Mestrado em Educação
A Carreira em Mestrado em Educação é uma das las Mestrado do Educação e Pedagogia que dita a la Universidade Metodista de São Paulo.
SOBRE O CURSO
O programa de Pós-Graduação em Educação, vinculado à Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, ancorando-se numa abordagem dos fundamentos da educação, enfrenta os desafios da formação do pesquisador-docente como educador-gestor capaz de articular, de maneira crítica, os conhecimentos adquiridos. A pesquisa é vista como geradora de conhecimento rigoroso, ao mesmo tempo integrado, socialmente relevante, enraizado nas questões da prática social, significativo para sua transformação e aprimoramento. O conhecimento por sua vez, deve ajudar a esclarecer os múltiplos sentidos da ação docente e aperfeiçoá-la cada vez mais.
Objetiva-se constituir um espaço que tenha, como principal preocupação, a relação entre a pesquisa produzida e a problemática da formação do educador, a partir de questões relacionadas à realidade brasileira.
Entende-se que um programa de Pós-Graduação em Educação participa do processo de formação do educador sempre que sua pesquisa tenha correspondência e esteja comprometida com os problemas vividos na educação não-formal e em organizações escolares, por professores e alunos em contextos específicos.
Há de se considerar também que a dimensão da pesquisa, fortemente ligada na Universidade aos programas de mestrado e doutorado, fortalece os trabalhos de iniciação científica dos cursos de graduação, reafirmando sua importância junto ao professor da educação básica.
A proposta do Mestrado em Educação articula-se com as mudanças do processo do conhecimento em que as fronteiras do saber e do fazer se ressignificam em suas relações com as transformações sociais.
Avaliação
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo é recomendado pela CAPES e alcançou nota 5 (excelência em nível nacional) na última avaliação feita pelo órgão do Ministério da Educação.
Entenda a nota
A avaliação dos programas de pós-graduação brasileiros é realizada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em uma escala que vai de 1 a 5 - programas com desempenhos equivalentes ao alto padrão internacional podem ir além da escala e atingir notas 6 e 7.
Os programas são avaliados em cinco quesitos: I - Proposta (avaliação qualitativa), II - Corpo docente, III - Corpo discente, teses e dissertações, IV - Produção intelectual e V - Inserção social.
PROCESSO SELETIVO
Mestrado
1) Inscrição
As inscrições serão feitas no período de 03 de outubro de 2022 a 11 de novembro de 2022 por meio do envio da documentação relacionada abaixo para o e-mail [email protected].
a) 1 Foto 3x4 - (Imagem ou PDF);
b) Cadastro de Pessoa Física (CPF) – 1 cópia - (imagem ou PDF);
c) Cédula de Identidade ou Carteira de Identidade da OAB, ou Registro Nacional de Estrangeiros - RNE, no caso de estrangeiro(a) - 1 cópia – (imagem ou PDF);
d) Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, no valor de R$ 158,40 (Cento e cinquenta e oito reias e quarenta centavos) – (Imagem ou PDF);
e) Currículo Lattes atualizado- 1 cópia – (PDF)
- Diploma de Graduação, devidamente registrado (para a inscrição no Mestrado) ou diploma de Mestrado, devidamente registrado (para a inscrição no Doutorado) – 1 cópia - (Imagem ou PDF). Está autorizado o envio de uma cópia simples. Com a normalização das atividades presenciais, uma cópia autenticada deverá ser entregue, de acordo com as orientações da Secretaria Acadêmica.
- Diploma obtido no exterior deverá estar revalidado/reconhecido no Brasil, conforme legislação pertinente – 1 cópia - (Imagem ou PDF). Está autorizado o envio de uma cópia simples. Com a normalização das atividades presenciais, uma cópia autenticada deverá ser entregue, de acordo com as orientações da Secretaria Acadêmica.
g) Histórico Escolar da graduação (para Mestrado) ou do Mestrado (para Doutorado) - 1 cópia - (Imagem ou PDF). Está autorizado o envio de uma cópia simples. Com a normalização das atividades presenciais, uma cópia autenticada deverá ser entregue, de acordo com as orientações da Secretaria Acadêmica.
- Histórico Escolar do exterior deverá estar autenticado pela autoridade consular brasileira no país de origem da documentação e com a tradução registrada - 1 cópia – (imagem ou PDF). Está autorizado o envio de uma cópia simples. Com a normalização das atividades presenciais, uma cópia autenticada deverá ser entregue, de acordo com as orientações da Secretaria Acadêmica.
h) Projeto de Pesquisa com vistas à futura dissertação ou tese - 1 cópia – (formato PDF).
2) Seleção
Data e horários: 17 de novembro de 2022: das 9:00 às 12:00 e das14:00 às 18:00
Cada candidato(a) receberá, via e-mail, um link para a participação na entrevista virtual, que acontecerá na Plataforma Google Teams na data e no horário agendados pela Comissão de Seleção Discente. A entrevista terá a duração máxima de uma hora.
Etapas
- Avaliação prévia do Currículo Lattes pela Comissão de Seleção Discente
- Avaliação prévia do Projeto de Pesquisa pela Comissão de Seleção Discente
- Entrevista virtual com a Comissão de Seleção Discente: análise do Currículo Lattes; arguição do Projeto de Pesquisa; interação crítica sobre o repertório teórico do(a) candidato(a); diálogo sobre as expectativas do(a) candidato(a) em relação à Pós-Graduação Stricto Sensu e à futura trajetória acadêmica e profissional.
O Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) será realizado no início do 1º semestre letivo de 2023, com data a ser definida pela Coordenação do Programa.
O(a) candidato(a) ao Programa de Pós-Graduação em Educação deverá realizar os Exames de Proficiência em Língua Estrangeira exclusivamente no Processo Seletivo.
O(a) candidato(a) ao Mestrado e ao Doutorado fará exames em duas línguas, Inglês e Espanhol.
Alunos(as) estrangeiros(as) poderão fazer o exame de proficiência em sua língua materna, desde que esta integre as opções oferecidas e desde que cumpram o requisito do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS).
O(a) candidato(a) admitido(a) no Programa que apresentar insuficiência no conhecimento de língua estrangeira poderá submeter-se a novos exames, no prazo máximo de 01 (um)ano, a contar da data do início das atividades acadêmicas, segundo o planejamento feito pelo Colegiado do Programa.
O(a) candidato(a) admitido(a) no Programa que apresentar insuficiência no conhecimento de Língua Portuguesa para candidatos estrangeiros poderá submeter-se a novos exames (CELPE-BRAS), no prazo máximo de 01(um) ano, a contar da data de início das atividades acadêmicas, segundo planejamento do MEC.
Poderão ser aceitos como provas de proficiência em línguas estrangeiras exames de proficiência realizados pelas seguintes escolas, instituições ou equivalentes:
- Espanhol: Miguel de Cervantes – Intermediário*:
- Inglês: Alumni (Nível – Toffel*), Cultura Inglesa (Nível – English Language of Serviceand
Training (ELTS)* ou First Certificate in English (FCE)*, Instituto Cultural Brasil/Estados Unidos
– First Certificate in English (FCE) certificado igual ou superior
Como é requisito para o Doutorado a comprovação de proficiência em duas línguas estrangeiras, a proficiência que tenha composto o processo de obtenção do grau relativo ao Mestrado poderá ser aproveitada como uma das línguas exigidas, devendo, então, o(a)
candidato(a) realizar o exame de seleção em outra língua diferente daquela do Mestrado, desde que esta integre as opções oferecidas. Essa opção deverá ser informada na ficha de inscrição.
Mantida a exigência de proficiência em duas línguas estrangeiras, o(a) candidato(a) que tenha eventualmente participado de processo seletivo anterior exclusivamente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, comprazo de até um ano antes da data da inscrição, e que tenha sido aprovado(a), poderá requerer, exclusivamente no ato da inscrição, o aproveitamento desse resultado, aguardando decisão da Comissão de Seleção Discente.
O(a) candidato(a) ao Doutorado com Mestrado reconhecido pelo MEC, cursado em outras Instituições Superiores, deverá solicitar ao Colegiado do Programa o aproveitamento de língua estrangeira exigida pela Instituição na qual realizou o Mestrado, comprovado por meio de certificado entregue no ato da inscrição. Essa opção deverá ser informada na ficha de inscrição.
Divulgação dos resultados
A relação dos(as) candidatos(as) aprovados(as) será publicada na página virtual do Programa de Pós-Graduação em Educação https://metodista.br/stricto-sensu/educacao, disponibilizada no Portal da UMESP, a partir de 02 de dezembro de 2022, sem horário pré-agendado.
O número de vagas disponíveis deverá ser definido entre as Linhas de Pesquisa do Programa, de acordo com a disponibilidade de vagas dos(as) docentes/orientadores(as) bem como a atribuição de orientador (a) aos selecionados, fica a critério da Coordenação
do Programa.
Matrícula para os(as) candidatos(as) aprovados(as)
A matrícula será realizada no período de 08 e 09 de dezembro de 2022, conforme as orientações da Secretaria Acadêmica.
A matrícula se efetivará com o pagamento da primeira parcela da semestralidade (referente a janeiro de 2023), no ato da matrícula.
Haverá uma reunião virtual com os(as) candidatos(as) aprovados(as) e a Coordenação do Programa. O link para a participação na reunião, na Plataforma Google Teams, será enviado via e-mail, com antecedência.
VI – Disposições Finais
O(a) candidato(a) aprovado(a) no processo de seleção que não efetuar matrícula nos dias estabelecidos neste edital será considerado(a) desistente. Não caberá recurso de qualquer espécie, uma vez divulgados os resultados do processo seletivo, referente ao 1º semestre de 2023, pela Comissão de Seleção Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
Casos omissos ou de interpretação duvidosa relativos ao processo seletivo em questão serão analisados e resolvidos pela Comissão de Seleção Discente.
Informações complementares sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação poderão ser solicitadas pelos e-mail [email protected].