Pós graduação em Neurociência e a Educação Especial e Inclusiva
A Carreira em Pós graduação em Neurociência e a Educação Especial e Inclusiva é uma das las Pós graduação do Educação e Pedagogia que dita a el Centro Universitário Autônomo do Brasil.
Duraçao: 360 HORAS.
Conteúdos: 11.
O título do Pós graduação em Neurociência e a Educação Especial e Inclusiva é o título atribuído pela el Centro Universitário Autônomo do Brasil para carreira Especialização em Educação.
SOBRE O CURSO
A pós-graduação em NEUROCIÊNCIA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, resulta da experiência pedagógica sensível, referente as demandas emergentes da sala de aula, onde os estudantes apresentam formas e tempos diferenciados de aprendizagem. Como corresponder a essas demandas de forma proativa, atenta e efetiva? Essa indagação certamente é corriqueira, pois o professor, mediador, precisa ser instrumentalizado a trabalhar com essas diversidades na forma e tempo de aprender dos estudantes, bem como, um ensino significativo e transformador. Um desafio, mas que se torna, bastante possível, ao aproximar o docente e profissionais do campo educacional, ao contexto do funcionamento cerebral, suas potencialidades e plasticidade cerebral.
CARGA HORÁRIA E AULAS
O curso totaliza 360 horas e será ministrado em até 18 meses.
As sessões ocorrerão, quinzenalmente, aos sábados das 08h às 18h. Poderão ocorrer recessos entre as disciplinas, sem prejuízo da carga-horária total.
Computando 10 horas/aula, sendo 2h/aulas cumpridas à distância.
O curso atende aos termos da Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018 - MEC.
INSTITUIÇÃO NOTA MÁXIMA NO MEC
- Curso com Selo de Qualidade UniBrasil;
- Curso com certificação válida nacionalmente (MEC).
- 80% presencial e 20% à distância (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
- Módulos ministrados por profissionais com ampla experiência teórica e prática.
- Enfoque nas Metodologias Ativas para o processo ensino-aprendizagem.
- Neurociência como diferencial para atuação efetiva na Educação Especial e Inclusiva.
- Professores, pedagogos, psicólogos e áreas afins, qualificados para as demandas sociais e institucionais do século XXI.
MAIS INFORMAÇÕES
Objetivos
Orientar profissionais da área educacional sobre conhecimentos referentes a Neurociência, compreendendo as contribuições trazidas pela mesma, como aliada no campo educacional, na perspectiva de acolher as demandas inerentes a Educação Especial e Inclusiva, frente a diversidade e singularidade dos sujeitos. O enfoque das abordagens está vinculado ao público alvo da Educação Especial e Inclusiva:
- TEA;
- Pessoas com deficiências intelectuais;
- Motoras, sensoriais;
- Altas habilidades/superdotação.
Metodologia
Foco nas Metodologias Ativas de ensino. Pauta-se no ensino predominantemente presencial, interativo, dinâmico e cooperativo. As aulas são quinzenais*, acompanhadas de Escuta Pedagógica; Aulas dialogadas; Rodas de conversa; Estudos de caso; Atividades e dinâmicas envolvendo múltiplas linguagens; Mapa mental; Estudo de Textos e apresentações com mediação docente com enfoque na metacognição. A avaliação será processual e formativa por meio de avaliação grupal, avaliação em duplas e avaliação individual.
Público alvo
Graduandos em pedagogia, psicólogos, terapeutas e demais interessados na área de educação especial e inclusiva em deficiências múltiplas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conceitos básicos em neurociência Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural Transtornos, síndromes e dificuldades de aprendizagem Tecnologias Assistivas e a Comunicação Alternativa TEA Deficiência Intelectual E Física Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS Altas Habilidades e Superdotação Desenvolvimento Motor e os Sistemas Sensoriais Relações com o saber para uma Educação Inclusiva Estudos de Casos