6 dicas de como aumentar a produtividade dos funcionários
jueves, 6 de julio de 2023
A produtividade é muito importante para uma empresa, pois dela decorre uma série de benefícios. Mas, para ser ideal, deve-se levar em consideração uma série de ações. Aqui contaremos como melhorar a produtividade dos funcionários de uma empresa.
Os profissionais da carreira de recursos humanos são responsáveis, entre outras atividades, por medir e melhorar a produtividade dos funcionários, mas, para isso, é preciso levar em conta uma série de fatores que influenciam diretamente no seu trabalho.
Se falamos de produtividade, podemos defini-la como os resultados obtidos e os recursos utilizados para alcançá-los. No caso dos funcionários, podemos dizer que sua produtividade está relacionada às atividades que eles realizam em um determinado período.
Vejamos a seguir o que os profissionais de recursos humanos levam em consideração para melhorar a produtividade dos funcionários de uma empresa.
Recomendamos a leitura: O que é gestão de recursos humanos?
O que estimula a produtividade?
Esta resposta pode ser diferente para cada pessoa, mas acreditamos que a produtividade não seja “fazer sempre tudo o que for possível”. Muitas vezes tirar o maior proveito do seu dia pode estar sendo feito de uma maneira pesada e forçada, e isso pode de alguma maneira te prejudicar a longo prazo.
Existem, sim, alguns fatores comuns que tendem a aumentar a produtividade. Pessoas e equipes produtivas são aquelas que, efetivamente, gastam menos tempo com os pormenores do trabalho e mais tempo realizando trabalho relevante para a organização.
O ambiente de trabalho também pode influenciar diretamente a produtividade das pessoas, ter um ambiente organizado e limpo, por exemplo, pode ajudar a manter as pessoas focadas e motivadas. Além disso, estimular os funcionários com benefícios e reconhecimento, pode ajudar neste aumento de forma imperceptível.
Com todas essas coisas em ordem, é mais fácil para as pessoas se concentrarem nas tarefas em mãos e renderem o melhor resultado possível.
Pode te interessar: Qual a importância da gestão empresarial?
O que é ser uma pessoa produtiva?
Certamente você já ouviu e até mesmo tentou aumentar sua produtividade e estabeleceu metas um pouco mirabolantes para o seu dia e não conseguiu cumpri-las, não é mesmo? Não entender a dinâmica por trás da produtividade leva a uma sensação constante de frustração: a pessoa pode trabalhar por muitas horas seguidas e ainda assim sentir que não conseguiu dar conta das suas tarefas.
Ser produtivo está relacionado à capacidade de priorizar tarefas e administrar bem o próprio tempo, limitando atividades que pouco agregam e eliminando as que provocam sobrecarga emocional.
Muitas técnicas são frequentemente apresentadas pela área de gestão de recursos humanos, uma vez que estes profissionais entendem bem das questões humanas, emocionais e relacionais, podem ajudar com valia a mudar este quadro improdutivo e frustrante, para um quadro realista e alcançável.
Algumas técnicas como mindfulness e gestão de tempo, podem te ajudar a focar mais e a produzir melhores resultados, e, ao mesmo tempo, organizar sua rotina de trabalho.
O que recomendamos é que você se organize primeiro, tome nota de suas atividades e prioridades, este será um ponto de partida para que esta sensação de procrastinação não te vença. Muitas vezes você não está sendo improdutivo, só não está conseguindo se organizar e ter uma visão geral, isso com certeza vai te ajudar e te deixar mais tranquilo com relação a suas atividades, experimente!
Qual a diferença de produtividade e produção?
- A produtividade é a relação entre a quantidade de bens ou serviços produzidos e a quantidade de recursos utilizados para produzi-los.
- Já a produção é o processo pelo qual bens ou serviços são criados. Em outras palavras, podemos dizer que a produtividade mede o desempenho da produção.
Como aumentar a produtividade dos funcionários?
Para melhorar e consequentemente aumentar a produtividade dos funcionários, as seguintes ações podem ser realizadas:
1. Reuniões: onde você pode compartilhar ideias, discutir assuntos da empresa ou um tema específico, preocupações, propostas, etc. Realizar reuniões individuais e em grupo onde os colaboradores se sintam ouvidos sem nenhum tipo de preconceito.
2. Ambiente de trabalho: conseguir manter um bom ambiente de trabalho terá impacto direto na produtividade. Se não houver um bom ambiente de trabalho, não houver apoio dos superiores, os funcionários não terão vontade de trabalhar e um funcionário desmotivado pode trazer prejuízos para a empresa. Se o bem-estar do funcionário for buscado, sem dúvida, a produtividade do funcionário aumentará.
3. Compartilhar conhecimento: cada membro de uma equipe vem com uma carga significativa de conhecimento e experiência em diferentes áreas, poder compartilhar esse aprendizado com outras pessoas pode ser o impulso para novas oportunidades profissionais.
4. Incorporação de tecnologia: o uso de novas tecnologias somado ao conhecimento na sua utilização pelos colaboradores, é outro dos fatores-chave para melhorar a produtividade dos funcionários. A empresa também deve treinar e incentivar o uso da tecnologia como ferramenta de trabalho.
5. Motivar: a motivação está diretamente relacionada à produtividade, por isso motivar é extremamente importante para melhorar a produtividade dos funcionários. Existem diferentes ferramentas para incentivar os funcionários, como boa remuneração, benefícios, feedback, avaliações, promoções, entre outros.
6. Ferramentas de trabalho: é claro que ter todas as ferramentas necessárias para realizar seu trabalho influencia diretamente na produtividade de um funcionário. No caso de não ter, pode afetar de tal forma que o trabalho não seja feito, ou seja, feito pela metade. A empresa deve ter o compromisso de entregar as melhores ferramentas para que o funcionário realize trabalhos a altura.
A motivação dos funcionários tem um grande impacto nos resultados do negócio e pode ser impulsionada pelo reconhecimento. Esta é a chave para manter o foco em seus objetivos corporativos e assegurar a qualidade do trabalho desempenhado.
Além disso, o reconhecimento melhora a satisfação com a empresa e o senso de pertencimento, dando um norte para que o colaborador saiba que está no caminho certo e compartilhando bons exemplos de práticas ao time.
Por consequência, as pessoas trabalharão com maior ânimo, desenvolvendo ideias e projetos que tragam melhorias para a organização e aumentando a cultura de inovação. Por fim, como as taxas de turnover e absenteísmo diminuem quando há satisfação no trabalho, os líderes precisam incentivar e abraçar novas ideias para que a motivação dos colaboradores continue firme.
Deseja saber mais sobre a área de Recursos Humanos e mais jargões utilizados por estes profissionais? Conheça 5 motivos para trabalhar com Recursos Humanos.
Essas são algumas das ações realizadas pelos profissionais do Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos ou Bacharelado em Administração e áreas correlatas para melhorar a produtividade dos funcionários de uma empresa. Deseja adquirir esse conhecimento? Entre em contato conosco através do nosso formulário, inicie quanto antes sua carreira e ajude a transformar ambientes de trabalho e lugares mais produtivos para se trabalhar.