Livros que todo estudante de medicina deveria ler


martes, 8 de noviembre de 2022

Os livros de medicina são fundamentais para qualquer médico, mas às vezes é difícil encontrar tempo para ler todos eles. Por isso, criamos uma pequena lista dos livros essenciais para todos os profissionais e apaixonados pela área de medicina. Confira!




A medicina é uma ciência complexa e em constante mudança. Para se manter atualizado, os médicos precisam ler livros de medicina, dos mais técnicos aos mais tradicionais, o que fará com que o estudante ganhe mais bagagem, além, claro, de muitos destes livros serem pedidos com frequência pelos professores durante a jornada acadêmica. 

Os livros de medicina ajudam os profissionais a se manterem atualizados com as últimas descobertas científicas e melhorarem sua prática clínica. No entanto, encontrar esses livros pode ser uma tarefa difícil, pois há milhares de títulos publicados todos os anos. Por isso trouxemos um compilado para que você tenha estas informações em mãos e quem sabe na sua estante também. 

Se você é estudante de medicina, médico ou um aficionado por ciências médicas e algum desses livros chamou sua atenção, corra para pegar! Você não vai se arrepender. 

Leia também: O que você precisa saber antes de estudar Medicina?

Você não deve perder os seguintes livros! Confira abaixo:

1. Por um fio - Drauzio Varela 

Nas histórias reais de Por um fio, Drauzio Varella mostra como a perspectiva da morte pode nos revelar um inesperado sentido para a vida. Os trinta anos de experiência com pacientes graves e seus familiares ensinaram a Drauzio que o principal objetivo da medicina é aliviar o sofrimento humano - lição que nem sempre é ensinada nas escolas de medicina.

Drauzio Varella especializou-se em oncologia numa época em que o câncer era visto com tanto horror que nem sequer se pronunciava essa palavra - dizia-se "aquela doença" - e desde então convive cotidianamente com doentes graves. Em Por um fio, ele relata histórias que põem o leitor diante de questões delicadas, difíceis mesmo para quem lida com elas em sua rotina profissional. 

De um lado, a reação dos que se descobrem doentes, que vai da surpresa à revolta, do desespero ao silêncio e à aceitação. Do outro, a atitude dos parentes, que varia da dedicação incondicional à pura mesquinharia, da solidariedade ao abandono. 

Drauzio, tem sua marca registrada em seus livros anteriores, como “Estação Carandiru” e “Prizioneiras”. 
  

2. Médicos de Homens e de Almas - Taylor Caldwell

Este título é um dos mais citados e lidos pelos profissionais mais experientes da área de ciências médicas. A autora Taylor Caldwell estudou intensa e profundamente, durante muitos anos, a obra do evangelista São Lucas, protetor dos Médicos, para romancear sua trajetória com uma narrativa emocionante, sem economizar nos detalhes históricos. 

Ao abordar também as fraquezas do protagonista, ela aproxima o leitor da realidade e sempre lembra que o médico é uma pessoa como qualquer outra, que também ama e odeia, sofre, adoece e morre. E que ser médico implica em pensar, tendo uma visão da realidade que o cerca, para poder também tratar das “almas”, como o apóstolo Lucas.

3. O Imperador de todos os males: uma biografia do câncer - Siddhartha Murkhejee

Esta obra trata-se de uma história real, onde o médico faz uma narrativa profundamente humana da doença cujo nome muitos ainda receiam pronunciar. Com uma linguagem bastante acessível, descreve sucintamente as etapas do processo repleto de idas e vindas da pesquisa da enfermidade, com suas promessas de vitórias e a decepção das recaídas. 

O livro também mostra sem máscaras alguns tratamentos radicais, como a mastectomia e a quimioterapia, além de abordar a importância tardia dada à prevenção. Tem tecnologia e ciência. Mas, principalmente, a marca do humanismo de um oncologista que convive diariamente com o drama de seus pacientes.

4. Mortais - Nós, a medicina e o que realmente importa no final - Atul Gawande

O livro revela os trunfos dos profissionais e também aborda as persistentes perguntas que a Medicina não consegue responder, acerca do envelhecimento e da morte. Ao apresentar uma pesquisa reveladora e de histórias comoventes, tanto de pacientes quanto da própria família, o médico e autor Atul Gawand, expõe suas próprias limitações. De maneira provocadora e honesta, a obra propõe uma reflexão acerca do caminho que a Medicina deve percorrer para que a morte possa ser encarada com sabedoria.

5. O Século dos Cirurgiões - Jurgen Thorwald

Na era pré-anestesia, o século XIX é um marco histórico para os cirurgiões, pois assinala o período em que a Medicina conheceu a cirurgia sem dor. No livro, Jurgen Thorwald aborda as raízes históricas da Medicina Moderna e apresenta histórias e relatos, vivenciados por Henrique Estevão, seu avô, por quem tinha grande orgulho e admiração. 

É a partir daí que descreve todo processo de surgimento da anestesia, com um belo relato do trabalho dos famosos pioneiros e de sua contribuição para o progresso das cirurgias. A obra é indicada não só para os especialistas, mas também para os leigos, que tomam conhecimento dos principais problemas da cirurgia.

6. Sob Pressão – A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro

A obra traz o depoimento do cirurgião torácico Márcio Maranhão para a jornalista Karla Maranhão. Triste, comovente e corajoso, o relato expõe a nu uma realidade que se assemelha a muitas encontradas pelos médicos no falido sistema de saúde pública Brasil afora. 

Sua fala é sem firulas, sem se prender a termos técnicos e procedimentos para demonstrar sabedoria. Depois de 15 anos de trabalho em hospitais municipais e estaduais do Rio de Janeiro, ele viu seu idealismo juvenil pela profissão escorrer pelos dedos. O Hospital Souza Aguiar, maior do município do Rio para emergências, é chamado por ele de “Inferno de Dante”.

7. O Futuro da Humanidade - Augusto Cury

Médico psiquiatra, Augusto Cury narra a trajetória do jovem Marco Polo, estudante de Medicina que logo no início do curso, em uma aula de Anatomia, fica indignado com a total indiferença e a falta de sensibilidade dos professores ao falarem sobre os cadáveres que os alunos teriam que dissecar. A obra se propõe a provocar uma reflexão sobre a sociedade e o rumo da vida das pessoas. 

Marco Polo honra o espírito livre do navegador veneziano que inspirou seu nome e, com sua indignação, desafia profissionais renomados para provar que os pacientes com problemas mentais precisam de menos remédio e mais respeito e dedicação. Ao apostar no diálogo e na psicologia, provoca uma grande reviravolta entre as pessoas com as quais convive.

8. Das Tripas Coração - Roy Poter

Escrito pelo historiador britânico de Medicina, Roy Poter, o livro traz vários relatos históricos sobre as práticas médicas desde os primórdios até os dias de hoje. Aborda temas como doenças e seus tratamentos, os dilemas dos profissionais e os avanços dessa ciência na luta para manter a saúde e prolongar a vida das pessoas. 

Além disso, destaca as transformações da Medicina diante das doenças que afligem a humanidade, abrangendo desde a saga dos caçadores-coletores da pré-história, passando pela ascensão das sociedades agrícolas às mazelas trazidas pela Revolução Industrial e pelas facilidades do comércio global.

9. A Estratégia da Lagartixa – Uma Viagem pelos Bastidores da Medicina - Dario Vianna Birolini

Dário Vianna Birolini desmistifica o médico sempre colocado em um pedestal. Diversos casos são retratados, compondo um painel bastante realista sobre o dia a dia de um profissional: desde sua entrada na faculdade, com a aprovação no vestibular e o trote, passando pelas primeiras aulas com pacientes, até o período de interno e de residente e a carreira como médico. De uma forma leve e com um toque de humor e sem concessões, levanta questões importantes, para que também os pacientes saibam das angústias e limitações do profissional.

10. De Plantão com o Doutor - Tarcísio Triviño

Recheado de casos e episódios de um cirurgião plantonista, é um prato cheio para saber o que esperar. Se estiver se preparando para as provas de residência médica, inclusive, vale usar essa leitura como um incentivo sobre a área. Por meio das vivências do especialista, você conhecerá novas possibilidades.

Este livro, trata-se de uma coletânea de episódios vividos pelo autor e retratam o dia a dia de um médico-cirurgião. Ciente de que o médico é, na maioria das vezes, um coadjuvante no palco de nossas existências, compartilha com os leitores seus segredos, medos, fracassos, e fraquezas, e, menos frequentemente, seus sucessos, suas vitórias e alegrias.

Tarcisio Triviño graduou-se em Medicina pela Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro. Mestre e Doutor em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). Já publicou Histórias que os Cirurgiões não contam (2010), Um homem chamado Doutor (2012) e Tributo a Juanito (2013).



Quais os livros usados no curso de Medicina?

Os livros de medicina são fundamentais para qualquer médico, muitos inclusive você fará uso desde o ciclo básico até a residência médica, como é o caso do uso do Atlas de Anatomia.

Apesar de toda jornada ser uma das mais difíceis e extensas. Para todos aqueles estudantes que escolheram este caminho, convictos, mas que enfrentam as dificuldades que a carreira médica impõe, temos alguns conselhos antes que você compre estes livros. 

  • Antes de comprar, busque por uma biblioteca
  • Avalie os preços em livrarias e sites
  • Caso você não utilize mais os livros, busque onde vende-los
  • Revise a bibliografia obrigatória do curso de medicina de sua faculdade
  • Faça um bom planejamento de leitura
  • Utilize melhor os aparatos tecnológicos para ganhar tempo


Ciclo Básico

Dentre os atlas mais conhecidos, indicamos os melhores como: 

  • Netter Atlas de Anatomia Humana - Frank H. Netter
  • Sobotta Atlas de Anatomia Humana - Johannes Sobotta
  • Atlas Yokochi Anatomia Humana - Yokochi Chihiro
Nestes, você vai encontrar um atlas mais fotográfico, com cadáveres reais e ilustrações. 

Já entre os livros-texto, os mais renomados são:

  • Moore Anatomia Orientada para a Clínica - Arthur F. Dalley Moore
  • Gray’s Anatomia - Henry Gray

Falando em matérias, indicamos também alguns livros de Fisiologia, que em sua totalidade, são referência em quase todas as faculdades de medicina do Brasil. São eles: 

  • Tratado de Fisiologia Médica - Guyton & Hall
  • Fisiologia - Berne & Levy
  • Fisiologia - Margarida Aires

Ainda no ciclo básico, os livros de BMC e Histologia são os mais caros desta etapa, sendo: 

  • Histologia Aplicada: Técnicas e Tecidos - Sanar Saúde (Márcio Cajazeiras)
  • Histologia: Texto e Atlas - Michael H. Ross
  • Histologia Básica - José Carneiro e Luiz Carlos Uchôa Junqueira

Já em BMC, o livro de referência absoluta é: 

  • Biologia Molecular da Célula - Bruce Alberts

Ciclo Clínico

Fase primordial para a formação médica, onde há a mescla de prática e teoria, os livros base para esta fase são: 

  • Manual de Semiologia Médica - Sanar Saúde (Gilberto Yoshikawa, Roberto Chaves Castro)
  • Medicina Interna de Harrison - Kasper, Dennis L.
  • Goldman-Cecil Medicina - Lee Goldman e Andrew I. Schafer
  • Clínica Médica da USP - Martins - Manole (é a melhor opção para quem busca um material 100% da realidade brasileira. São 7 volumes escritos a partir da experiência de médicos do Hospital das Clínicas. Inteiramente dedicados a destrinchar a Clínica Médica. (Porém, sendo tão grande, ele consegue ser o mais caro dessa lista, passando dos 2.000 reais). 

Internato

Última fase da faculdade de medicina, nesta altura da graduação, os melhores livros, sem dúvidas são:

  • Yellowbook - Sanar Saúde (Marconi Moreno Cedro Oliveira, Clístenes Queiroz - Souza),livros para todas as áreas e não apenas em parte do internato. Ou seja: Emergência, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Ambulatório. O kit completo para completar a sua graduação está bem preparado.
  • Manual do Internato à Residência - Sanar Saúde (Dr. Caio Nunes e Dr. Vinicius Cogo Destefani)
Os livros que recomendamos para todos os apaixonados por medicina são essenciais para o seu desenvolvimento profissional. Além deles, é importante manter-se atualizado com as novidades da área lendo revistas científicas e outros materiais de interesse. Por isso, acesse os artigos desta nota para ter acesso a uma lista completa de livros que todo médico deveria ler. 

No entanto, se você não é estudante de medicina, o que está esperando? Comece a estudar hoje mesmo. Deixe seus dados no formulário da página e entraremos em contato para te ajudar.  Além disso, recomendamos fortemente a leitura do nosso artigo, as 10 melhores faculdades de medicina do Brasil, com certeza você encontrará a porta para realizar seus sonhos.  





Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.