Bacharelado em Psicologia
A Carreira em Bacharelado em Psicologia é uma das las Bacharelado do Psicologia e Psicanálise que dita a la Universidade Metodista de São Paulo.
Duraçao: 5 ANOS.
SOBRE O CURSO
A Psicologia deve ser entendida como estudo do comportamento, dos recursos e dos potenciais que todo indivíduo possui, e não apenas de patologias, fraquezas e distúrbios. Estudioso do comportamento humano por meio dos tempos, o psicólogo é aquele profissional com habilidade de levar as pessoas a analisar suas ações e a encontrar soluções para seus conflitos.
Mas esse trabalho não se dá apenas no campo pessoal. Além das áreas tradicionais, como o trabalho desenvolvido em clínicas, escolas, orientação vocacional ou em recursos humanos, o psicólogo atua também com grupos de trabalhadores em empresas e instituições públicas ou privadas, na área do esporte, nos hospitais, ONGs, na área ambiental e na ecologia humana, na justiça e no trânsito com o objetivo de prevenir doenças e promover a saúde individual e coletiva.
A formação em Psicologia oferecida pela Metodista, conforme Diretrizes Nacionais, apresenta duas ênfases: Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia da Saúde e Comunitária, que garantem um profissional sempre em busca de desenvolver indivíduos aptos a trabalhar nas diversas possibilidades de atuação. Além das ênfases indicadas, o curso possibilita também a atuação na área clínica e na educação.
Com duração de cinco anos, o curso oferece em sua matriz curricular Estágios Básicos (Observação de Bebês, Aspectos Psicossociais da Infância e Adolescência - ECA, Desenvolvimento de Adolescentes), desde o início do curso, e Estágios Profissionalizantes, nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia da Educação, Psicologia do Trabalho e Organizacional e Psicologia da Saúde e Comunitária, nos últimos anos da formação.
O curso possui tradição no meio acadêmico e um corpo docente composto predominantemente por professores titulados, vinculados a grupos de pesquisa nacionais e internacionais.
O mercado de trabalho também confere reconhecimento ao curso, pois os alunos contam com constante oferta de estágios, bem como de vagas efetivas, desde os primeiros anos da formação.
Além disso, o curso obteve nota quatro no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE, tendo sido classificado entre os 15 melhores cursos de Psicologia do País.
Modalidade: Presencial
Reconhecimento: Portaria Nº 273 de 03/04/2017
Turnos: Manhã: 7h30 às 11h e Noite: 19h30 às 23h
Avaliação: Enade: 4
CPC: 4
O PROFISSIONAL
O profissional da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho identifica as condições de promoção de saúde psicológica dos trabalhadores a partir da compreensão das relações entre indivíduo-trabalho-organização e do reconhecimento da interação entre saúde, qualidade de vida e produtividade. Prevê também atividades de desenvolvimento e acompanhamento de pessoal. Inclui ainda o diagnóstico da dinâmica organizacional, dos processos de trabalho e da inserção do indivíduo nesse contexto.
O profissional da área de Psicologia da Saúde e Comunitária observa as variáveis psicossociais nas instituições, grupos ou comunidades, realiza diagnóstico e planeja estratégias de intervenção nesse contexto, a partir do uso de técnicas e procedimentos psicológicos, com vistas às mudanças de comportamentos, atitudes e resolução de conflitos com foco na promoção da saúde e prevenção da doença de natureza psicológica.
MERCADO DE TRABAHO
O profissional poderá trabalhar nos mais diversos segmentos em que atua o Psicólogo. Existem inúmeras possibilidades de atuação para o profissional liberal ou contratado de organizações e instituições do setor público ou privado: hospitais, órgãos judiciários, ONGs, instituições de ensino, empresas, entre outras.
A comunidade em geral é fonte de atuação, onde o profissional intervém na clínica, no trânsito, no meio ambiente e na ecologia humana, na qualidade de vida, na justiça, no esporte, no treinamento e no desenvolvimento de pessoas, na educação, na pesquisa, na habilitação, na formação e desenvolvimento de mão de obra para os vários setores empresariais ou institucionais.
Desenvolver programas em projetos sociais, hospitais, postos de saúde, instituições e organizações por meio de práticas diversas, como a psicoterapia, orientação e prevenção de saúde com famílias, crianças, jovens, adultos ou idosos, individualmente ou em grupo é outra possibilidade de atuação dos profissionais formados em Psicologia.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
A articulação entre o curso de Graduação em Psicologia e a Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (Mestrado) possibilitou um acordo de colaboração entre a Universidade Metodista de São Paulo e a Universidade do Algarve, na cidade do Faro, em Portugal. Essa parceria permite a mobilidade de professores e alunos, a realização de pesquisas conjuntas, conferências e eventos entre as universidades. Desse modo, o aluno, desde os primeiros contatos com a graduação em Psicologia, pode participar efetivamente dessa parceria.
São publicados artigos científicos de pesquisadores das duas universidades, bem como o livro "Psicologia da Saúde: teoria e pesquisa", com 20 capítulos distribuídos entre os professores do curso. A obra aborda temas voltados para adaptação e sofrimento, qualidade de vida, aspectos psicológicos associados a doenças crônicas, comportamentos de risco, toxicodependência e programas de prevenção, bem-estar subjetivo, bem-estar no trabalho e construção e validação de medidas.
INFRAESTRUTURA
Laboratório de Psicologia Experimental / Biotério
Destinado ao desenvolvimento das atividades práticas e a realização de experimentos e pesquisas com uso de animais, no caso, ratos albinos da linhagem SPRAGUE DAWLEY, que são mantidos no Biotério de Alojamento para o estudo do comportamento. Vincula-se ao módulo Procedimentos Psicológicos, especificamente no tema O Método Experimental e o Behaviorismo.
Laboratório de Anatomofisiologia
Dotado de equipamentos específicos, peças anatômicas e lâminas é destinado a parte prática do módulo Conhecimento Morfofuncional Neuro-Endócrino e Locomotor. O curso de Psicologia utiliza tanto o Laboratório no Campus Planalto quanto no Campus Rudge Ramos, igualmente equipado de peças anatômicas, microscópios e sala multimídia.
Laboratório de Estudos Psicossociais
Congrega pesquisas sobre as dimensões grupais, institucionais e comunitárias, focalizando os comportamentos de risco, saúde e trabalho, processos cognitivos e instrumentos de avaliação e medidas. Algumas pesquisas desenvolvidas: A interface bem-estar subjetivo e bem-estar no trabalho; Comportamento de Estudantes em relação ao uso de Drogas, Brinquedotecas Hospitalares e sua Qualidade entre outras.
Laboratório de Prevenção e Tratamento
Espaço para estudos e pesquisas sobre os aspectos psicológicos de enfermidades agudas e crônicas, os componentes emocionais e cognitivos de sintomas psíquicos e somáticos, a dinâmica relacional de indivíduos/grupos e a eficácia de procedimentos e propostas terapêuticas. Algumas pesquisas desenvolvidas: Ansiedade e Envelhecimento, Psicodiagnóstico de Casais com Queixa de Violência; Crises Regulares do Desenvolvimento e Estratégias de Adaptação do Equilíbrio Adaptativo entre outras.
Laboratório de Neuropsicologia
Realiza pesquisas na área de neuropsicofisiologia envolvendo alunos de Graduaçãoe de Pós-Graduação. Trata-se de um Laboratório devidamente equipada para coleta de dados de natureza neuropsicológica. Pesquisas como: Topografia Cortical dos Potenciais Lentos, Ritmos Induzidos e Sincronizações Associadas à Atenção
Laboratórios de Informática
Propicia aos alunos do curso a integração de meios com a produção de conteúdos das diversas áreas.
Biblioteca com acervo especializado
Os alunos têm à sua disposição um acervo especializado para pesquisa dos mais diversos assuntos abordados durante o curso.
ESTÁGIOS
O Estágio Curricular para formação em Psicologia na Metodista é uma introdução à vida profissional, de forma tutelada pelo curso, na figura do professor – supervisor. É um momento privilegiado de articulação entre teoria e prática.
Os alunos realizam os estágios obrigatórios da graduação por meio do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Atendimento em Psicologia – NEPAP dentro da Policlínica Metodista e em diversos locais externos. O NEPAP é uma unidade do curso da Faculdade da Saúde, responsável pela realização de estágios e atendimento à comunidade. Articula-se com o Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde, e aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, favorecendo a educação continuada. Deste modo, enfatiza a promoção da saúde em diversos âmbitos.
Os alunos realizam os estágios curriculares no NEPAP nas áreas de: (1) Psicologia Organizacional e do Trabalho; (2) Psicologia da Saúde e Comunitária; (3) Psicologia Escolar e Psicologia Clínica. A Policlínica Metodista apresenta uma nova concepção no atendimento integrado ao cliente, que reúne em um único espaço serviços de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, além de exames laboratoriais, orientação farmacêutica e avaliação física. Os estágios na graduação em Psicologia da Metodista têm como finalidade:
- Promover a saúde psicológica da comunidade, por meio do desenvolvimento de habilidade e competências para a leitura diagnóstica individual, grupal e institucional, bem como para a utilização das terapêuticas adequadas;
- Coordenar, acompanhar e intervir em processos psicológicos individuais, grupais e institucionais;
- Implementar a formação do aluno, consolidando práticas epistemológicas e metodologicamente fundamentadas;
- Integrar as atividades de monitoria, pesquisa e participação em eventos científicos; e,
- Promover, por meio da interlocução com a Pós-graduação, a inserção do curso nos programas de fomento à pesquisa.
Além disso, O NEPAP busca levar o aluno da graduação de Psicologia a:
- Atuar em equipes inter e multiprofissionais nos processos e nos fenômenos psicológicos presentes na realidade atual.
- Observar, identificar, diagnosticar e intervir, realizando orientação ou aconselhamento ou psicoterapia, nos níveis individual, grupal, institucional e organizacional, norteados por abordagens psicológicas.
- Interligar as atividades desenvolvidas nos diversos âmbitos da formação básica e profissional
- Articular a produção técnico-científica de docentes e discentes.
- Elaborar laudos, projetos de pesquisa e relatórios científicos, subsidiados pelas exigências científico-metodológicas.
Todos os estágios realizados pelos alunos do curso são supervisionados por professores supervisores com reconhecida experiência na área. Os alunos são supervisionados semanalmente. Na supervisão ocorre o relato de todos os acontecimentos que houve durante a realização do estágio. A atuação dos estagiários em todas as áreas é pautada e regulamentada a partir do Código de Ética profissional do psicólogo.
O curso de Psicologia conta com uma Comissão de Ética, constituída por um grupo de docentes, cuja finalidade é discutir e orientar alunos, estagiários, professores, supervisores e funcionários no que se refere ao desenvolvimento da atitude ética perante a ação do psicólogo. Oferecemos aos alunos estágios extracurriculares na área de Orientação Vocacional e Planejamento de Carreira e Psicoterapia Breve.
A partir do 7º semestre, os alunos realizam os estágios curriculares obrigatórios:
- Triagem e Plantão Psicológico e Estágio de Psicologia Escolar (realizados no 7º período)
- Psicodiagnóstico e Psicologia Escolar (realizados no 8º período)
- Psicologia Clínica I e Psicologia Organizacional e do Trabalho I (realizados no 9º Período)
- Psicologia da Saúde e Comunitária I; Psicologia Clínica II; Psicologia Organizacional e do Trabalho II; e Psicologia da Saúde e Comunitária II (realizados no 10º período)
Dentre os estágios acima, o estágio de Triagem e Plantão Psicológico, Psicodiagnóstico e Psicologia Clínica, Orientação Vocacional e Planejamento de Carreira e Psicoterapia Breve são realizados na Policlínica, no Núcleo de Psicologia no Campus Rudge Ramos. Os demais estágios são desenvolvidos em espaços fora da Universidade, ou seja, em instituições ou organizações conveniadas ou em parceria com a Universidade Metodista. Entretanto, algumas instituições não possuem vinculo colaborativo, de convênio ou de parceria com nossa Universidade. No Núcleo de Psicologia da Policlínica os estagiários atendem a comunidade que procura ajuda psicológica sejam crianças, adolescentes, adultos, indivíduos de terceira idade, famílias e casais.