Motivos para descobrir se medicina é para você
martes, 22 de noviembre de 2022
Escolher uma profissão para a vida não é uma tarefa fácil. Hoje vamos tentar te ajudar com algumas dicas para que você possa descobrir se medicina é para você. Além disso, mostraremos como encontrar as melhores universidades de medicina do Brasil para conquistar o tão temido diploma de médico
Certamente você cresceu ouvindo a frase: o que você quer ser quando crescer, não é mesmo? E muitas das vezes sua resposta era: ser médico. Nesta nota separamos 10 motivos que farão você descobrir se realmente a medicina é para você.
Pode te interessar: O que você precisa saber antes de estudar Medicina?
Milhares de estudantes tentam entrar na faculdade todos os anos. Isso porque estão em busca de uma profissão e ofício que viverão por toda a vida. Independentemente do que você estuda, você deve saber que qualquer trabalho, ofício e profissão atravessam compromissos e responsabilidades que, dependendo do cargo, podem ser maiores ou menores. Todo trabalho requer nossa atenção máxima.
No caso da medicina, não é diferente, um dos cursos mais difíceis e concorridos do Brasil, os egressos desta carreira universitária têm uma grande responsabilidade ao começar a trabalhar em um centro médico ou hospital. Qualquer tipo de erro cometido implica consequências para o paciente.
Veja também: Conheça as principais formas de ingressar nas faculdades brasileiras
Mesmo com o período assistido, no caso do internato e residência, o aluno vai gradualmente ganhando mais confiança em seus atendimentos e diagnósticos, no caso de uma operação, por exemplo, não se pode falhar: o profissional de saúde deve aplicar toda a sua capacidade para desempenhar o seu trabalho da melhor forma.
Confira nos próximos tópicos dicas e sugestões que farão você se decidir hoje mesmo.
10 motivos para descobrir se medicina é para você
A medicina humana se destaca entre os demais cursos universitários. Este diploma universitário visa formar pessoas com grandes habilidades interpessoais, técnicas e teóricas para poderem aplicar seu trabalho corretamente.
Nos pontos a seguir, vamos falar sobre alguns sinais de que uma carreira universitária em medicina pode ser para você. Existem várias razões para determinar se esta profissão é a que você estava procurando. Conheça alguns desses motivos:
1. Honestidade como ponto de partida
A honestidade que você mantém em sua vida é fundamental para as grandes decisões que um médico deve tomar. Por exemplo, ele deve diagnosticar seus pacientes com total veracidade, porque é disso que se trata seu trabalho.
2. Pulso firme
Embora existam muitos médicos que nunca tiveram um pulso bom e tiveram que aprender ao longo do caminho, é extremamente importante saber estar calmo e com o pulso calmo ao medicar, tratar e, sobretudo, operar.
3. Uma vida saudável
Saber como seu corpo funciona e levar uma vida saudável pode ser um sinal de que os cuidados com a saúde humana são para você. Pois, se você souber cuidar do seu corpo, poderá se treinar para cuidar dos outros.
4. Aprendizado contínuo
Não é tão fácil, mas se você for um pouco versátil com mudanças e atualizações na tecnologia, isso pode te ajudar em sua carreira universitária. Os profissionais de saúde devem se adaptar aos avanços tecnológicos e aplicá-los em sua profissão.
5. Você se destaca em ciências naturais, biológicas e do corpo
Parece um ponto não tão dimensível, mas certamente é. Se durante sua educação básica, você alcançou excelentes notas e se interessou por biologia, química, terá uma vantagem frente a outros alunos. A medicina pode ser a carreira universitária que você deve estudar.
6. Interesse por desafios
Ser médico é um grande desafio, desde o vestibular até o fim da carreira, você irá enfrentar muitos desafios, mas se você não é uma pessoa conformada com o óbvio e busca se arriscar, está em busca da carreira certa.
7. Se preocupa com as pessoas, seus problemas e suas dores
Este é um ponto extremamente importante, médicos precisam ser mais empáticos. A empatia pode elevar os índices de exatidão de diagnósticos e gerar confiança no paciente, a fim de que este fale sobre suas reais dores. Se você é uma pessoa empática e quer solucionar as dores das pessoas, não tenha dúvida de que medicina é para você.
8. Ser um bom ouvinte
A carreira médica exige mais do que um atendimento em busca de um diagnóstico, ser médico é também ouvir, a fim de analisar melhor cada paciente. Por isso, além de habilidades de percepção, o médico também desenvolve características até mesmo emocionais/psicológicas a fim de compreender profundamente as causas de suas dores.
9. Se sente curioso sobre como a medicina pode melhorar a vida das pessoas
Tem curiosidade sobre o tratamento de alguma doença ou sintoma? Você decide investigar sobre o assunto? Então, talvez a medicina possa ser sua carreira.
10. Inteligência emocional
Além dos diversos motivos que mencionamos acima, é importante ressaltar que a carreira de medicina tem seus desafios, seus momentos de glória, mas também de frustrações, assim como todas as profissões. Dependendo de alguns diagnósticos, há pacientes que podem não resistir, também deve-se considerar a inteligência emocional perante a tomadas de decisão rápidas e plantões extremamente cansativos. Se está disposto e enxerga estas características em você mesmo, bem-vindo a medicina.
Com estes motivos, certamente você se identificou com muitos deles, por isso, não perca tempo, se está interessado na carreira de medicina e não sabe por onde começar ou qual vestibular prestar, veja como o ENEM pode te ajudar a estar mais perto de realizar o seu sonho.
Pode te interessar: ENEM: O que estudar para passar em medicina?
Qual o perfil do estudante de medicina?
Além da identificação com os motivos apresentados acima, é importante que você enxergue e se autoavalie, a fim de perceber se tem o perfil de um estudante de medicina, caso você tenha se identificado com alguns dos motivos e conflite com o perfil, talvez você tenha uma veia para carreiras da área da saúde, mas não necessariamente em medicina, gradualmente você vai se descobrindo e vendo que o mundo é gigante e que você terá muitas oportunidades, ainda mais numa área com crescimento exponencial como a área da saúde, seja com enfermagem, biomedicina, odontologia, psicologia, etc. Veja abaixo alguns pontos importante deste perfil:
- Ser autodidata
A carreira de medicina exige isso, tanto em faculdades públicas ou privadas. Acontece que com um curso tão exigente, o aluno desprende horas de estudo e muitas vezes precisa chegar em sala de aula com a matéria já revisada, se você gosta e não vê problemas em estudar sozinho, é um dos pontos do perfil do estudante de medicina, uma vez que você deve ler muitos artigos, e manter certa disciplina.
- Ter facilidade de adaptação a horários diferentes
Esta é uma característica que certamente diferencia um estudante de medicina dos demais estudantes. Esta adaptação a horários diferentes começa desde a primeira decisão de prestar o vestibular, são horas de estudo até que a entrada na faculdade se concretize.
Após este período, os horários ficam ainda mais bagunçados, uma vez que o aluno de medicina passa por aulas integrais, estudos intensivos, internato e residência, sem contar o período de plantões noturnos. Portanto, o estudante deve estar disposto a enfrentar mudanças e se adaptar a elas, são ossos do ofício.
- Ser ético
A ética profissional deve ser prioridade no exercício da Medicina. Quando falamos sobre alguém que está se preparando para salvar vidas e lidar com momentos extremos, seus valores não podem ser negociáveis. A empatia e o compromisso com a dignidade humana devem vir em primeiro lugar
Se está pensando em seguir carreira médica, é porque provavelmente sabe da importância social dessa profissão e quer contribuir para a qualidade de vida das pessoas.
Onde estudar medicina no Brasil?
Segundo o CFM (Conselho Federal de Medicina), o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de faculdade de medicina, que gira em torno de 353 faculdades, perdendo somente para a Índia com 400 faculdades.
Nos últimos dez anos, entre 2011 a 2021, este número triplicou, passando até mesmo países como Estados Unidos e China, países extremamente populosos.
Os conselhos regionais de medicina, com a federação, vem lutando frequentemente para que estas faculdades entreguem uma boa infraestrutura aos alunos e possam formar médicos de extrema qualidade para o mercado de trabalho.
Bom, a partir destes dados, temos o prazer de orientá-lo a buscar a melhor faculdade que atenda o seu perfil, entre as públicas ou particulares.
Segundo dados do CFM (Conselho Federal de Medicina), em 2020 foram registrados no Brasil mais de 500 mil médicos e as projeções são ainda maiores para os próximos anos, por ser uma profissão com alto índice de empregabilidade, se torna ainda mais importante o remanejamento correto destes profissionais.
Leia mais: 10 melhores faculdades de Medicina do Brasil
Se você se identificou com algum desses pontos e está interessado em medicina, entre em nosso site de universidades e carreira, certamente você irá encontrar a melhor universidade de medicina do Brasil para você.
Além disso, se você precisar saber mais sobre onde estudar e como começar, para mais informações, preencha o formulário e forneceremos conselhos sobre a melhor maneira de começar na vida universitária. Não deixe de conferir nossos artigos que certamente irão lhe auxiliar muito mais.