A profissão das profissões: que carreira estudar para ser professor?
viernes, 21 de abril de 2023
Professor é a profissão das profissões. Afinal, ninguém aprende algum ofício, qualquer que seja, sem que tenha aprendido com um mestre. Descubra as carreiras que você pode estudar para construir uma grande carreira no setor educacional.
Você gostaria de ser professor, mas não sabe que carreira deveria estudar para alcançá-la? A resposta depende do quanto você conhece sobre a profissão e aonde quer chegar. No Brasil, ser professor de escola particular não é o mesmo que ingressar na rede pública ou lecionar em uma universidade.
Embora as escolas normais sejam as que historicamente possibilitaram o exercício da docência, elas não são as únicas. Hoje você pode acessar muitos graus relacionados à educação, desde a infância até a melhor idade, acompanhe nesta nota, tudo sobre a carreira de pedagogia.
Pode ser do seu interesse: Pedagogia: conheça a carreira antes de se tornar um professor ou um pedagogo
Como surgiu a profissão de professor no Brasil?
A educação oficial no Brasil começou em 15 de outubro de 1827, com um decreto imperial de D. Pedro I, que determinava que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". É por causa deste decreto, inclusive, que o Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. A data, contudo, só foi oficializada em 1963.
Nessa época, o poder público passou a se responsabilizar efetivamente pela educação das crianças. Assim, houve a expansão e interiorização dos grupos escolares e as primeiras escolas de formação superior de professores em licenciaturas surgiram.
Quais são os níveis de escolaridade?
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, segundo o Art. 21, da Composição dos Níveis Escolares, determina 5 níveis, que são:
- Educação básica
- Educação infantil
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação superior
Dentro desta contextualização, é disposto os períodos, fases e idades determinantes a cada nível escolar, como:
Educação básica
A formação básica é formada por 3 níveis importantes: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece que a educação básica é necessária a partir dos 4 anos. O Governo possibilita a iniciativa privada no ensino, desde que todas as diretrizes da lei sejam cumpridas.
Educação infantil
O ensino infantil, dirigido às crianças de 0 a 5 anos, é considerado fundamental para o desenvolvimento global de seus alunos. Aproveitando-se de atividades lúdicas e estimulando a imaginação e a criatividade dos pequenos, a educação infantil trabalha aspectos cognitivos, físicos, motores, psicológicos, culturais e sociais.
Ensino fundamental
Nesta etapa, o ensino fundamental se estende por 9 anos, capacitando o estudante a dominar a leitura, a escrita e o cálculo, bem como compreender o meio social.
Este nível é dividido em 2 fases, E.F anos iniciais e E.F anos finais:
- Anos iniciais: durante os primeiros 5 anos deste período, (1° ao 5° ano) o aluno tem a oportunidade de aprender os conceitos educacionais que o acompanharão durante toda a educação básica, além de iniciar o processo de alfabetização.
- Anos finais: período formado pelo 6º ao 9º ano e passa a apresentar ao aluno desafios mais complexos de aprendizagem, além de aumentar o repertório de conhecimentos e conteúdos.
Ensino médio
A formação se estende por 3 anos, geralmente é lembrado como um preparo para o Enem e vestibulares. No entanto, também aproxima os jovens de si mesmos, o que desenvolve autonomia intelectual, além de incentivar o pensamento crítico.
A conclusão desse ciclo escolar é indispensável para a admissão no mercado de trabalho. Porém, a qualificação profissional é algo que nunca se encerra, sendo necessária a busca por cursos de graduação, técnicos, além da fluência em línguas estrangeiras. O ensino médio é constituído pelos seguintes anos: 1°, 2° e 3° ano, sendo possível a realização conjunta de um curso técnico a partir do 2° ano.
Leia também: Conheça as principais formas de ingressar nas faculdades brasileiras
Ensino superior
A educação superior tem como objetivo promover a criatividade cultural e o aprimoramento da compreensão científica e da reflexão crítica. Ela capacita diplomados nos mais diversos campos de estudo, possibilitando a sua inserção no mercado de trabalho e a contribuição para a evolução da sociedade brasileira, bem como oferecer formação contínua.
A partir deste período, os cursos de tecnólogo, bacharelado e afins são voltados para o Ministério da Educação (MEC), os alunos devem estar em maior idade (18 anos) e terem completado o ensino médio. Além disso, o período de formação é determinado por diretrizes do próprio ministério, onde são determinadas obrigações legais, como reconhecimento da instituição e do curso pelo MEC, estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso.
Além dos níveis apresentados, no Brasil também é constituído por lei, a Educação de Jovens e Adultos, conhecido como EJA, informalmente conhecido como supletivo, é destinado àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
Que curso fazer para trabalhar na educação infantil?
Segundo o programa Seja um Professor do Ministério da Educação (MEC) há algumas exigências quanto ao grau de formação acadêmica para a formação de um professores, que varia de acordo com a área pretendida. Veja o que você precisa fazer para se habilitar a ensinar onde deseja:
- Rede de Ensino Doctum
- Faculdades Integradas de Aracruz
- Faculdade da Região Serrana
- Centro Universitário FAESA
- Universidade Zumbi dos Palmares
- Faculdade Adventista da Bahia
- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
- Universidade Potiguar
- Centro Universitário de Belo Horizonte
- Centro Universitário Paulistano
- Licenciatura em Matemática
- Licenciatura em Português
- Licenciatura em Letras, Português Inglês
- Licenciatura em Letras Português e Espanhol
- Licenciatura em História
- Licenciatura em Inglês
- Licenciatura em Artes Visuais
- Licenciatura em Biologia
- Licenciatura em Geografia
- Licenciatura em Educação Especial
- Gestão Escolar
- Docência na Educação Infantil
- Gestão Educacional e Processos Escolares
- Gestão Educacional
- Alfabetização e Letramento
- Educação para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Educação, Ludicidade e Desenvolvimento Infantil
- Metodologia e Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil
- Motricidade e Desenvolvimento Motor na Educação Infantil
- Psicomotricidade na Educação Infantil
- Educação Inclusiva
- Educação para Diversidade
- Psicopedagogia
Como ser professor de ensino superior?
Leia também: Qual a diferença entre pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado?
Quais são as habilidades de um bom professor?
- Comunicação efetiva,
- Gestão de diversos grupos,
- Capacidade de se organizar de forma autônoma para cumprir prazos de entrega e planejar o calendário escolar,
- Formação atualizada em métodos de ensino e avaliação, ou seja, pedagogia e didática,
- Capacidade de trabalhar em equipe e negociar com outras pessoas,
- Capacidade de se adaptar rapidamente a situações em mudança.
Pode ser do seu interesse: 5 razões para estudar o que você gosta e aprender mais!
Que outras carreiras posso estudar para ser professor?
- Educador social,
- Orientador educacional,
- Coordenador pedagógico,
- Supervisor escolar.