Bacharelado em Fonoaudiologia
A Carreira em Bacharelado em Fonoaudiologia é uma das las Bacharelado do Saúde e Medicina que dita a la Universidade Nove de Julho.
Duraçao: 4 ANOS.
O título do Bacharelado em Fonoaudiologia é o título atribuído pela la Universidade Nove de Julho para carreira Bacharelado em Fonoaudiología.
SOBRE O CURSO
O curso de Fonoaudiologia da UNINOVE tem como objetivo formar profissionais éticos e competentes para atuar, no campo clínico-terapêutico, com as necessidades da população em relação aos distúrbios da comunicação humana.
Aqui na UNINOVE, o aluno de Fonoaudiologia tem acesso a uma formação interdisciplinar, com conhecimentos biológicos, históricos-sociais, psicológicos e linguísticos. É uma formação baseada nas diretrizes do SUS e referenciada nas melhores práticas técnico-científicas da área para que o profissional formado possa atuar com promoção, prevenção, habilitação e reabilitação em saúde, além de atuar em educação, tanto no setor público quanto no privado.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O fonoaudiólogo pode atuar em todos os ciclos de vida, desde a infância até a velhice, com promoção, prevenção, diagnóstico, intervenção e tratamentos. O profissional formado estará apto para trabalhar de forma generalista nas diversas áreas da profissão, entre elas:
- Distúrbios da comunicação, alterações de linguagem, como afasias, apraxias da fala, transtornos de leitura e escrita e do desenvolvimento de linguagem oral e escrita;
- Voz, tanto com patologias da voz quanto com preparação de profissionais da voz, como jornalistas, atores, professores e outros profissionais da voz.
- Audição, tanto com surdez quanto com casos de perda auditiva, com avaliação e adaptação de aparelhos auditivos, além de também atuar com equilíbrio humano;
- Alterações orofaciais como paralisias faciais, disfagias, reabilitação em câncer de cabeça e pescoço, parkinson.
- Educação, no apoio à equipe pedagógica para a promoção da aprendizagem de todos os alunos e daqueles com dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem, assim como nos processos de inclusão.
- Ensino, pesquisa científica e gerenciamento de unidades e serviços de saúde.
Além disso, o profissional formado pode ainda se especializar em uma das 14 áreas de especialidades: Linguagem Oral e Escrita, Voz, Audição, Motricidade Orofacial, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional, Gerontologia, Fonoaudiologia Neurofuncional, Fonoaudiologia do Trabalho, Neuropsicologia, Fluência, Perícia Fonoaudiológica e Fonoaudiologia Hospitalar.
DIFERENCIAIS
O estudante de Fonoaudiologia tem à sua disposição para o desenvolvimento de estágios a Clínica Escola da Saúde e o Ambulatório Integrado da Saúde da UNINOVE, que permitem integrar o conteúdo teórico com a prática de modo a desenvolver habilidades para atuação como Fonoaudiólogo.
Além de garantir formação interdisciplinar, com as áreas de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia e Medicina, garantindo integralidade para a formação de profissionais capacitados ao mercado de trabalho.
Os estágios contam com a supervisão de profissionais competentes em suas áreas de atuação; os estudantes realizam atendimentos à população nos diferentes ciclos de vida nas áreas de linguagem oral e escrita, audição periférica e central, vestibular, voz clínica e profissional, fluência, sistemas miofuncional, orofacial e de deglutição. O corpo docente altamente qualificado, além de garantir aulas com metodologias ativas de aprendizagem, prepara o estudante para a pesquisa, por meio de iniciações científicas que facilitam a participação em congressos, simpósios, encontros e eventos científicos. Além disso, o estudante conta com simulações de práticas profissionais, para garantir maior segurança no fazer fonoaudiológico real presente nos estágios.
MERCADO DE TRABALHO
O fonoaudiólogo é um profissional com um perfil interdisciplinar e por isso pode atuar em uma grande quantidade de áreas e serviços de saúde, educação e instituições públicas e privadas, como unidades básicas de saúde, centros de atenção psicossocial, ambulatórios de especialidades, hospitais e maternidades, consultórios, clínicas, home care, domicílios, asilos e casas de saúde, creches e berçários, escolas regulares e especiais, instituições de ensino superior, empresas, rádio, TV e teatro, entre outros.
Um dos maiores empregadores de fonoaudiólogos no estado de São Paulo é o serviço público de saúde e a demanda por este profissional tem aumentando ao longo dos últimos anos em todo o estado.