Vestibular ITA: saiba tudo sobre inscrições, provas e carreiras


jueves, 13 de julio de 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abriu vestibular e você não pode ficar de fora! Considerada a melhor faculdade de engenharia do Brasil, também carrega a fama de ser uma das mais difíceis do país. A prova é composta de 3 etapas, sendo que as duas primeiras são o Exame de Escolaridade e a terceira é a Inspeção de Saúde. Fique por dentro das datas e onde elas serão aplicadas. 



O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) é uma instituição de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira, vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

A instituição oferece um dos vestibulares mais desejados do país, com uma prova exigente e um rigoroso processo de avaliação, o vestibular do ITA é considerado um desafio a ser superado, ficando somente atrás do vestibular da Fuvest, vestibular que contempla a entrada na Universidade de São Paulo (USP)

Com um campus e instalações modernas, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é reconhecido como uma das melhores instituições de ensino técnico do Brasil. Por isso, muitos estudantes buscam o ITA como destino de suas carreiras. 

Se você está se preparando para se inscrever e está procurando informações sobre o processo seletivo, o tipo de prova e as carreiras oferecidas pelo ITA, este artigo é para você. 

Aqui abordaremos todos os requisitos para se inscrever no Vestibular do ITA, os tipos de provas e materiais necessários para a realização de exames, além de orientações gerais sobre a instituição e dicas de carreiras para futuros alunos.

Indicamos a leitura: Como estudar para uma prova?


Como funciona o vestibular no ITA?

O vestibular do ITA se divide em 3 etapas para avaliar o conhecimento dos estudantes adquirido ao longo do ensino médio e aptidão física, confira: 

  • 1° etapa: consiste em uma prova de 60 questões objetivas, sendo 12 de cada matéria: português, matemática, física, química e inglês. 
  • 2° etapa: já na segunda etapa, os candidatos serão submetidos a 3 disciplinas: matemática, física, química e redação. Esta seção conterá 10 questões dissertativas que serão aplicadas em 2 dias; matemática e química no primeiro, física e redação no segundo. 
  • 3° etapa: por fim, os aprovados nas primeiras fases terão que completar uma avaliação física com exames médicos, (feita por meio de exames médicos descritos no edital) pois todos os alunos do ITA terão de frequentar o Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) durante o seu ano de ingresso.

A Inspeção de Saúde, a qual será realizada, tem amparo legal na Lei nº 4.375/1964 (Lei do Serviço Militar), no Decreto nº 57.654/1966 (Regulamento da Lei do Serviço Militar), na Lei nº 12.464/2011 (Lei de Ensino da Aeronáutica) e na Lei nº 6.880/1980 (Estatuto dos Militares).


Redação

O Edital do Vestibular ITA 2024 segue os padrões estabelecidos nos anos anteriores: a tarefa de redigir uma redação dissertativa-argumentativa a respeito de uma questão relevante para a banca. No site do Instituto são oferecidas orientações sobre a redação e como aplicar o conhecimento e como a banca avalia as respostas.


Obras literárias

É primordial ter presente que as questões de português são construídas com base na lista de obras literárias que precisam ser estudadas pelos inscritos. A seleção deste ano compreende as seguintes obras segundo edital: 

  • A falecida. Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.
  • A falecida. Direção de Leon Hirszman, roteiro de Eduardo Coutinho, com base na peça de Nelson Rodrigues. Brasil, 1965, 90min.
  • Nós matamos o cão tinhoso! Luís Bernardo Honwana. São Paulo: Editora Kapulana, 2017.
  • O avesso da pele. Jeferson Tenório. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.


Qual o valor do vestibular do ITA?

A taxa de inscrição é de R$195,00. O valor pago referente à taxa de inscrição não será restituído, por qualquer que seja o motivo da solicitação, nem mesmo se o candidato não for aprovado na prova do vestibular. Em maio, houve o período de solicitação de isenção da taxa aos candidatos interessados e de baixa renda. 


Período de inscrição para o vestibular ITA 2024

O edital para ingresso em 2024 foi publicado, e a prova será aplicada em 19 estados brasileiros, acompanhe e veja se você terá chance de participar do processo seletivo diretamente do seu estado. Confira abaixo o calendário do período de inscrição e os estados contemplados: 

Período de Inscrição:
02 jun 2023 a 16 jul 2023
Prova 1ª Fase:
08 out 2023 (13h-18h)
Provas 2ª Fase:
07 e 08 nov 2023 (13h-17h)
3ª Fase:
Data não divulgada

Distribuição das provas respeitará o seguinte esquema: 

Data
Matérias
Horário Previsto
Primeira Fase - 08/10/2023 (domingo)
Matemática, Física, Química, Português e Inglês
Início: 13h. Duração: 5 horas
Segunda Fase - 07/11/2023 (terça-feira)
Matemática e Química
Início: 13h. Duração: 4 horas
Segunda Fase - 08/11/2023 (quarta-feira)
Física e Redação
Início: 13h. Duração: 4 horas

As provas serão realizadas nas cidades de Belém - PA, Belo Horizonte - MG, Brasília - DF, Campinas - SP, Campo Grande - MS, Cuiabá - MT, Curitiba - PR, Florianópolis - SC, Fortaleza - CE, Goiânia-GO, Juiz de Fora - MG, Londrina - PR, Manaus - AM, Natal - RN, Porto Alegre - RS, Recife - PE, Ribeirão Preto - SP, Rio de Janeiro - RJ, Salvador - BA, São José dos Campos - SP, São José do Rio Preto - SP, São Luís - MA, São Paulo - SP, Teresina - PI e Vitória - ES.

Não deixe de conferir: Qual a importância do estudo na formação do cidadão?


Qual a média para passar no ITA?

Para que os candidatos que tiverem os testes para que as questões dissertativas corrigidas (equivalente ao que hoje é a 1ª Fase) a média estipulada é: 

  • Optantes pela carreira militar: Ampla Concorrência (5,83); Cota Racial (5,00).
  • Não optantes pela carreira militar: Ampla Concorrência (5,83); Cota Racial (5,21).

O que também se deve levar em conta é a nota mínima de aprovação que é de 4,0 por matéria e 5,0 de média final (escala de 0 (zero) a 10,0).

A média final das provas é calculada da seguinte forma: 

1ª Fase - Média
2ª Fase - Média
20%Matemática 20% - Física 20% - Química 20% - Redação 20%


Quais cursos são oferecidos pelo Instituto ITA?

Todos os cursos de ensino superior oferecidos pelo ITA são da área de engenharia e nas seguintes especificidades:

Ao se inscreverem, os candidatos terão a oportunidade de optar por uma das vagas oferecidas, destinadas aos interessados na carreira militar (optantes) ou àqueles ligados à carreira civil (não optantes). Os aprovados que escolheram ser optantes, além da formação em Engenharia, também receberão instrução militar específica. 

Durante todo o curso, estes profissionais terão direito a receber um salário equivalente à patente militar de que farão parte. Após se formarem, eles serão encaminhados para trabalhar nas Unidades de Comando da Força Aérea.

Leia também: 5 razões para estudar o que você gosta e aprender mais!

Além dos cursos de bacharelado, o ITA oferece cursos de Pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e especializações, abaixo confira os cursos:

Aproveite e enriqueça ainda mais seu conhecimento acadêmico através do nosso artigo: Qual a diferença entre Pós-graduação, MBA, Mestrado e Doutorado?


Qual o curso mais concorrido do ITA?

Muitos estudantes se perguntam qual o curso mais concorrido do ITA. A verdade é que isso varia de ano para ano, pois depende da demanda de mercado e das preferências dos alunos. 

No entanto, podemos destacar alguns cursos que são sempre bastante concorridos, como engenharia aeronáutica e engenharia mecânica. Por isso, se você estiver interessado em fazer um desses cursos, é importante começar a se preparar desde já!

Um dado importante: nos últimos vestibulares os candidatos convocados tiveram a menor média na matéria de português. Por isso, dedique-se um pouco mais na matéria para garantir uma média confortável. 


Qual o curso menos concorrido do ITA?

Já o curso menos concorrido é a engenharia civil-aeronáutica, com 4% dos inscritos. Trata-se também de um curso bastante difícil e exigente, por isso a concorrência é sempre menor. 


Tem medicina no ITA?

Não, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica somente oferece carreiras de engenharia. Mas, caso você tenha interesse pela carreira de medicina, te recomendamos as melhores universidades de medicina do Brasil, além disso, a Universidades e Carreiras oferece diversos programas voltados para as ciências da saúde

Para enriquecer e complementar sua busca por informações, indicamos aqui um de nossos artigos: O que você precisa saber antes de estudar Medicina?


Precisa de ENEM para entrar no ITA?

Diferente de muitas universidades públicas brasileiras, o ITA não exige a realização do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), justamente por aplicar o próprio vestibular. O desempenho neste exame é um dos principais critérios de seleção para ingressar na instituição. 


Quão difícil é a prova do ITA?

Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois cada caso é um caso. É importante lembrar que o ITA avalia vários aspectos de cada candidato, como desempenho acadêmico, curricular e potencial de liderança. No geral, é preciso se dedicar bastante para ter chances de ser aprovado.

Pode-se dizer que o grande desafio não é a concorrência, mas sim a prova em si, exigindo notas de corte muito altas para ingressar no curso. Nesse sentido, a dificuldade da prova se equipara aos testes do Indian Institute of Technology (IIT) - considerado o vestibular mais difícil do mundo -, causando uma queda na nota de corte. Dessa forma, os critérios de avaliação não dependem somente de cometer poucos erros, mas sim de realizar parte significativa da prova.


Qual é mais difícil ITA ou USP?

Para que este quesito não seja desfalcado, é imprescindível que a análise seja realizada diante dos cursos de engenharia, e não a universidade como um todo. Ao realizar um comparativo de dificuldade entre os cursos oferecidos no ITA e na Politécnica da USP, vemos que ambas as instituições não oferecem os mesmos cursos, consequentemente chegam a resultados distintos. 

Ainda assim, o ITA em comparação a engenharia é mais difícil que a engenharia da USP, primeiro por ser uma instituição que também leva o estudante a uma carreira militar, por outro lado, a USP forma profissionais que podem desenvolver cunho científico ou mercadológico.

Porém, isso não resulta que a USP seja mais fácil, a Universidade de São Paulo é uma das melhores universidades do Brasil, e esse resultado não veio da noite para o dia, a USP tem quase 90 anos de tradição, e conta com pouco menos de 100 mil alunos. 

Se você está interessado em estudar engenharia, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma ótima opção. O ITA é uma das melhores universidades do Brasil e oferece cursos de excelente qualidade na área de engenharia. Além disso, o ITA possui um vestibular bastante concorrido, por isso é importante se preparar bem para as provas. 

Quer estudar no ITA, mas ainda não se inscreveu no vestibular? Não perca mais tempo! As inscrições vão até o dia 16 de julho de 2023 e você pode fazer a sua inscrição através do site oficial. Quer saber mais sobre o ITA? Leia nosso blog e fique por dentro de tudo sobre essa excelente universidade!





Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.