As 10 principais áreas de atuação de um administrador
miércoles, 21 de septiembre de 2022
A Administração é uma das profissões mais bem pagas do Brasil e isso se deve, em grande parte, à variedade de especialidades que a disciplina oferece ao mercado de trabalho. Por isso, hoje vamos contar quais são as principais áreas de atuação de um administrador.
Muitos dos estudantes de graduação ainda não têm bem definido o ramo de atuação que desejam seguir após a formação. Muitos inclusive se deparam pela primeira vez com mercado de trabalho quando chegam no momento de fazerem o estágio obrigatório.
Por diversas vezes, o estudante consegue se descobrir e descobrir a vertente que gostaria de seguir profissionalmente, influenciado positivamente pela empresa, pelos profissionais e o setor que está atuando.
Porém, a Administração de Empresas possui infinitas subáreas de especialização onde o graduado pode se desenvolver amplamente, tanto ao final de sua graduação quanto ao longo de sua experiência profissional. Como a lista é bem extensa, aqui separamos as principais 10 áreas de atuação de um administrador, para que você possa basear sua escolha entre o que gosta e o que oferece uma melhor oportunidade de trabalho. Confira abaixo:
Quais as 10 principais áreas de atuação de um administrador?
1. Administração de Recursos Humanos: Gerenciar o capital humano das empresas pode ser um desafio, desde a seleção de funcionários até a gestão de benefícios e remunerações pode ser bem interessante, o RH geralmente é uma área compartilhada com psicólogos, e outros profissionais multidisciplinares. Além do que, é uma das áreas onde se concentram os profissionais mais bem pagos do mercado, como o Diretor de Recursos Humanos.
O principal papel do profissional que escolhe esta especialização de pós-graduação é proporcionar à empresa a melhor equipe humana que ela pode ter, com base em suas necessidades. Para cumprir esse objetivo, muitos fatores entram em jogo, como a atenção detalhada aos talentos ocultos, a seleção de candidatos capazes de atender às necessidades do momento e às habilidades, entre muitos outros.
2. Administração Financeira: Se os números são a sua paixão, então este ramo acadêmico é sem dúvida sua melhor escolha. Os cursos de pós-graduação em Administração Financeira proporcionam um alto nível de conhecimento associado à contabilidade, investimentos, planejamento de capital, análise financeira, projeção de capital internacional, estatísticas de títulos, análise de concorrentes e outros elementos relacionados às finanças das organizações.
3. Administração de Marketing: Talvez seja a área menos reconhecida quando falamos em administradores, mas tudo o que o Marketing oferece à disciplina é realmente cativante. Aqui o profissional aprenderá a lidar com planejamento e execução das estratégias de marketing da empresa, visando alcançar os objetivos do negócio.
Como administradores de empresa geralmente desenvolvem uma boa previsão de vendas e gestão, saberão lidar com a mediação da demanda do mercado e a gestão de marcas.
4. Gestão Ambiental: O administrador ambiental deve conseguir compreender problemas e oportunidades ambientais com visão sistêmica e interdisciplinar, promovendo a sustentabilidade nos negócios, buscando minimizar o impacto ambiental das atividades da empresa.
5. Segurança Corporativa: O profissional que escolher esta área, terá que garantir a segurança física e virtual dos funcionários, dados e instalações da companhia contra ameaças externas. Além obviamente de ter uma equipe de TI preparada para lidar com estas situações, o administrador terá que garantir questões como: fraude, delitos internos, fuga de informação, entre outras questões que abrangem a segurança empresarial.
6. Controladoria: Esta área é responsável pelo controle interno da organização, além de também ser uma área compartilhada geralmente com a contabilidade. Além de utilizarem uma metodologia onde definem padrões de controle e projeção, a fim de evitar desperdícios e desvios.
7. Gestão de Projetos: Toda empresa começa a partir de projeções de projetos, o administrador tem total competência para esta atividade, este profissional terá que trabalhar com coordenação dos vários aspectos de um projeto, desde o planejamento até a execução e monitoramento dos resultados. Esta área rege diversas metodologias, caso você tenha conhecimento sobre elas, isso será um diferencial, como:
- Kanban: Metodologia japonesa com maior apelo visual.
- Scrum: Metodologia focada em dividir o resultado em pequenos objetivos, chamados sprints.
- Agile: Esta metodologia separa o projeto em ciclos menores, dessa forma consegue regular as etapas sem prejudicar o andamento.
- IPMA: A International Project Management Association (IPMA), é uma organização que estabelece práticas de gestão de projetos no mundo todo. Esta metodologia batizou o modelo como Olho das Competências, estabelecendo uma divisão entre aquelas de ordem técnica, comportamentais e contextuais, além de outras subdivisões.
- PMBOK: Metodologia extremamente útil por oferecer bibliografia de referência para a gestão de projetos em 10 áreas de conhecimento, podendo ser aplicada a todas as fases do empreendimento.
8. Inteligência de Mercado: O olhar do consumidor é extremamente importante para as empresas, um profissional bem preparado, irá realizar pesquisas para detectar tendências do mercado e melhorar os processos internos da organização. Esta área tende a ser mais específica e requer boa gestão estratégica, além de originar-se de 3 fontes extremamente importantes, como:
- Business Intelligence (BI): Alimenta o sistema de inteligência de mercado com as informações do próprio negócio.
- Inteligência Competitiva: Peça chave, pois fornece informações e análises da concorrência.
- Pesquisa de Mercado: Fonte fundamental, pois fornece à empresa aspectos quantitativos e qualitativos dos clientes em potencial a fim de atender as expectativas do mercado-alvo.
9. Gestão da Informação: A área de GI, requer que o administrador garanta que as informações relevantes estejam sempre disponíveis para tomadas de decisões eficientes no dia a dia da empresa. Visa também tornar eficaz a utilização dos recursos informacionais em qualquer contexto organizacional, facilitando através do embasamento teórico às atividades organizacionais, dentre elas, a tomada de decisões.
10. Processos Administrativos: Por último e não menos importante, o processo administrativo é uma sequência de atividades da administração, o profissional será responsável pelo gerenciamento dos processos internos da empresa, incluindo organização do trabalho, padronização de procedimentos e controle de qualidade.
Esperamos que com este artigo você tenha uma ideia do que é a Administração e quais são as suas principais áreas de atuação. Mas lembre-se, pode haver muitos ramos da Administração, inclusive mais do que estes que te apresentamos aqui, mas, se esta especialidade vai acompanhá-lo pelo resto do seu caminho profissional, então que seja algo que você realmente goste! Aqui te apresentamos uma lista genérica, e cada administrador vai encontrar seu caminho em uma área específica da Administração com tempo, conhecimento e amadurecimento.
Ainda em dúvida se administração é para você?
Veja também: Por que estudar administração? Descubra 5 motivos.
Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual área seguir, nós te aconselhamos a fazer uma Pós-graduação hoje mesmo, pois isso certamente vai te dar um diferencial no mercado de trabalho. Faça agora mesmo uma pós-graduação e se torne um administrador de sucesso.
A decisão é só sua, escolha seu caminho com paixão e comece a viver seus sonhos profissionais!