SiSU 2023: Cronograma e resultados


jueves, 9 de febrero de 2023

O SiSU (Sistema de Seleção Unificada) é utilizado por instituições de ensino superior públicas, a fim de oferecer vagas aos candidatos participantes do ENEM, assim democratizando o acesso a universidades de todo o país. Confira nesta nota o cronograma e os resultados para este ano. 



O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil.

Criado em 2009, o SiSU seleciona os candidatos com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde sua criação, o programa já beneficiou mais de 3 milhões de estudantes.

Para participar do Sisu, os candidatos precisam ter feito o Enem nos últimos dois anos e obtido nota acima de zero na redação. Além disso, é necessário se inscrever no site do programa durante o período determinado pelo MEC.

Leia também: Conheça as principais formas de ingressar nas faculdades brasileiras

O SiSU oferece duas opções de seleção: a ampla concorrência e as cotas sociais. Na ampla concorrência, as vagas são preenchidas pelos candidatos com as melhores notas, independentemente da cor ou raça. Já nas cotas sociais, há reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas.

Neste conteúdo será abordado o cronograma e resultados do SiSU 2023, saiba como se inscrever. 


Como funciona o SiSU?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é gerido pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de oferecer oportunidades em instituições de ensino superior, desde as locais até as federais, tanto presenciais quanto a distância (EAD), e é inteiramente gratuito. Este programa utiliza a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na edição anterior ao processo de inscrição para seleção dos candidatos.


Quem pode participar do SiSU?

Ao contrário do PROUNI (Programa Universidade para Todos) e do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) que pedem comprovação de renda e ensino na rede pública, o SiSU aceita todos os candidatos que atendam aos seguintes critérios: 

  • Ter realizado o ENEM de 2022, seja na versão impressa ou digital, 
  • Conquistado uma nota igual ou superior a 450 pontos
  • Não ter se inscrito como 'treineiro'.


Quantas vagas o SiSU irá oferecer em 2023? 

Segundo o governo federal, é prevista a disponibilidade de 209 mil vagas no primeiro semestre de 2023 e 62.365 vagas no semestre seguinte do mesmo ano, em 70 instituições públicas de educação superior. Há oferta de vagas para 1.932 cursos de graduação.

Algumas instituições, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), informou disponibilizar mais de 6 mil vagas que irão atender o SiSU deste ano. Bem como a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que divulgou a oferta de 1.600 vagas aos candidatos. 

Conheça abaixo as universidades mais populares do SiSU, dentro dos 27 estados brasileiros, onde a concorrência pode ser maior, também consideramos duas outras opções de instituições populares: 

EstadoUniversidade mais popular do SiSU
2.º ao nível popular3.º ao nível popular
AcreUfacIfacUnB
AlagoasUfalIfalUneal
AmapáUnifapIfamIfam
AmazonasUfamUFRRJUFRRJ
BahiaUFBAIFBAUFRB
CearáUFCUeceUnilab
Distrito FederalUnBIFBUFMG
Espírito SantoUfesIfesUFMG
GoiásIF GoianoUnBUFU
MaranhãoUFMAIFMAUFPI
Mato GrossoUnemat
UnBUFMG
Mato Grosso do SulUFTMUFTMUFGD
Minas GeraisUFMGUFUUFV
ParáIFPAUnifesspa
UFPA
ParaíbaUFPB
UFCG
UEPB
ParanáUTFPR
UELUnioeste
PernambucoUFPE
UFRPE
IFPE
PiauíUFPI
UEAP
Uespi
Rio de JaneiroUFRJ
UFFIFFluminense
Rio Grande do NorteUFRN
Ufersa
UFPB
Rio Grande do SulUFRGSUFSMUFPel
RondôniaIfroUfacUfam
RoraimaUFRRUFRRJIFRR
Santa CatarinaUFSCIFSCIFC
São PauloUSPIFSPUFScar
SergipeUFSIFSUFBA
TocantinsUFTIFTOUnitins


Pode te interessar: Quais as diferenças entre faculdade, universidade e centro universitário?


Cronograma SiSU 2023

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas do SiSU 2023, cuja inscrição será logo após a divulgação do resultado do Enem 2022. Na primeira edição de 2022, foram oferecidas mais de 206.000 vagas, em mais de 110 Instituições Federais.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados do Enem 2022 serão divulgados no dia 9 de fevereiro de 2023. Quando saírem as notas acesse a Página do Participante do Inep.

Inscrição

As inscrições para o SiSU 2023 serão realizadas exclusivamente através do site oficial do processo seletivo do MEC.

  • Período de inscrição: 16 a 24 de fevereiro de 2023
  • Resultado da chamada regular: 28 de fevereiro de 2023
  • Matrícula da chamada regular: 2 a 8 de março

Modalidades de Vagas/Concorrência

Veja abaixo as modalidades de vagas oferecidas pela Instituição, conforme o termo de adesão:

A0Ampla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei n.º 12.711/2012)
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei n.º 12.711/2012)
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa n.º 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei n.º 12.711/2012)
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa n.º 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei n.º 12.711/2012)
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei n.º 12.711/2012)
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei n.° 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa n.º 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei n.º 12.711/2012)
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa n.º 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei n.º 12.711/2012)
V7828Candidatos com deficiências (Denominada A1)
V7829Candidatos autodeclarados Negros (Pretos e Pardos) (Denominada A2)


Pode te interessar: Conheça os tipos de graduação no Brasil: Bacharelado, licenciatura e tecnólogo


Notas de corte SiSU 2023

A nota de corte do SiSU 2023 é um dos principais detalhes para aqueles que buscam uma vaga. Ela se refere ao resultado mínimo exigido pelo Enem para alcançar a aprovação. Para chegar a essa meta, o sistema analisa o número de candidatos interessados, as vagas disponíveis e as notas dos concorrentes. Quanto mais interessados se candidatarem, maior a probabilidade de aumentar a nota de corte. Veja alguns exemplos abaixo dos cursos com as maiores notas de corte, segundo ampla concorrência (AC): 

CursoACCotasDiferença
1. Medicina813,4760,56,5%
2. Odontologia752,9709,35,8%
3. Direito738,7690,56,5%
4. Psicologia730,5684,96,2%
5. Arquitetura e Urbanismo721,0671,06,9%
6. Veterinária713,8668,56,4%
7. Fisioterapia709,6669,35,7%
8. Engenharia Química707,4634,510,3%
9. Enfermagem704,4664,85,6%
10. Nutrição700,5646,47,3%


Resultado SiSU 2023

A partir do momento em que realizou a inscrição no SiSU 2023, o candidato passou a ter acesso ao resultado no mesmo portal. Na data determinada, cada estudante tem a oportunidade de conferir sua colocação e classificação na disputa, seja como aprovado na primeira, segunda opção, ou até mesmo com dupla aprovação. Esta última é uma grande vantagem, pois dá ao interessado maior possibilidade de conquistar uma vaga. Siga o passo a passo: 

  • Acesse o site do SiSU e clique em “Ver meu boletim”;
  • Informe o número de inscrição do Enem e senha;
  • O sistema vai informar se você foi aprovado em uma das opções;
  • Quem não conseguiu a aprovação pode participar da lista de espera, para vagas remanescentes;
  • O próximo passo para os aprovados é a matrícula presencial.


Matrícula

É o momento dos aprovados realizarem suas matrículas de modo presencial. Não deixe de verificar a lista de documentos necessários e atender às normas da universidade, a fim de não perder a sua vaga.

  • RG (podendo ser considerada Carteira Nacional de Habilitação e Carteira Profissional);
  • CPF;
  • Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Comprovante eleitoral;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • Documento que comprove estar em dia com os serviços militares (para candidatos homens);
  • Ficha 19 - Certificado do ensino médio em escola pública.
  • Fotos 3 × 4.

Para os cotistas, ainda será preciso comprovar seu direito, normalmente com documentos como:

  • Comprovante do CadÚnico;
  • Comprovante de renda (de todos os membros familiares);
  • Declaração de isenção do Imposto de Renda (de todos os membros adultos da família)

Esperamos que com este artigo, você possa acompanhar o cronograma do SiSU 2023 e os resultados. Fique atento às datas de matrícula, pois, elas podem sofrer alterações. Acesse frequentemente o site oficial do MEC e do SiSU, assim você pode conferir também todas as necessidades que obtiver ao longo da sua leitura. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco através do formulário que se encontra nesta página. Esperamos por você!





Informações instantâneas sobre preços e data de início

Ao solicitar relatórios, autorizo universidadesecarreiras.com, seus dependentes, subcontratados ou associados a entrar em contato comigo para me aconselhar sobre propostas educacionais relacionadas a qualquer uma das alternativas existentes no território brasileiro.