1. Por um fio - Drauzio Varela
Nas histórias reais de Por um fio, Drauzio Varella mostra como a perspectiva da morte pode nos revelar um inesperado sentido para a vida. Os trinta anos de experiência com pacientes graves e seus familiares ensinaram a Drauzio que o principal objetivo da medicina é aliviar o sofrimento humano - lição que nem sempre é ensinada nas escolas de medicina.
Drauzio Varella especializou-se em oncologia numa época em que o câncer era visto com tanto horror que nem sequer se pronunciava essa palavra - dizia-se "aquela doença" - e desde então convive cotidianamente com doentes graves. Em Por um fio, ele relata histórias que põem o leitor diante de questões delicadas, difíceis mesmo para quem lida com elas em sua rotina profissional.
De um lado, a reação dos que se descobrem doentes, que vai da surpresa à revolta, do desespero ao silêncio e à aceitação. Do outro, a atitude dos parentes, que varia da dedicação incondicional à pura mesquinharia, da solidariedade ao abandono.
Drauzio, tem sua marca registrada em seus livros anteriores, como “Estação Carandiru” e “Prizioneiras”.
2. Médicos de Homens e de Almas - Taylor Caldwell
Este título é um dos mais citados e lidos pelos profissionais mais experientes da área de ciências médicas. A autora Taylor Caldwell estudou intensa e profundamente, durante muitos anos, a obra do evangelista São Lucas, protetor dos Médicos, para romancear sua trajetória com uma narrativa emocionante, sem economizar nos detalhes históricos.
Ao abordar também as fraquezas do protagonista, ela aproxima o leitor da realidade e sempre lembra que o médico é uma pessoa como qualquer outra, que também ama e odeia, sofre, adoece e morre. E que ser médico implica em pensar, tendo uma visão da realidade que o cerca, para poder também tratar das “almas”, como o apóstolo Lucas.
3. O Imperador de todos os males: uma biografia do câncer - Siddhartha Murkhejee
Esta obra trata-se de uma história real, onde o médico faz uma narrativa profundamente humana da doença cujo nome muitos ainda receiam pronunciar. Com uma linguagem bastante acessível, descreve sucintamente as etapas do processo repleto de idas e vindas da pesquisa da enfermidade, com suas promessas de vitórias e a decepção das recaídas.
O livro também mostra sem máscaras alguns tratamentos radicais, como a mastectomia e a quimioterapia, além de abordar a importância tardia dada à prevenção. Tem tecnologia e ciência. Mas, principalmente, a marca do humanismo de um oncologista que convive diariamente com o drama de seus pacientes.
4. Mortais - Nós, a medicina e o que realmente importa no final - Atul Gawande
O livro revela os trunfos dos profissionais e também aborda as persistentes perguntas que a Medicina não consegue responder, acerca do envelhecimento e da morte. Ao apresentar uma pesquisa reveladora e de histórias comoventes, tanto de pacientes quanto da própria família, o médico e autor Atul Gawand, expõe suas próprias limitações. De maneira provocadora e honesta, a obra propõe uma reflexão acerca do caminho que a Medicina deve percorrer para que a morte possa ser encarada com sabedoria.
5. O Século dos Cirurgiões - Jurgen Thorwald
Na era pré-anestesia, o século XIX é um marco histórico para os cirurgiões, pois assinala o período em que a Medicina conheceu a cirurgia sem dor. No livro, Jurgen Thorwald aborda as raízes históricas da Medicina Moderna e apresenta histórias e relatos, vivenciados por Henrique Estevão, seu avô, por quem tinha grande orgulho e admiração.
É a partir daí que descreve todo processo de surgimento da anestesia, com um belo relato do trabalho dos famosos pioneiros e de sua contribuição para o progresso das cirurgias. A obra é indicada não só para os especialistas, mas também para os leigos, que tomam conhecimento dos principais problemas da cirurgia.
6. Sob Pressão – A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro
A obra traz o depoimento do cirurgião torácico Márcio Maranhão para a jornalista Karla Maranhão. Triste, comovente e corajoso, o relato expõe a nu uma realidade que se assemelha a muitas encontradas pelos médicos no falido sistema de saúde pública Brasil afora.
Sua fala é sem firulas, sem se prender a termos técnicos e procedimentos para demonstrar sabedoria. Depois de 15 anos de trabalho em hospitais municipais e estaduais do Rio de Janeiro, ele viu seu idealismo juvenil pela profissão escorrer pelos dedos. O Hospital Souza Aguiar, maior do município do Rio para emergências, é chamado por ele de “Inferno de Dante”.
7. O Futuro da Humanidade - Augusto Cury
Médico psiquiatra, Augusto Cury narra a trajetória do jovem Marco Polo, estudante de Medicina que logo no início do curso, em uma aula de Anatomia, fica indignado com a total indiferença e a falta de sensibilidade dos professores ao falarem sobre os cadáveres que os alunos teriam que dissecar. A obra se propõe a provocar uma reflexão sobre a sociedade e o rumo da vida das pessoas.
Marco Polo honra o espírito livre do navegador veneziano que inspirou seu nome e, com sua indignação, desafia profissionais renomados para provar que os pacientes com problemas mentais precisam de menos remédio e mais respeito e dedicação. Ao apostar no diálogo e na psicologia, provoca uma grande reviravolta entre as pessoas com as quais convive.
8. Das Tripas Coração - Roy Poter
Escrito pelo historiador britânico de Medicina, Roy Poter, o livro traz vários relatos históricos sobre as práticas médicas desde os primórdios até os dias de hoje. Aborda temas como doenças e seus tratamentos, os dilemas dos profissionais e os avanços dessa ciência na luta para manter a saúde e prolongar a vida das pessoas.
Além disso, destaca as transformações da Medicina diante das doenças que afligem a humanidade, abrangendo desde a saga dos caçadores-coletores da pré-história, passando pela ascensão das sociedades agrícolas às mazelas trazidas pela Revolução Industrial e pelas facilidades do comércio global.
9. A Estratégia da Lagartixa – Uma Viagem pelos Bastidores da Medicina - Dario Vianna Birolini
Dário Vianna Birolini desmistifica o médico sempre colocado em um pedestal. Diversos casos são retratados, compondo um painel bastante realista sobre o dia a dia de um profissional: desde sua entrada na faculdade, com a aprovação no vestibular e o trote, passando pelas primeiras aulas com pacientes, até o período de interno e de residente e a carreira como médico. De uma forma leve e com um toque de humor e sem concessões, levanta questões importantes, para que também os pacientes saibam das angústias e limitações do profissional.
10. De Plantão com o Doutor - Tarcísio Triviño
Recheado de casos e episódios de um cirurgião plantonista, é um prato cheio para saber o que esperar. Se estiver se preparando para as provas de residência médica, inclusive, vale usar essa leitura como um incentivo sobre a área. Por meio das vivências do especialista, você conhecerá novas possibilidades.
Este livro, trata-se de uma coletânea de episódios vividos pelo autor e retratam o dia a dia de um médico-cirurgião. Ciente de que o médico é, na maioria das vezes, um coadjuvante no palco de nossas existências, compartilha com os leitores seus segredos, medos, fracassos, e fraquezas, e, menos frequentemente, seus sucessos, suas vitórias e alegrias.
Quais os livros usados no curso de Medicina?
Os livros de medicina são fundamentais para qualquer médico, muitos inclusive você fará uso desde o ciclo básico até a residência médica, como é o caso do uso do Atlas de Anatomia.
Apesar de toda jornada ser uma das mais difíceis e extensas. Para todos aqueles estudantes que escolheram este caminho, convictos, mas que enfrentam as dificuldades que a carreira médica impõe, temos alguns conselhos antes que você compre estes livros.
- Antes de comprar, busque por uma biblioteca
- Avalie os preços em livrarias e sites
- Caso você não utilize mais os livros, busque onde vende-los
- Revise a bibliografia obrigatória do curso de medicina de sua faculdade
- Faça um bom planejamento de leitura
- Utilize melhor os aparatos tecnológicos para ganhar tempo
Ciclo Básico
Dentre os atlas mais conhecidos, indicamos os melhores como:
- Netter Atlas de Anatomia Humana - Frank H. Netter
- Sobotta Atlas de Anatomia Humana - Johannes Sobotta
- Atlas Yokochi Anatomia Humana - Yokochi Chihiro
Nestes, você vai encontrar um atlas mais fotográfico, com cadáveres reais e ilustrações.
Já entre os livros-texto, os mais renomados são:
- Moore Anatomia Orientada para a Clínica - Arthur F. Dalley Moore
- Gray’s Anatomia - Henry Gray
Falando em matérias, indicamos também alguns livros de Fisiologia, que em sua totalidade, são referência em quase todas as faculdades de medicina do Brasil. São eles:
- Tratado de Fisiologia Médica - Guyton & Hall
- Fisiologia - Berne & Levy
- Fisiologia - Margarida Aires
Ainda no ciclo básico, os livros de BMC e Histologia são os mais caros desta etapa, sendo:
- Histologia Aplicada: Técnicas e Tecidos - Sanar Saúde (Márcio Cajazeiras)
- Histologia: Texto e Atlas - Michael H. Ross
- Histologia Básica - José Carneiro e Luiz Carlos Uchôa Junqueira
Já em BMC, o livro de referência absoluta é:
- Biologia Molecular da Célula - Bruce Alberts
Ciclo Clínico
Fase primordial para a formação médica, onde há a mescla de prática e teoria, os livros base para esta fase são:
- Manual de Semiologia Médica - Sanar Saúde (Gilberto Yoshikawa, Roberto Chaves Castro)
- Medicina Interna de Harrison - Kasper, Dennis L.
- Goldman-Cecil Medicina - Lee Goldman e Andrew I. Schafer
- Clínica Médica da USP - Martins - Manole (é a melhor opção para quem busca um material 100% da realidade brasileira. São 7 volumes escritos a partir da experiência de médicos do Hospital das Clínicas. Inteiramente dedicados a destrinchar a Clínica Médica. (Porém, sendo tão grande, ele consegue ser o mais caro dessa lista, passando dos 2.000 reais).
Internato
Última fase da faculdade de medicina, nesta altura da graduação, os melhores livros, sem dúvidas são:
- Yellowbook - Sanar Saúde (Marconi Moreno Cedro Oliveira, Clístenes Queiroz - Souza),livros para todas as áreas e não apenas em parte do internato. Ou seja: Emergência, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Ambulatório. O kit completo para completar a sua graduação está bem preparado.
- Manual do Internato à Residência - Sanar Saúde (Dr. Caio Nunes e Dr. Vinicius Cogo Destefani)
Os livros que recomendamos para todos os apaixonados por medicina são essenciais para o seu desenvolvimento profissional. Além deles, é importante manter-se atualizado com as novidades da área lendo revistas científicas e outros materiais de interesse. Por isso, acesse os artigos desta nota para ter acesso a uma lista completa de livros que todo médico deveria ler.
No entanto, se você não é estudante de medicina, o que está esperando? Comece a estudar hoje mesmo. Deixe seus dados no formulário da página e entraremos em contato para te ajudar. Além disso, recomendamos fortemente a leitura do nosso artigo, as
10 melhores faculdades de medicina do Brasil, com certeza você encontrará a porta para realizar seus sonhos.