa tanto em suas ações como profissional e como cidadão. Deverá desenvolver uma postura aberta e sensível para compreender e intervir em problemáticas e demandas psicossociais, formas de sofrimento psíquico, sintomas contemporâneos e processos de subjetivação macro e microssociais, ao mesmo tempo que frente a transformações e conflitos político-sociais relevantes nos contextos local e global. O profissional formado no curso de Psicologia da UFSB estará capacitado para atuar no planejamento, investigação, intervenção e avaliação de processos psicossociais relacionados com problemáticas e fenômenos relevantes em seu campo de atuação, permanecendo atento às dinâmicas sociais, culturais, políticas e econômicas da sociedade que habita. Requer-se, ainda, do futuro psicólogo, que se conduza de forma autônoma na sua formação continuada e nas atividades inerentes a sua atuação como bacharel, pautando sua prática pelo reconhecimento da complexidade e dimensão intertransdisciplinar dos problemas que aborda, e pela compreensão das distintas perspectivas paradigmáticas da Psicologia.

Em diálogo com a realidade na qual se encontra inserido, o Curso de Psicologia da UFSB propõe-se como objetivo formar psicólogos capazes de atuar, investigar e intervir sobre problemáticas e fenômenos psicossociais, nos distintos âmbitos do seu exercício profissional, a partir de uma compreensão teórico-metodológica plural e complexa da psicologia, e de uma postura crítica e reflexiva sobre os princípios éticos da atuação profissional.

O Curso de Graduação em Psicologia é um curso de segundo ciclo ao qual podem se candidatar estudantes que tenham concluído qualquer um dos quatro Bacharelados e cinco Licenciaturas Interdisciplinares que oferece a UFSB. Sua integralização demanda de 4.360 (quatro mil trezentas sessentas) horas alcançadas entre o primeiro e o segundo ciclo.

O primeiro ciclo de formação demanda uma carga horária de 2.400, distribuídas entre Formação Geral, Formação Específica, atividades complementares (120hs) e Área de Concentração em Subjetividade Processos Biopsicossociais e Comunitários (AC-SPBC), das quais 1500 são reconhecidas para a integralização do curso de Psicologia.

A Área de Concentração Subjetividade, Processos Biopsicossociais e Comunitários (AC-SPBC) é oferecida de forma transversal aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares em Saúde, Humanidades, Ciências e Artes; e das Licenciaturas Interdisciplinares em Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais, Linguagens e Códigos, Matemática e Computação e Suas Tecnologias e Artes.

Esta AC corresponde a 480 horas e está composta por três componentes curriculares obrigatórios e 5 optativos, que o estudante escolhe de um leque possibilidades que se encontra especificado no PPC do curso. A Área de Concentração proporciona aos estudantes um domínio de conhecimentos de caráter não-profissional sobre temáticas e problemas clássicos e contemporâneos da psicologia, que contribuem para uma compreensão interdisciplinar dos fenômenos concernentes aos estudos sobre a subjetividade no diálogo entre o individual e o social.

No segundo ciclo o estudante deve completar o Núcleo Comum de Formação, que compreende uma serie de componentes teórico-práticos para a formação de um elenco de competências requeridas do egresso de Psicologia. Reúnem o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de coloca-los em exercício nos distintos contextos de atuação do profissional. Este momento da formação corresponde a 1.500 horas, distribuídas entre 840 horas de componentes curriculares obrigatórios, 360 horas de optativos e 360 horas de estágio básico.

O estudante que conclui o Núcleo Comum de Formação pode optar por uma de duas ênfases ofertadas: Processos Psicossociais e da Saúde ou Processos Psicossociais e Comunitários. Cada ênfase está composta por 1.260 horas distribuídas entre 720 horas estágio específico, 360 horas de componentes curriculares obrigatórios e 180 horas de optativos. Adicionalmente, cada estudante deve completar um mínimo de 100 horas de atividades complementares durante o segundo ciclo.

A ênfase Processos Psicossociais e da Saúde visa desenvolver competências e habilidades relacionadas com a atuação do psicólogo, a partir da compreensão das interfaces entre psicologia e saúde, considerando suas as dimensões psicossociais, clínicas e políticas. Inclui, entre outras temáticas, abordagens clínicas, psicológicas e psicossociais do cuidado em saúde, clínica ampliada, psicopatologia e atenção psicossocial em saúde mental, subjetividade e processos de saúde-doença e cuidado, humanização, abuso de álcool e outras drogas e políticas públicas.

A ênfase Processos Psicossociais e Comunitários visa desenvolver as competências e habilidades necessárias para a atuação diante de fenômenos e processos psicossociais, a partir da compreensão das relações entre as dimensões individual, institucional, social, cultural, política e afetiva de processos e modos de subjetivação. Esta perspectiva se propõe orientar saberes e práticas psicológicos nos âmbitos da educação, da saúde, do trabalho, da comunidade, do jurídico, entre outros cenários relacionados a temáticas como violência, direitos humanos, relações étnico-raciais, conflitos e práticas de exclusão social, gênero, biopolítica e biopoder.

Sedes onde estudar Bacharelado em Psicologia em Universidade Federal do Sul da Bahia


Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.