Bacharelado em Engenharia de Produção
A Carreira em Bacharelado em Engenharia de Produção é uma das las Bacharelado do Engenharia, Produção e Construção que dita a el Centro Universitário Católica do Tocantins.
Duraçao: 10 SEMESTRES.
O título do Bacharelado em Engenharia de Produção é o título atribuído pela el Centro Universitário Católica do Tocantins para carreira Engenharia de Produção.
SOBRE O CURSO
Missão
“O curso de Engenharia de Produção da Católica do Tocantins tem como missão formar bacharéis com competência técnica e humana capazes de atuar em perfeita sintonia com a sociedade, capacitado a projetar sistemas produtivos, utilizando e desenvolvendo novos produtos e tecnologias, apoiando-se em valores éticos inalienáveis, buscando sempre a racionalização de recursos e a otimização de resultados”.
OBJETIVO
O curso de Engenharia de Produção da Católica do Tocantins visa formar Engenheiros capazes de intervir em processos de maneira a torná-los mais eficientes. Para enfrentar a complexidade desse tipo de problema, o Engenheiro de Produção desenvolve, na sua formação, competências e habilidades para mobilizar conhecimentos nas áreas econômico-financeira, organizacional e técnica utilizando as ferramentas da Tecnologia da Informação. Além da sólida formação teórico-científica, a Católica do Tocantins pretende formar Engenheiros de Produção comprometidos l dentro de uma cultura ética e responsável.
PERFIL DO EGRESSO
O curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) visa formar egressos com características generalistas com formação integral, abordando os aspectos: analítico, científico, tecnológico, humanístico, crítico, ético, com foco em melhoria contínua e na formação continuada.
O egresso do curso está habilitado ao exercício profissional no que tange as resoluções do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA/CREA), descrito no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e de acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais das Engenharias¹ (DCN) em seus artigos 3º e 4º. Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), “compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia”.
O processo de formação do egresso se dá através de um corpo docente qualificado, por meio de metodologias ativas de aprendizado, combinando aulas tradicionais com tecnologias de informação e comunicação e, o uso de dispositivos digitais, levando à otimização de tempo. Essa interação visa capacitar o egresso a atuar em um cenário complexo e conectado, preparando-o para as mudanças sociais e desafios nos processos de produção de bens e serviços e de gestão no século XXI.
O PPC possibilita a formação integral do egresso, abordando temas de multidisciplinaridade, transversalidade, sustentabilidade e inovação, os quais estão de acordo com a missão institucional e com o Projeto de Desenvolvimento Institucional do UniCatólica.
Com uma estrutura moderna e adequada, a instituição possibilita atividades multidisciplinares de ensino, pesquisa e extensão, aliados ao estágio supervisionado, com o uso dos laboratórios que possuem equipamentos adequados e softwares atualizados, que fazem a aliança entre teoria e prática na construção do conhecimento do egresso. Esta multidisciplinaridade também, contribui para que o egresso tenha uma ampla visão sistêmica, com maior probabilidade de solucionar problemas encontrados nas atividades profissionais desenvolvidas.
A formação do Engenheiro de Produção é voltada às características humanística e gerencial, abrangendo o projeto completo de sistemas produtivos e organizações, considerando o ambiente externo e o aumento da competitividade.
Esta perspectiva torna o profissional capaz de adaptar-se às mudanças econômicas, tecnológicas e à gestão de processos em organizações, estando preparado para empreender com responsabilidade para a elevação da competitividade das empresas e para o desenvolvimento do país. Quanto a produção de bens e serviços, o egresso, tem consciência das medidas preventivas para proteção do meio ambiente por meio de produção e gestão sustentável dos recursos naturais.
Dessa forma, o Engenheiro de Produção do UniCatólica é capaz de atuar em resoluções de situações complexas com pensamento crítico e estruturado, criativo com grande habilidade de negociação e competências para atuar em um cenário de mudanças constantes.