Licenciatura em Ciências Sociais



A Carreira em Licenciatura em Ciências Sociais é uma das las Licenciatura do Ciências Sociais e Humanas que dita a la Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Duraçao: 4 ANOS.

SOBRE O CURSO

O cientista social, na sua profissão, tem como objeto privilegiado a sociedade, a cultura, a política e as relações sociais, e sua principal ferramenta de trabalho é a pesquisa científica – diferente dos ramos de atuação técnica das áreas de ciências humanas aplicadas. Assim, o cientista social é aquele que pesquisa os problemas decorrentes dos relacionamentos humanos, os ensina como docente, mas também é aquele que planeja, projeta, coordena e organiza políticas públicas relativas à vida em sociedade. A área das ciências sociais é composta por três eixos fundamentais de conhecimento e que perpassam toda a formação: a antropologia, a sociologia e a política.

Os cursos de Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) apresentam o compromisso com a formação profissional e com a produção do conhecimento das ciências sociais, respeitando o pluralismo de perspectivas teóricas e metodológicas e o empenho no constante exercício de adequação à complexidade de seu objeto de investigação e de atuação. Somam-se à formação desses profissionais críticos e compromissados socialmente, a produção de conhecimento através da pesquisa científica e as atividades extensionistas, assim como a atuação em educação básica e superior. A busca pela tríplice missão acadêmica, a saber, ensino, pesquisa e extensão, caracteriza os cursos de ciências sociais na procura de concretizar ideais relacionados à valorização da cidadania e ao alcance de uma melhor qualidade de vida para todos. Outrossim, para além das três atividades tradicionais da universidade, os cursos de ciências sociais da UNIVASF mantêm o compromisso com um quarto pilar, fundamental na universidade do século XXI: a inclusão.  

A característica ampla da formação do cientista social permite dar conta de variadas de temáticas, tais como: a formação do Brasil, estudos culturais em geral, indígenas e quilombolas, estudos raciais, de gênero, sexualidade, sobre pessoas com deficiência, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, processos pedagógicos em educação, entendimento das relações de trabalho e dos processos produtivos, direitos humanos, políticas públicas, estudo sobre o Estado, teoria antropológica, teoria política, teoria sociológica, economia política, políticas de saúde, educação alternativa dirigida à infância e à adolescência, uso e abuso de substâncias psicoativas, segurança pública, religião, etc. Enfim, com um variado leque de temáticas os cursos de ciências sociais contribuem para uma ampla formação, garantindo ao aluno erudição intelectual e uma formação crítica que permite uma atuação variada na sociedade. 


LICENCIATURA

A Formação em licenciado em ciências sociais se dirige àqueles que pretende seguir carreira no magistério do ensino básico. A licenciatura tem como objetivo fundamental formar quadros de professores-pesquisadores para o ensino médio, período escolar no qual a disciplina de sociologia – que engloba os conteúdos de ciências sociais em geral – é ministrada.

A licenciatura em ciências sociais é composta por uma ampla gama de estudos teóricos e pedagógicos acerca das áreas da antropologia, sociologia e ciência política que se cruzam em sinergia com outras importantes áreas afins das ciências humanas, permitindo ao aluno um vasto conhecimento teórico e pedagógico acerca das dimensões sociais, políticas e culturais. Além disso, o aluno poderá escolher em qual das três grandes áreas se especializará, dirigindo seu curso na direção da antropologia, da sociologia, e da ciência política.

Mesmo tendo sua grade curricular orientada para o campo da educação, a Licenciatura em Ciências Sociais também cria condições para que o estudante possa realizar pesquisa e extensão – sintetizando os três eixos basilares da universidade pública. A habilitação em licenciatura é também contemplada com uma série de atividades, programas e projetos que oferecem uma formação ampliada para além de sua matriz curricular. Como é exemplo é possível citar a bem sucedida experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e à recém-criada Residência Pedagógica.

Do mesmo modo, a licenciatura em Ciências Sociais se conecta com diversos cursos de especialização e pós-graduação oferecidos na UNIVASF e em instituições da região. Um dos principais programas de capacitação do licenciado é o Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia, hospedado por esta instituição. Estes recursos permitem ao estudante a possibilidade de aprofundamento de suas reflexões acadêmicas e profissionais, ampliando sua formação intelectual e humanística. Embora recente, seus bons frutos já podem ser notados no bom desempenho dos egressos no mercado de trabalho, na nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2017 e na excelente avaliação que o curso recebeu do Ministério da Educação e Cultura (MEC) de 2016.


MERCADO DE TRABALHO

Abaixo sequem listados alguns dos muitos campos em que o cientista social pode trabalhar:

PESQUISADOR

Nessa carreira o cientista social se dedica exclusivamente à pesquisa científica e aplicada, atuando nas universidades, mas também em fundações, empresas e institutos de pesquisa governamentais e não governamentais. IBGE, IPEA, DIEESE, FUNDAJ, IBAD, SEI-BA, CONDEPE/FIDEM, INEP, DATAFOLHA, IBOPE, entre outros, são alguns exemplos de espaços onde o cientista social tem um fértil campo de trabalho como pesquisador.

PROFESSOR-PESQUISADOR

Nessa carreira o profissional de ciências sociais pode atuar nos magistérios do ensino básico com a habilitação em licenciatura, ficando responsável pela disciplina de sociologia e afins no ensino médio em todo território nacional, em instituições escolares públicas e privadas.  Para trabalhar no magistério do ensino superior, em universidades públicas e privadas, o cientista social pode seguir a carreira acadêmica realizando a pós-graduação stricto sensu: mestrado e doutorado.

CONSULTOR PARA O SETOR PÚBLICO

Nessa carreira o cientista social trabalha em empresas prestadoras de serviço de auditoria, assessoria e consultoria para o setor público. Pode-se citar como exemplo as grandes empresas de auditoria como a Deloitte e a EY, entre outras. Além disso, existem pequenas empresas de consultoria (e elas podem ser criadas) para atuar em projetos específicos de gestão e de políticas públicas em âmbitos dos poderes públicos regionais.

SETORES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS

A responsabilidade social e a sustentabilidade entram gradualmente no sistema corporativo, no sentido de ampliar a gestão dos negócios considerando relações mais éticas e transparentes, bem como levando em conta a promoção da diversidade e a diminuição da desigualdade social. Muitas empresas de grande e médio porte têm estruturado áreas nesse sentido, fazendo do cientista social um profissional imprescindível para tais políticas. Há também pequenas empresas especializadas em oferecer suporte às políticas socioambientais de grandes empresas, confeccionando laudos sem os quais muitos projetos não podem ser executados.

CARGOS TÉCNICOS-EXECUTIVOS EM EMPRESAS PÚBLICAS

FUNAI, IBAMA, ICMBIO, INSS, IBGE entre outras, estão entre outras empresas públicas que contam com o ofício do cientista social na elaboração e na execução de projetos nas respectivas áreas de atuação.

CARGOS TECNICOS-EXECUTIVOS EM ENTIDADES PARAESTATAIS

As entidades paraestatais de interesse coletivo como o SENAC, o SENAI, o SESI, o SESC, assim como as Organizações Sociais (OSs) que tem contrato de gestão com o setor público nas áreas de saúde, educação e cultura apresentam-se como um território em expansão de espaço de trabalho para o cientista social.

ONGS

Inúmeras ONGs abrem espaço para a atuação dos cientistas sociais em seus mais diversos campos de atuação. No Brasil há uma estreita ligação entre as políticas públicas e o terceiro setor, fornecendo um importante campo para a atuação do(a) cientista social como um importante campo de trabalho. 

SINDICATOS

O trabalho de cientista social no âmbito das entidades que realizam a defesa institucional dos interesses de uma classe profissional, patronal, comercial ou industrial é bastante conhecido e é ainda um importante campo de trabalho para os cientistas sociais. 

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

Com a crescente globalização e a atuação de organismos multilaterais e supranacionais de políticas públicas e de governança, abriu-se tordo um terreno para a atuação dos cientistas sociais. ONU, UNESCO, OMS, FMI, BID, OCDE, OMC, são algumas dessas organizações em que a atuação dos saberes dos cientistas sociais tem sido convocada para preparar, avaliar e estabelecer no cenário internacional as políticas acordadas pelos diversos países que participam dos tratados em vigência.

PARTIDOS POLÍTICOS E ASSESSORIA PARLAMENTAR

Trabalho em cargo de livre-provimento de assistência política, técnica e burocrática para deputados, senadores e vereadores, mas também para partidos políticos. Com o apelo gradativo da população por melhoria nos quadros políticos, tal atividade é de fundamental importância na medida em que qualifica os mandatos do Poder com os saberes que o(a) cientista social pode fornecer.

AGÊNCIAS DE PESQUISA DE MERCADO

Análise de tendências, pesquisa de satisfação, estudo de perfil de consumo, são um campo de trabalho crescente e importante dos cientistas sociais.  Empresas privadas geralmente contratam agencias de pesquisa de mercado para ampliar e gerenciar seus negócios de maneira otimizada e para tanto é fundamental as pesquisas de mercado e as análises de tendências.


Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.