Bacharelado em Engenharia Florestal



A Carreira em Bacharelado em Engenharia Florestal é uma das las Bacharelado do Gestão Ambiental, Meio Ambiente e Geologia que dita a la Universidade Federal Rural da Amazônia.

Duraçao: 5 ANOS.

O título do Bacharelado em Engenharia Florestal é o título atribuído pela la Universidade Federal Rural da Amazônia para carreira Engenharia Ambiental.

Sobre o Curso

O Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal é um dos mais antigos do país, autorizado pelo Decreto Lei nº 69.786 de 14 de novembro de 1971 e reconhecido pelo Decreto Lei nº 80.030 de 27 junho de 1977. O Curso prepara o profissional com competências para manejar recursos de florestas naturais e artificiais e dar forma ao seu aproveitamento de maneira sustentável, seja como produtos, subprodutos ou serviços ecossistêmicos. Atuando em vários segmentos e áreas de conhecimento, o engenheiro florestal possui habilidades para ser assertivo na decisão sobre o melhor destino e o uso da floresta.  O Engenheiro Florestal formado na UFRA possui perfil com experiência em  lidar diariamente com temas multidimensionais e de relevância direta para o desenvolvimento ambiental, social e econômico da maior floresta tropical úmida, a Amazônia. Isso lhe confere confiança de ser um dos principais agentes da Missão estabelecida no Plano Estratégico Institucional da UFRA, com ênfase na contribuição do desenvolvimento sustentável da floresta amazônica.
 

Objetivo

Formar Engenheiro Florestal capaz de atuar no setor florestal com vistas ao planejamento, organização, implantação e manejo das florestas, bem como dirigir o uso dos recursos naturais renováveis e a transformação dos produtos florestais para atender as necessidades de abastecimento do setor florestal, visando gerar benefícios à sociedade de modo permanente, sem, entretanto, deixar de conservar o equilíbrio dos ecossistemas.


Objetivo do Curso de Engenharia Florestal

O curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia tem como objetivo geral formar profissionais para a gestão dos recursos florestais visando sua utilização sustentável de modo a atender às diversas demandas da sociedade, com sólida formação para o entendimento e operacionalização das funções sociais, tecnologias, econômicas e ambientais das florestas. O profissional deverá ter sólida base em ciências biológicas, exatas, humanas, econômicas e administrativas, com forte consciência ética.

 

Definição da Profissão

O Engenheiro Florestal possui formação cientifica técnica e cultural para conciliar desenvolvimento industrial e tecnológico com preservação do meio ambiente pela utilização racional dos recursos naturais oriundos das florestas nativas e plantadas visando melhor qualidade de vida para a sociedade como um todo.

 

Perfil Desejado do Egresso

Para o bom desempenho de sua profissão, o Engenheiro Florestal deve ter: sólida base nas ciências biológicas, exatas e humanas e, forte consciência ecológica quanto a sua responsabilidade na conservação da natureza; profundos conhecimentos dos ecossistemas florestais, bem como das realidades sociais e econômicas nas diversas regiões do Brasil; juízo crítico e autônomo na sua área de conhecimento e atuação; saber o método cientifico para a análise e sua condução dos processos de tomada de decisão dentro dos princípios básicos de sustentabilidade; capacidade de intervir sobre os ecossistemas florestais através de uma prática de manejo adequado para cada situação ecológica, econômica e cultural; conhecimento de como utilizar máquinas e equipamentos nas práticas florestais dentro dos critérios de racionalidade operacional e de baixo impacto ambiental; conhecimento dos processos de transformação industrial de recursos florestais, associado as propriedades de matéria prima florestal com a de produtos finais; visão crítica dos processos sociais, sabendo interagir com pessoas de diferentes grupos sociais e antropólogos e visão sistêmica com aptidão para o trabalho em ambientes naturais e em atividades ligadas ao desenvolvimento rural.


Atribuições do Engenheiro Florestal

  • Planejamento e execução de obras e serviços técnicos de engenharia rural em construções para fins florestais e suas instalações complementares;
  • Atuação nos campos de silvicultura (florestamento e reflorestamento, inventário florestal, manejo de florestas, melhoramento florestal e compensação ambiental), da tecnologia da madeira (identificação de madeiras, produção de papel e celulose, chapas e compensados) e do meio ambiente (ecologia, conservação e recursos naturais e recuperação de áreas degradadas);
  • Estudos e projetos para a preservação de recursos naturais renováveis;
  • Estudos e projetos de conservação de ecossistemas, relatórios de impactos ambientais;
  • Administração de parques, hortos e reservas florestais;
  • Estudos e projetos de aproveitamento racional de florestas e reflorestamento;
  • Pesquisas de novas técnicas de reflorestamento e preservação, bem como de tecnologias adequadas à indústria madeireira;
  • Orientação e supervisão técnica de estudos relativos à economia e crédito rural para fins florestais.

 

Áreas de Atuação

O curso de Engenharia Florestal da UFRA através desse plano pedagógico propicia ao aluno, uma formação técnica-científica e humanística que possa atender as diretrizes e os diversos campos de atuação, os quais são:

SILVICULTURA E MANEJO FLORESTAL – através do qual, procurará conhecer implantar, manejar, gerenciar e recuperar florestas, visando a utilização racional da flora, fauna e seus recursos paisagísticos e hídricos.

TECNOLOGIA E INDUSTRIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS FLORESTAIS - onde irá conhecer, desenvolver, gerenciar e implantar tecnologia, visando a industrialização e utilização da madeira, bem como dos demais produtos oriundos de florestas naturais e/ou plantadas.

SÓCIO-ECONÔMICO – onde conhecerá a sócio-economia do país, em seus aspectos fundamentais que permitam um desempenho profissional principalmente voltado para realidade regional.

ENGENHARIA – visando projetar, executar e fiscalizar obras e instalações utilizadas nas diversas atividades rurais, bem como desenvolver máquinas e implementos florestais.

FITOSSANIDADE – objetivando identificar, diagnosticar e controlar pragas e doenças das espécies e demais produtos florestais.

SOLOS – onde irá utilizar, preservar e recuperar o solo para fins agrossilviculturais e de conservação.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – que irá proporcionar sólida base técnico–científica no âmbito da Botânica, da Zoologia e da Microbiologia, visando sua aplicação nos campos da Engenharia Florestal.

CIÊNCIAS DO AMBIENTE – desenvolver a capacidade de análise dos elementos que compõem a questão ambiental, afim de promover ações relacionadas à gestão de processos ambientais.

GEOPROCESSAMENTO – promover a capacidade de planejamento através das técnicas de sensoriamento remoto, fotointerpretação, sistema de informação geográfica e sistema de posicionamento global para que haja um melhor uso da terra.

EXTENSÃO – desenvolver a capacidade de organizar, treinar e transferir novos conhecimentos e tecnologias, respeitando as características culturais e produtivas da região.

CIÊNCIAS EXATAS – que irá proporcionar sólida base técnico-científica no âmbito da Matemática, Física, e Computação Eletrônica, visando sua aplicação nos campos de atuação do Engenheiro Florestal.

 

Campos de Atuação Profissional

  • Profissional autônomo.
  • Órgãos públicos.
  • Instituições de Ensino Superior.
  • Institutos de Pesquisa.
  • Setor privado (indústrias de base florestal madeireira, papel e celulose).


Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.