Como estudar para uma prova?


miércoles, 15 de febrero de 2023

Se você está prestes a ingressar na carreira acadêmica, ou já ingressou, mas tem medo de enfrentar os exames universitários, se acalme. Para te acompanhar nesse processo montamos um baú de dicas que podem te ajudar nos momentos mais tensos do curso.




A transição do ensino médio para o ensino universitário costuma ser um dos momentos mais emocionantes da vida de um estudante. Porém, com novos colegas, espaços curriculares e conhecimentos, chegam também os exames e é aí que começam os receios.

Antes de tudo, digamos que todos passamos pelo mesmo lugar e longe de ser inibidos, o melhor é aprender a se organizar e saber detalhadamente o que esperar dos diferentes exames e como estudar para cada um deles.

Precisa de mais dicas de estudo? Conheça técnicas de estudo que vão melhorar seu aprendizado


Qual a melhor forma de estudar para uma prova?

Assim como não existe um único curso ou tipo de teste, também não existe uma maneira única de estudar para uma prova, então lamentamos dizer que não temos aquela resposta mágica que todo aluno geralmente espera. Também não acreditamos em conselhos básicos, baseados em aprendizados que você provavelmente já adquiriu durante o ensino médio e são inatos a cada processo acadêmico.

Hoje, queremos apresentar a você dicas de estudo simples e reais, adquiridas durante os anos universitários e costumam ser o conselho ideal entre os colegas, porque aprender a estudar também é aprender. Você não precisa tentar todas as técnicas de uma vez, você pode adquirir gradualmente os hábitos que mais lhe agradam e trabalhar com seus métodos e preferências. Lembre-se, o importante é que você percorra a jornada acadêmica da melhor forma possível, adquirindo cada conhecimento transmitido, mas também gostando desse processo. 


Dicas para estudar melhor

Resumir um livro com cores diferentes, organizar seus tempos e estudar em lugares tranquilos, são elementos que sempre conhecemos, porém, podem não estar dando bons resultados, pois são justamente comuns. Para avançar em técnicas de estudo realmente úteis e inovadoras, buscamos por pesquisas de diferentes alunos, quais eram suas dicas pessoais na hora de estudar para uma prova e as respostas foram ótimas.


Pode te interessar: 5 razões para estudar o que você gosta e aprender mais!
  1. Discuta o conteúdo com as pessoas ao seu redor

Talvez seja uma das dicas mais importantes, pois tem como foco a transferência de conhecimento para a sua realidade. É inútil passar horas e horas trancado em uma sala, repetindo os conteúdos que você está tentando aprender, é muito mais proveitoso que você possa relacioná-los com o mundo ao seu redor e discuti-los com outras pessoas.

É sempre interessante aprender coisas novas, pois elas não apenas o ajudarão a relacionar seu aprendizado com o seu ambiente, mas também poderão adquirir novos dados e empolgantes. Lembre-se, toda profissão deve estar ligada ao nosso mundo, então começar a relacioná-las é extremamente importante.

2. Estudar por intervalos

Roma não foi construída em um dia, então você não pode esperar estudar tudo em um dia. Sua mente precisa de diferentes estímulos para se manter alerta e oxigenada, isso significa que se você passar o dia todo estudando, terá perdido sua capacidade de absorção e compreensão antes da metade do dia. 

Estudar em intervalos é fundamental, por exemplo, passar 2 horas estudando e depois dar um passeio, ir a aulas de dança, reunir-se com amigos ou passear, pode oxigenar seu cérebro e ajudá-lo a limpar sua mente para que no momento do retorno aos estudos, você consiga manter a atenção e a abertura para o aprendizado.

3. Meditar

O estresse está se tornando cada vez mais comum entre os universitários e isso se deve não apenas às obrigações acadêmicas, mas também ao excesso de informações e ruídos constantes que o mundo digital nos traz. Com entretenimento 24 horas à nossa disposição, estamos constantemente mentalmente ativos, sem freio ou assimilação do nosso ambiente. Perdemos alguma consciência daquilo que nos rodeia e nos questiona. 

Dadas as características da nossa sociedade, a revista Biological Psychiatry publicou na sua 80ª edição, um estudo realizado em diferentes grupos de pessoas. Um dos grupos passou 3 dias aprendendo a meditar, e se mantiveram sozinhos por 4 meses. No final desse período, eles descobriram que aqueles que praticaram a meditação da atenção plena tinham níveis mais baixos de inflamação nociva no sangue do que aqueles que não haviam meditado novamente. 

Isso nos mostra a importância que a meditação tem no nosso dia a dia e tudo o que ela pode fazer por você durante seus momentos de estudo intensivo, como em épocas de provas.

4. Faça exercícios respiratórios

Algo tão simples como respirar pode acalmar sua ansiedade diante de uma prova, mas como isso funciona? Talvez você tenha notado que quando estamos nervosos, com raiva ou chateados, nossa taxa de respiração muda, acelerando significativamente. Após conhecer os benefícios desses exercícios respiratórios, você poderá neutralizar muitos momentos de nervosismo ou estresse. 

Para entender a relação entre a respiração e a nossa mente, você precisa saber que o diafragma é o músculo que separa o tórax da cavidade abdominal, que se expande ao inspirar. Se inspirarmos rapidamente, não damos aos pulmões e à parede abdominal espaço suficiente para se alongar, o que os leva a se contrair e comprimir.

Por outro lado, os músculos abdominais ficam tensos ao expirar e este exercício ajuda a fortalecê-los. Agora que você tem isso em mente, pode entender que ao inspirar profundamente, o diafragma se expande e ao expirar lentamente, os músculos abdominais conseguem se mover. Com esse funcionamento corporal, a mente capta que está em seu estado normal e manda mensagens para todo o seu corpo ficar em paz. 

5. Tecnologia a seu favor, use aplicativos para se concentrar

Que devemos afastar as redes sociais e a TV na hora de estudar, é algo que sabemos desde o nível inicial. Porém, quando você chega na universidade, tudo fica um pouco complicado, já que os dispositivos móveis podem te ajudar a encontrar definições ou palavras que você não entende. 

Hoje em dia é extremamente produtivo estudar com aparelhos digitais, mas o complexo é não se distrair entrando em redes sociais, WhatsApp e outros aplicativos. Para isso, existem vários aplicativos que nos ajudam a controlar essa distração, como os que bloqueiam as redes sociais para podermos usar o dispositivo sem entrar em espaços de entretenimento ou outros que diretamente não nos permitem acessar as notificações, mostrando-nos o telefone como um computador. O melhor é reconhecer o que está te distraindo do ambiente digital e usar o aplicativo certo.

Como podemos mostrar, existem muitas maneiras, você só precisa encontrar aquela que mais irá te ajudar a atingir seus objetivos. Além disso, você pode ir em busca de novos caminhos com a sua própria experiência. Para finalizar, lembramos que o estudo é a chave para a vitória em qualquer prova. Por isso, é importante seguir as nossas dicas e entrar em contato conosco para receber mais orientações sobre como estudar para uma prova e sair bem. Além disso, leia os nossos artigos para ter uma noção dos assuntos que serão abordados na prova. Garantimos que seguindo essas dicas você terá um ótimo desempenho!





Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.